O longa foi pré indicado ao Oscar de 2025 na categoria de Melhor Documentário
Indicado na categoria de Melhor Documentário no Oscar 2025, o premiado filme belga chega aos cinemas nacionais em 30 de janeiro. A obra parte do episódio verídico de quando os músicos Abbey Lincoln e Max Roach invadiram o Conselho de Segurança da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba, em 1961.
Contendo depoimentos e apresentações de figuras como Malcolm X, Louis Armstrong, Thelonious Monk, Dizzy Gillespie, John Coltrane, Abbey Lincoln, Max Roach e Nina Simone, o documentário expõe a violência do processo de colonização do Congo Belga e também a luta de independência do país.
Com uma carreira de sucesso em festivais, tendo conquistado diversos prêmios, dentre eles, Melhor Roteiro e Melhor Montagem pela Associação Internacional de Documentários, além do Prêmio Especial do Júri por Inovação Cinematográfica no Festival de Sundance 2024, Trilha Sonora Para um Golpe de Estado conta com a direção do cineasta belga Johan Grimonprez.
“Os Estados Unidos envolveram expoentes negros do jazz, enviando-os para a região afro-asiática, as zonas de fricção, para realmente conquistar os corações das mentes do Sul Global. Mas o que é peculiar é, por exemplo, quando Louis Armstrong chega ao então recém-independente Congo é que ele é usado como isca para esconder que na verdade há um golpe de estado sendo tramado pela CIA”, relata o diretor em entrevista.
Trilha Sonora para um Golpe de Estado será lançado no Brasil pela Pandora Filmes em 30 de janeiro.
Você vai assistir? Conta pra gente nas redes do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento!
Leia também: The Moon: Sobrevivente ganha trailer e cartaz oficiais
Texto revisado por Larissa Suellen