As irmãs Brontë

Top 5 filmes sobre a vida de escritoras

Gosta de ler, escrever e conhecer escritoras que marcaram época? Separamos uma lista de cinco filmes que contam histórias de mulheres incríveis que você precisa conhecer

Muitas vezes, a vida das pessoas que escrevem livros é ainda mais interessante que suas obras-primas. Pensando nisso, trouxemos filmes que possibilitam um olhar íntimo sobre escritoras e processo de escrita. O objetivo é facilitar não apenas que seus textos sejam interpretados com novas nuances, mas também conhecer mais sobre as mulheres por trás da escrita que entraram para a história. Além disso, amamos um bom filme e esses não são uma exceção. Afinal de contas, muitas vezes os roteiros mais interessantes são aqueles que são baseados em vidas reais.

1. Além das Palavras (2017)

O filme é baseado na história e trabalho da grande poetisa americana Emily Dickinson. Aqui podemos acompanhar sua trajetória como jovem estudante até seus últimos anos como artista reclusa. Além das Palavras busca desvendar os mistérios por trás de suas poesias através de um olhar revelador sobre sua vida e conflitos enfrentados. Seus ideais avançados e natureza livre são tratados com muita sensibilidade em um tempo que repreendia muito mulheres de pensamento independente.

2. Colette (2018)

Esse longa-metragem, protagonizado por Keira Knightley, conta a história de Sidonie Gabrielle Collete, a escritora de Claudine (1900-19003). Acompanhamos sua história desde o casamento conturbado com Willy, que assinava por seus livros, até o momento de sua libertação e procura por reconhecimento. O filme é, acima de tudo, uma luta para publicar seus livros e ter direitos como mulher

3. As irmãs Brontë (2016)

Charlotte, Emily e Anne Brontë são irmãs e escritoras britânicas do século 19. Provavelmente você as conheça mais pelos livros Jane Eyre (1847), O Morro dos Ventos Uivantes (1847) e A Senhora de Wildfell Hall (1948). O longa-metragem mostra a intimidade da família, cheia de altos e baixos, como o alcoolismo do irmão, Branwell. Além disso, também retrata a publicação dos romances e poemas das irmãs com pseudônimos masculinos e a repercussão positiva na época.

4. Mary Shelley (2017)

O filme estrelado por Elle Fanning é um drama romântico sobre a escritora de Frankenstein (1818), Mary Shelley. O enredo aborda principalmente seu casamento com o poeta Percy Bysshe Shelley e o lançamento de sua obra-prima. Hoje o livro é considerado pioneiro e precursor da literatura de horror e ficção científica, mas na época foi publicado anonimamente por ser escrito por uma mulher.

5. Amor e Inocência (2007)

Esse filme de drama romântico-biográfico é uma releitura da biografia de Jane Austen. Em sua juventude, são expostos elementos que contribuíram para a criação de sua obra-prima: Orgulho e Preconceito (1913). Além de sua inclusão no mundo literário, é possível acompanhar a vida de uma escritora motivada em desvendar o mundo e equilibrar seus interesses e de sua família. Da mesma forma, nos é apresentada a sua primeira paixão. Seria o arquétipo de Mr. Darcy?

Leia também: Sanditon: um romance digno das obras de Jane Austen

E aí, o que achou dessas indicações? Já conhecia essas escritoras? Conta pra gente o que achou lá em nossas redes sociais: insta, face e twitter.

 

*Crédito da foto de destaque: minhaopiniaosobreqqcoisa

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!