A banda britânica mistura pop e rock e já fez parceria com o DJ brasileiro Alok
Você pode até pensar que uma banda britânica formada por quatro garotos deve ser mais uma boy band. Mas não, porque os artistas de The Vamps não concordam com essa classificação sugerida por alguns fãs e sites. Vem que eu te explico melhor.
História da banda
O grupo conta com Bradley Simpson (vocal principal e guitarra), James McVey (guitarra principal, piano e vocal), Connor Ball (baixo e vocal) e Tristan Evans (bateria e vocal) que se conheceram através da internet. James McVey queria formar uma banda e acabou encontrando Bradley Simpson – Brad para os íntimos – através do YouTube, já Tristan Evans entrou para o grupo através do Facebook, onde se conheceram. Em 2012 a banda então já completa com os quatro integrantes começou a publicar vídeos de músicas e covers no YouTube. E assim, nasce The Vamps.
The Vamps começou a escrever suas próprias músicas e em 2013 lançaram seu primeiro single, Can We Dance que foi um sucesso no Reino Unido. O primeiro álbum, Meet The Vamps lançado em 2014 tem um toque bem pop, as músicas mais românticas ganharam destaque e com isso a banda começou a render olhares de outros artistas. Os meninos ficaram conhecidos por ser uma boy band depois de publicarem covers de One Direction, mesmo assim eles não concordam com esse estereótipo, para os garotos o fato de que formaram a banda por si mesmos – não são o produto de um produtor musical – e por tocarem seus próprios instrumentos não os fazem uma boy band.
Parcerias
Se você já deu um google com certeza percebeu que os meninos de The Vamps possuem vários vídeos no YouTube, é claro, pois foi onde tudo começou. E foi por lá também que vários artistas conhecidos descobriram o talento da banda. Um dos covers publicados pelos meninos foi Little Things de One Direction que tem mais de 4,3 milhões de visualizações. E quem curtiu o som e o estilo musical dos meninos foi Demi Lovato. Em 2014, Demi participou da música Somebody To You com direito também a um videoclipe fofo gravado na praia.
Mas as parcerias não param por aí, no mesmo ano em setembro The Vamps convidou ninguém menos que o cantor canadense Shawn Mendes o qual também estava no começo da carreira, para participar da música Oh Cecilia (Breaking My Heart) e do videoclipe que rendeu mais de 91 milhões de visualizações.
Como muitas bandas, os estilos musicais, ritmos e letras das músicas mudam com o tempo. Não foi diferente com The Vamps, que começaram com um pop bem teen, com letras românticas, sobre corações partidos e paixões. Com o passar dos anos os meninos tentaram levar para os fãs um pop rock e deixar o lado mais teen, sem perder a essência, claro.
No álbum Night & Day, a banda inovou ao lançar uma música bem diferente, It’s A Lie contou com a participação da cantora argentina TINI. Foi o primeiro passo dos meninos que já faziam sucesso no Brasil conquistarem aos poucos outros lugares da América Latina.
Após o hiato a banda voltou com várias novidades, uma delas é a parceria com o DJ brasileiro Alok. Depois de passarem por aqui, durante a turnê de shows em 2016 e 2017, a gente já percebeu que os meninos adoraram o Brasil, mas a parceria com o artista Alok deu ainda mais visibilidade para a banda. All The Lies foi lançada em 2019 e também contou com a colaboração de Felix Jaehn e não faz parte de um álbum. Em entrevista a F5 Folha de São Paulo os meninos falaram sobre a experiência de produzir uma música com Alok: “A colaboração com ele foi muito divertida e a música ficou muito diferente depois que ele colocou o toque dele”, comenta Brad Simpson.
A parceria deu tão certo que dessa vez o artista Alok junto com BLOODLINE resolveram lançar outra música em maio de 2021 com a banda. Another You possui a cara do DJ Alok, e as misturas dos artistas fazem a música ser especial e diferente. Podem continuar com essa parceria porque ela está aprovada pelos fãs! Haha
O novo álbum
O quinto álbum da banda Cherry Blossom foi lançado em 2020 depois que os meninos voltaram do hiato. O nome representa a segunda parte da carreira da banda, o título e imagens de flor de cerejeira significa o renascimento. O primeiro single do álbum foi Married In Vegas que estreou dia 31 de julho do ano passado. Nesta música podemos perceber o pop rock e o novo estilo do grupo, dando adeus ao estilo teen do começo da banda.
O videoclipe mais recente de The Vamps foi Would You lançado em 4 de abril deste ano pelo canal da banda no YouTube. A música possui um toque mais leve, cores sólidas e luzes que revelam a nova era de The Vamps. Em entrevista ao site Nação da Música os garotos falaram sobre a música: “Vocês vão ouvir a diferença na produção, nas composições, nos acordes, nas letras, e eu sinto que isso nos separa dos nossos álbuns anteriores, em um bom sentido, no sentido de evolução. Eu acho que ele marca um novo capítulo“, disse Brad.
Assista ao videoclipe de Would You
The Vamps pode ter modificado seu estilo de música, é fato que eles passaram por várias transformações, mas quem é fã mesmo acompanha a trajetória sempre, não é? Uma coisa é certa, a voz e o talento dos meninos continuam.
Agora que já te falamos tudo sobre essa banda incrível, conta pra gente nas nossas redes sociais (Insta, Face, Twitter) se você já conhecia The Vamps e o que achou da nova era do grupo.
*Créditos da foto de destaque: Divulgação