Cultura e entretenimento num só lugar!

Fonte: Rede Globo

Top 5 Filmes para assistir no dia do nordestino

Hoje, quinta (08), é dia do nordestino e para comemorar essa data montamos uma lista com cinco filmes sobre o Nordeste que você não pode perder. Todos eles, além de seu enredo, mostra um pouco da vida nas pequenas cidades e vilarejos, e também apresenta o outro lado da face das grandes cidades do nordeste brasileiro.

 

Bacurau

Vamos começar com um filme bem recente, que foi bastante comentado pela crítica. O longa de 2019 se passa em uma cidadezinha tão pequena que as pessoas que vivem no Nordeste chamam de povoado.

Fonte: Quinta Capa

Bacurau é uma cidade do interior de Pernambuco que, pouco tempo depois da perda da matriarca do local, Carmelita (Lia de Itamaracá), percebe que a cidade está sumindo do mapa e ficando distante do mundo. Isso porque os sinais de telefone caem e não aparece ninguém na cidade além alguns estrangeiros, fato que nunca tinha acontecido. 

A obra apresenta uma mistura entre drama e ficção científica. O elenco é repleto de nomes importantes como Sônia Braga e Silvério Pereira, a direção é  por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

O filme foi indicado a seis prêmios e ganhou quatro deles, sendo um como Melhor Filme no Festival de Cinema de Munique, o segundo maior festival de cinema da Alemanha.

 

Deus é Brasileiro

Fonte: Prime Vídeo

O longa se passa em diversos locais do Nordeste brasileiro, como Foz de São Francisco, que fica na divisa entre os estados de Alagoas e Sergipe, e Costa dos Corais, em Alagoas.

Mas o filme não foca somente nas lindas paisagens, nele também podemos ver a relação das pessoas nordestinas tem com a religião.

A obra de 2003 conta com um ar de comédia que Deus resolve tirar férias, mas precisa de alguém que fique em seu lugar por esse período. Então, Deus (Antônio Fagundes) vem para o Brasil para fazer essa busca, já que o país é muito religioso. Seu guia nessa busca é o pescador Taoca (Wagner Moura), que acredita que esse encontro com o todo poderoso vai ajudá-lo com alguns de seus problemas.

 

Lisbela e o Prisioneiro

Fonte: Rede Globo

Mais um filme de 2003, que se passa no Nordeste, mais precisamente em uma pequena cidade do interior de Pernambuco. A comédia romântica conta a história de um forasteiro, Leleu (Selton Melo), que chega na cidade e começa viver um romance com Lisbela (Débora Falabella).

Leleu chega na cidade e podemos dizer que ele muda tudo, faz a jovem Lisbela se apaixonar por ele, mesmo estando de casamento marcado, além disso, ele se envolve com Inaura (Virginia Cavendish), que é casada com o matador da cidade. 

Mas mesmo com toda pressão e percalços no caminho, o amor entre Lisbela e Leléu vence. O filme tem como tema musical Você Não me Ensinou a te Esquecer, na voz do baiano Caetano Veloso.

 

Ó Paí, Ó

A obra se passa na capital baiana, mostrando alguns pontos turísticos da cidade e fazendo críticas sociais, como desigualdade social, violência e racismo, tudo com uma pitada de comédia. O longa é estrelado em grande parte por atores e atrizes do grupo Bando de Teatro Olodum.

Fonte: Rede Globo

A obra se passa em cortiço no Pelourinho, a dona do lugar é Dona Joana (Luciana Souza), uma senhora evangélica que se incomoda com a farra dos moradores animados com o último dia de carnaval, e ela resolve deixar seus inquilinos sem água, no verão baiano.

O filme, além de mostrar o lado carnavalesco da cidade, também nos apresentou grandes nomes como Lázaro Ramos, Wagner Moura, Emanuelle Araújo, entre outros artistas. Como o longa traz um toque musical, a trilha sonora tem características da região, como Vem Meu Amor, Tô Carente e Samba Duro.

 O Auto da Compadecida

O último filme para comemorar o Dia do Nordestino é uma obra clássica do cinema brasileiro dos anos 2000. A comédia Auto da Compadecida, mostra a vida e a religiosidade das pessoas que vivem no interior do Nordeste. O filme foi gravado na cidade de Cabaceiras, no interior da Paraíba.

O filme se inicia quando Chico (Selton Melo) e João Grilo (Matheus Nachtergaele) conseguem um emprego na padaria da cidade, mas João Grilo fica revoltado que seus padrões tratam melhor a cachorrinha do que os empregados.

Fonte: Diário do Nordeste

Em paralelo, Chico se apaixona por Rosinha (Virginia Cavendish), filha do filha do major da cidade, e para ter a permissão para se casar com a moça ele teria que pagar um dote por ela, fato que não acontece, já que Chico é pobre. Mas mesmo assim ele enrola o major e consegue ir embora com a jovem.

Mas antes do famoso final feliz, um grupo de cangaceiros chega na cidade e mata a patroa de Chico e João Grilo, o padre e o bispo da cidade. Para não morrerem, eles enganam o chefe do grupo dizendo que eles têm uma gaita mágica, e que Chico teria que ficar vivo para tocar e ressuscitar ele e o seu amigo João Grilo. O que acontece, então, é um grande julgamento para saber quem irá para o céu e para o inferno.  

 

E aí, o que achou das indicações, conta pra gente! E para ficar por dentro de mais dicas, segue o perfil do Entretetizei lá no instagram e no twitter.

Conheça os atores e atrizes que são nordestinos

 

 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!