Cultura e entretenimento num só lugar!

Elenco de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo recebendo o troféu de Melhor Filme no Oscar 2023

Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo: curiosidades sobre o filme mais premiado da história

Neste domingo (12), a produção recebeu sete troféus na 95ª edição do Oscar, incluindo o de Melhor Filme

Neste domingo (12), a 95ª edição do Oscar, premiação mais prestigiada da indústria do cinema, reconheceu os melhores da temporada. Com direção e roteiro de Daniel Kwan e Daniel Scheinert, conhecidos como os Daniels, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (2022) recebeu sete troféus, incluindo o mais importante da noite, de Melhor Filme.

Indicada a 11 categorias, a produção contou com mais indicações, sendo ainda a grande premiada no Oscar 2023, também recebendo as estatuetas de Melhor Atriz, por Michelle Yeoh como Evelyn Quan Wang, Melhor Atriz Coadjuvante, pela interpretação de Jamie Lee Curtis, e Melhor Ator Coadjuvante, pela performance de Ke Huy Quan, além de Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.

Yeoh, ao receber o prêmio de Melhor Atriz, se tornou a primeira mulher não branca a ganhar a categoria desde Halle Berry, por A Última Ceia, em 2001. Nada de Novo no Front, filme alemão de 2022, também foi bastante reconhecido, sendo premiado nas categorias de Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Design de Produção.

Imagem de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Foto: divulgação/Diamond Films

Não é novidade para ninguém que o projeto dos Daniels marcou a trajetória do cinema, mas, de acordo com levantamento do IGN, Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo entrou para a história se tornando oficialmente o mais premiado de todos os tempos, sem contar com a cerimônia do Oscar, que rendeu mais sete troféus para o filme.

Em homenagem a essa conquista, o Entretetizei preparou uma série de curiosidades sobre a ficção científica mais comentada do momento. Confira:

Narrativa secreta

No início, os diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert quiseram manter o enredo de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo em segredo. Essa tese se justifica em sua antiga sinopse no IMDb, importante site de dados sobre o cinema e a indústria do entretenimento, que era: “Uma mulher tenta fazer o seu imposto de renda.”

Representatividade em Hollywood

Por conta do problema de falta de papéis para pessoas asiáticas em Hollywood, Ke Huy Quan, que recebeu o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante por seu trabalho como Waymond Wang, estava há 20 anos sem conseguir um papel. Impossível não se emocionar com o seu discurso ao ser premiado, não é?

Ke Huy Quan recebendo o troféu de Melhor Ator Coadjuvante no Oscar 2023
Foto: Rich Polk

Esse título é uma legenda

Durante a cena da conversa na versão de pedras entre Evelyn e Jobu Tupaki, interpretada por Stephanie Hsu, que recebeu uma indicação na categoria Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance, originalmente os diálogos não seriam expressados em legendas, essa sugestão criativa partiu de Michelle Yeoh.

Imagem de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo
Foto: divulgação/Diamond Films

Vai um cachorro-quente de dedos?

A realidade do multiverso em que as pessoas contam com dedos de cachorro-quente em suas mãos rendeu ótimas risadas nas salas de cinema, mas, em oposição ao que muitos imaginam, eles não foram feitos de CGI, sigla do termo em inglês Computer-Generated Imagery, que são os efeitos especiais. Na verdade, eram luvas confeccionadas especialmente para as atrizes.

A perfeição não é feita com pressa… às vezes

As filmagens de Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo terminaram em março de 2020, quando a pandemia ainda não tinha surgido. Além disso, elas surpreendentemente duraram somente 40 dias.

Easter eggs

Para quem gosta de procurar easter eggs, que são pequenas referências discretamente colocadas nos filmes, nas séries, músicas, entre outros, os Daniels, diretores da ficção científica, fazem participações especiais em seu projeto.

Daniel Kwan e Daniel Scheinert recebendo o troféu de Melhor Direção no Oscar 2023
Foto: Rich Polk

É a vez das mulheres

Inicialmente, em vez de Michelle Yeoh, a ideia era convidar Jackie Chan para fazer o papel do protagonista, mas a narrativa se tornou ainda mais representativa com a decisão de escalar uma mulher para estrelar a produção.

Michelle Yeoh recebendo o prêmio de Melhor Atriz no Oscar 2023
Foto: Patrick T. Fallon/AFP/Getty Images

Conseguiu encontrar os diretores Daniel Kwan e Daniel Scheinert em Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo? A gente do Entretê aguarda os seus comentários sobre as curiosidades do filme por meio do Twitter, Insta e Face! Nos siga também para acompanhar todas as novidades quentinhas do universo da cultura pop.

Leia também:

+ Oscar 2023: conheça os vencedores do maior prêmio do cinema

+ Onde assistir aos filmes indicados ao Oscar 2023

+ Resenha | Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo

 

*Crédito da foto de destaque: AFP via Getty Images

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!