Se você já ouviu a expressão “O rock morreu”, nossa lista irá provar o contrário.
Se você tem mais 22 anos, com certeza viveu a época emo entre os anos 2006 e 2010, com diversas bandas como Nx Zero, Fresno, Forfun entre outras. E se você não era emo, pelo menos conhecia alguém que era, com os cabelos pretos, franja cobrindo o olho, lápis preto no olho e as músicas de sofrência.
Muita gente diz que depois desse movimento no mundo do rock, não tiveram tantas bandas e até que o rock morreu. Mas, para te provar o contrário, reunimos aqui 5 bandas que todo mundo precisa ouvir.
Glória
A banda glória já é bem conhecida no meio do rock desde dos anos 2000, produzindo músicas, fazendo turnês, e agregando fãs pelo Brasil inteiro. Provavelmente você já teve ter ouvido falar em dois ou três ex integrantes da banda , Gee Rocha guitarrista do nx zero, Yuri Nishida, fundador do nx zero e do próprio glória e o Eloy Casagrande, atual baterista do Sepultura.
Além disso, a banda tocou no Rock in rio de 2011 abrindo o dia do metal no evento. Um de seus álbuns mais marcantes é o (Re)nascido de 2012, produzido pelo João Milliet, que traz sucessos como Renascido, Horizontes, com participação do Lucas da fresno, e Pétalas. Atualmente a banda é composto por Mi Vieira (vocalista), Peres Kenji (guitarrista), Tii Abreu (no baixo) e Leandro Ferreira (na bateria).
No dia 16 de setembro deste ano, Elliot Reis, que estava na banda há 14 anos anunciou a sua saída das guitarras e da voz do grupo. Os músicos optaram por não inserir mais um membro, deixando a segunda voz para o baterista da banda . No nosso top 3 de musicas da banda, está Minha paz ,clássico de 2009, Horizontes, do álbum (Re)nascido e Pétalas do mesmo álbum.
Black Days
Nossa segunda banda é a caçula da lista, a paulista Black Days, formada no ano 2014. Atualmente a banda é composta por Bruno Figueiredo no vocal, Murilo Amancio na guitarra, João Bonafé no baixo e na bateria Vítor Peracetta. A banda define o seu estilo como Cyber Punk Rock e, em Setembro de 2020, a banda comemorou um ano do seu último álbum, o Entidade.O vocalista conta para a gente como foi a produção do álbum: “maravilhosa? reveladora? tudo aconteceu tão naturalmente pra gente que não tivemos muito tempo para respirar”.
O álbum também foi produzido pelo João Milliet, que também produziu o álbum (Re)nascido, do Glória. E não é só isso que as nossas duas primeiras bandas têm em comum, o atual baixista do Black Days é ex-integrante da banda Glória! Outra coisa bem interessante é a relação ótima entre os integrantes da banda, mostrada em suas redes sociais.
Bruno também falou quais são os planos do grupo, quando a pandemia chegar ao fim: “Fazer milhares de shows mundo a fora!!”
O top 3 do Black Days tem Sorriso Falso, Mulher e O Centro. As duas últimas músicas fazem parte do álbum Entidade.
Bullet Bane
A banda paulista se formou no ano de 2009, com a entrada do guitarrista Danilo de Souza. Até então eles eram a Take off the Halter, mas somente em 2011 eles lançaram seu primeiro álbum de estúdio. Todos os trabalhos da banda eram em inglês, até o álbum Continental de 2017, que é o primeiro trabalho em português.
Por quase 10 anos com a mesma formação, em 2018 a banda anunciou a saída do vocalista Victor Franciscon, levando a uma nova formação que permanece até hoje, com Arthur Mutanen como vocalista, Danilo de Souza e Fernando Uehara nas guitarras, Renan Garcia na bateria e Rafael Linhares no baixo. E em 2019, com 10 anos de banda, eles subiram em um dos palcos do Rock in Rio para tocar seus sucessos.
Nosso top 3 musicas da banda paulista é Mutação do primeiro álbum em português, o Continental, Cura e Escuridão músicas do último trabalho do grupo, álbum intitulado Ponto.
Ponto nulo no céu
Nossa quarta banda da lista é a catarinense Ponto nulo no céu, que com 13 anos de história, ano passado subiu ao palco Supernova do Rock in rio. Com três álbuns de trabalho, a banda mistura o riffs e uma melodia calma em suas letras que trazem temas que abordam a espiritualidade.
Atualmente, a banda é composta por Dijji Rodrigues como vocalista, Lucas Taboada na bateria, o baixista é o Fau e na guitarra Felipe Taboada.
No top dos catarinenses estão as músicas Horizontal e Norte do álbum Pintando Quadros do Invisível e Clarão do álbum de 2011 Brilho cego.
Pense
A banda da capital mineira está na estrada desde 2007 e é uma das bandas de rock mais conhecidas no meio underground. Sempre em line up de festivais no meio, trazendo em suas letras situações do dia a dia misturadas com críticas à sociedade, a banda passou por um hiato no ano de 2015, e o motivo o vocalista Lucas Guerra nos conta: “Fizemos um hiato em 2015, após uma exaustante turnê onde rodamos o Brasil de carro. A pausa fez muito bem para nós, pois estávamos bem desgastados.” A pausa durou 1 ano e, logo em sua volta, deram de presente ao seus fãs a música Revitalizar.
O grupo conta com três álbuns: Espelho da Alma (2011), Além Daquilo que te Cega (2014) e Realidade, Vida e Fé (2018). Após algumas mudanças na formação, o grupo conta com Lucas Guerra nos vocais, Ítalo Nonato e Cris Souza nas guitarras, Judá no baixo e Charles Taylo na bateria.
O vocalista falou um pouco sobre as influências do grupo: “As principais influências da sonoridade do Pense é o metal e o hardcore.” Além disso o grupo vem sendo elogiado por diversas bandas “Todo reconhecimento sincero é bem vindo, somos felizes por outros artistas apreciarem nosso trabalho da mesma forma que apreciamos o trabalho deles.”
Para fechar no nosso top 3, trazemos os singles Não Posso Mais, Todo momento é o Agora e Levanta e Vai, todos o último trabalho do grupo.
Menção honrosa
Nossa menção honrosa vai para uma banda que não tem um som tão rock, mas sim voltada para o folk pop: A Pagan John, que começou mais ou menos no ano de 2011, com músicas em inglês e, só anos mais tarde, lançou músicas em português.
Outro fato interessante é que o grupo participou no Programa SuperStar da Rede Globo no ano de 2016, onde fez uma releitura da música Maria Maria Logo após saírem do programa eles gravaram um DVD no intitulado Ao Vivo No Auditório do Ibirapuera. A banda é composta por Gustavo Pagan no vocal, João Milliet na guitarra, Léo Wicthoff no baixo e Mauricio de Sousa na bateria.
Um fato interessante sobre dois integrantes do grupo é que o João Milliet tocou com o ex Angra, André Matos, além disso é o mesmo produtor das duas primeiras bandas da lista. É muito conhecido no mundo de produção e mix de diversas bandas e artistas, e no último ano trabalhou no projeto “Nossa História” da dupla Sandy e Junior, já o baterista da banda é filho do Mauricio de Sousa, o famoso quadrinista da Turma da Mônica.
E nesse top 3 escolhemos as músicas: Meu Cais, Beija-Flor e a recém lançada Desacelera.
E você já conhecia algumas dessas bandas? Dá uma conferida nos nossos Top 3 e conta o que achou! E para conhecer mais bandas, ler mais dicas e ficar por dentro do que rola no mundo do entretenimento, siga o perfil do Entretetizei no Instagram e no Twitter.
Link para você conferir nossa Playlist.
veja outras matérias sobre música.