Martina Stoessel, ou apenas Tini, nasceu na Argentina e é considerada uma das grandes promessas da música latina da atualidade
21 de março é um dia especial, já que esse cristalzinho completa 24 anos: Martina Stoessel, ou apenas TINI, como é conhecida mundialmente. Tini nasceu em Buenos Aires, Argentina, e lá, descobriu sua paixão pela arte quando ainda era criança: aos quatro anos, começou a estudar canto, piano, dança e teatro. Relembre sua carreira com a gente!
A primeira vez que apareceu na TV foi em uma telenovela argentina, chamada Patito Feo (2007), onde interpretou a personagem Martina. Mais tarde, participou da dublagem em espanhol de The Glow, um filme da franquia Disney Princesa, no qual interpretou a música-tema, chamada Celebratón. Mas foi em 2007 que um grande sucesso da Disney mudou para sempre a carreira de Tini: a série Violetta.
Tini foi escalada para o papel principal da produção e deu vida à Violetta Castillo, uma jovem incrivelmente talentosa e com uma voz encantadora, que retorna à sua cidade natal, Buenos Aires, após passar um tempo na Europa. Nessa nova fase, ela encontra sua verdadeira vocação: a música, descobre novas amizades e, claro, novas paixões.
A série foi um fenômeno e bateu recordes de audiência em países como Argentina, Brasil, México, Uruguai, Colômbia e Espanha. A prova desse sucesso está nas turnês ao vivo: Violetta en Vivo, que começou em 2013, em Buenos Aires e passou por vários países da América Latina e Europa. E Violetta Live, em 2015, que iniciou-se em Madrid, na Espanha, passando por outros países da Europa e depois pela América Latina, conhecida como Gira Despedida, passando, TINI (Martina Stoessel) inclusive, pelo Brasil.
Além das turnês, Violetta ganhou algumas produções derivadas: um spin-off em 2016, chamado Tini: Depois de Violetta, também protagonizado por Tini, além de um registro audiovisual das turnês e um filme documentário chamado Violetta – The Journey. O fato é que todo o sucesso de Tini em Violetta revelava apenas o início de uma grande carreira, repleta de experiências e muita música.
O lançamento de Tini na música
É verdade que muita gente conheceu Tini através de Violetta, mas há aquelas pessoas que a conheceram por sua música. Afinal, após todo o sucesso da telenovela, a artista se jogou na carreira musical e é dona de uma das vozes latinas mais escutadas na atualidade.
O primeiro álbum solo veio em 2016, intitulado TINI, composto por 14 canções e, também, uma versão deluxe, com CD duplo e 21 canções. Nesse álbum, Tini já contava com parcerias importantes, como Sebástian Yatra e Jorge Blanco.
O sucesso foi tão grande, que o álbum levou o disco de ouro na Argentina, Brasil, Áustria e Polônia. Com todo esse êxito, ela iniciou também sua primeira turnê solo, a Got Me Started Tour, que passou por 9 países e 17 cidades da Europa e pela América Latina, com 3 shows no famoso Teatro Gran Rex, em Buenos Aires.
Confira um trecho de Sigo Adelante, apresentada na passagem da turnê em São Paulo:
Nessa época, Tini já mostrava que veio para ficar. Seguindo sua paixão pela música, lançou, em 2018, o álbum Quiero Volver, com ritmos latinos, quatro músicas em inglês e parcerias importantes da música latina, como Karol G, em Princesa, Sebástian Yatra, em Quiero Volver e o grupo colombiano Morat, na canção Consejo de Amor.
Juntamente com esses nomes de sucesso, outros artistas como Cali Y El Dandee e Nacho também estão presentes no álbum. Segundo o portal Tini Stats, Consejo de Amor é o único single do álbum a bater mais de 100 mil visualizações diárias no Youtube, após 2 anos de lançamento. Em seu canal do Youtube, a artista conta com 2 milhões de reproduções, sendo a primeira artista argentina a alcançar esse feito na plataforma.
Tini Tini Tini e sua carreira atual
Em 2020, o público foi agraciado com o álbum TiniTiniTini, lançado em dezembro de 2020 e que obteve um sucesso estrondoso. A produção recebeu certificado de ouro na América Central, 7X Platino no Chile e 2X Diamante na Argentina. Sendo assim, Tini consagrou-se com o maior debut de uma artista na Argentina, sendo a primeira a entrar na disputada playlist do Spotify Top 10 Global Albums Debut, na posição de número 4.
É ELA!
“Fresa” é a 20ª música mais ouvida de toda a história do Spotify Argentina 🍓
Tini é também a única artista feminina argentina da lista! pic.twitter.com/UNfRtUiflc— TINI Brasil (@MStoesselBR) March 15, 2021
Além disso, TiniTiniTini é, atualmente, o álbum mais reproduzido de uma artista argentina, o que levou Tini a entrar no primeiro semestre de 2021 como a cantora argentina mais ouvida em nível nacional e internacional e a nº 1 em seu país. Nada mal, né?!
No álbum, encontramos 14 canções, distribuídas em ritmos latinos de sucesso, como reggaeton, com uma pitada de romantismo, como é o caso de Oye, parceria com Sebástian Yatra e uma das músicas mais conhecidas do ex-casal (sim, shippamos muito esses dois quando estavam juntos) e Un Beso en Madrid, em parceria com ninguém mais, ninguém menos que o cantor espanhol Alejandro Sanz.
E já que estamos falando em colaborações… Lalo Ebratt, Mau y Ricky, Greeicy, John C e KHEA também estão no álbum, com músicas que não vão sair da sua cabeça. Dentre as músicas que compõem o disco, três estão entre as mais populares em sua conta oficial do Spotify: Un Beso en Madrid, Playa e Oye.
“Neste álbum, a minha intenção é passar uma mensagem de liberdade, sem preconceitos ou estereótipos, por isso, utilizei diferentes gêneros musicais e diferentes facetas estéticas. Me senti à vontade para exprimir o que eu queria em cada música. Tentar, errar, mudar, me aceitar, foi fundamental para crescer como pessoa e artista. Nunca permita que o olhar crítico de outra pessoa o paralise, faça, acredite, acredite em você porque todos viemos com um propósito”, comentou Tiny, em suas redes sociais.
Nesse sentido, em dezembro de 2020, Tini fez uma live em comemoração ao sucesso do álbum. Mesmo em meio à pandemia e sem público, as apresentações, publicadas em seu canal oficial do Youtube, alcançaram mais de 1 milhão de visualizações.
Canções como Recuerdo, Duele – que contou com a participação ao vivo de John C, Acércate, Fresa e Ella Dice – com KHEA cantando ao vivo ao lado da artista, foram apresentadas, numa mistura de muita latinidade, cores e todo o carisma de Tini, que se mostra cada vez mais madura e preparada para o que ainda há por vir.
Confira a seguir a apresentação de Acércate, onde Tini divide sua linda voz ao som do guitarrista Pancho Cia:
https://www.instagram.com/p/CIlyHYrnWWg/
Um talento que vai muito além da voz
Para quem pensa que a carreira de Tini conta apenas com música e Disney, se engana: a jovem, que hoje completa 24 anos, tem em seu currículo dublagens, participações especiais, como em Soy Luna (2016), telenovela argentina da Disney Channel e La Voz (o The Voice argentino), reality show em que foi jurada em 2018.
Confira a apresentação da artista em um dos programas:
Anteriormente, em 2014, ela publicou uma autobiografia, chamada Simplemente Tini, e já conheceu o Papa Francisco, no evento Partida pela Paz, onde cantou a versão italiana de En mi mundo e a canção Imagine, de John Lennon. Como dá para perceber, ela também é apaixonada por moda e, em 2017, lançou sua própria linha de roupas, chamada: Tini by Martina Stoessel. Uma verdadeira multiartista.
Definitivamente, Tini é a promessa latina da nova geração e certamente ainda vai nos surpreender com muitas novidades. A artista já está gravando novas canções, continua batendo recordes e nós, claro, seguiremos de olho em tudo o que ela vai lançar. Parabéns à essa argentina que já conquistou os corações brasileiros! Esperamos que, após a Pandemia, ela venha cantar aqui em nosso país e, quem sabe, a gente consiga encontrá-la, pessoalmente um dia. Feliz cumpleaños, Tini!
E você? Acompanha a Tini? Qual sua música/produção favorita? Fique com a gente para mais novidades do mundo do Entretenimento! Siga o Entretetizei no Insta, no Face e no Twitter.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação / Instagram / @tinistoessel