O documentário está na shortlist de indicados ao Oscar 2025 e estreia nos cinemas brasileiros neste mês
Desde sua estreia no Festival Sundance, o maior evento de cinema independente que aconteceu nos Estados Unidos, Trilha Sonora para um Golpe de Estado (2024) repercutiu nos veículos midiáticos ao explorar o papel da arte, do colonialismo e da resistência. Após ser exibido em festivais por todo o globo, o longa-metragem será lançado nos cinemas do Brasil no dia 30 de janeiro.
Assista ao trailer abaixo:
Sinopse
Jazz e descolonização estão entrelaçados nesta montanha-russa histórica, que reescreve o episódio da Guerra Fria que levou os músicos Abbey Lincoln e Max Roach a invadirem o Conselho de Segurança da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba — político que liderou a independência da República Democrática do Congo.
Indicação ao Oscar 2025
O documentário dirigido pelo cineasta Johan Grimonprez está na shortlist de indicados ao Oscar, na categoria Melhor Documentário. A produção combina imagens de arquivo, performances musicais e gráficos animados, resultando em um ritmo que dialoga diretamente com o jazz. Além do Oscar, o filme também recebeu indicações ao Gotham Awards, Critics Choice Documentary Awards, Cinema Eye Honors e European Film Awards.
“Uma obra extraordinária que desafia nossa percepção sobre história, música e poder”, foi a crítica da obra realizada pelo The New York Times.
Pronto para assistir um dos documentários mais relevantes do ano passado? Siga o Entretetizei nas redes sociais (Instagram, Facebook, X) para ficar por dentro de todas as novidades do cinema e TV.
Leia também:
Texto revisado por Layanne Rezende