Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: divulgação/Oscars

Uma década de histórias inesquecíveis: os últimos vencedores do Oscar de Melhor Filme

Animado com o Oscar desse ano? Aproveite a espera para relembrar os últimos filmes premiados 

 

Nos últimos dez anos, o Oscar consagrou uma variedade de obras que não só conquistaram o público, mas também marcaram a história do cinema com ótimas narrativas. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que vem buscando se reinventar ao longo dos anos, reconheceu produções que desafiaram convenções e que muitas vezes abriram espaço para conversas importantes sobre questões sociais, políticas, raciais e até existenciais.

Os últimos dez vencedores da principal categoria da premiação passam por diferentes gêneros e estilos. Os filmes consagrados ao longo dessa década mostram a evolução do cinema e seu impacto também na sociedade.

Este ano, tem um fator ainda mais especial para os brasileiros, a indicação inédita de Ainda Estou Aqui (2024) na categoria de Melhor Filme, fazendo a emocionante história dirigida por Walter Salles tornar-se ainda mais marcante nacional e internacionalmente. 

Então, vamos conferir uma retrospectiva do Oscar de Melhor Filme de 2014 a 2024 enquanto nos preparamos para acompanhar a premiação desse ano – que acontece dia 2 de março – e ver Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui brilhando na cerimônia? 

2015 – Birdman ou A Inesperada Virtude da Ignorância (2014)
Foto: reprodução/O Globo

Dirigido por Alejandro G. Iñárritu, o filme acompanha Riggan Thomson (Michael Keaton), um ator que fez sucesso no passado interpretando um super-herói chamado Birdman, mas que a carreira caiu no esquecimento. Determinado a voltar ao sucesso, ele investe tudo o que tem em uma peça na Broadway. Riggan enfrenta uma série de crises, lidando com seu ego, problemas familiares e inseguranças. 

Onde assistir: Disney+

2016 – Spotlight: Segredos Revelados (2015)
Foto: reprodução/UOL

Um drama investigativo que retrata a equipe de jornalistas do The Boston Globe, que expôs um escândalo de abuso sexual infantil dentro da Igreja Católica, liderados pelo editor Walter “Robby” Robinson (Michael Keaton), os jornalistas Michael Rezendes (Mark Ruffalo), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams) e Matt Carroll (Brian d’Arcy James). O filme destaca a importância do jornalismo investigativo e da busca pela verdade.

Onde assistir: MAX

2017 – Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)
Foto: reprodução/Prime Video

Dirigido por Barry Jenkins, o longa é uma jornada intimista e sensível que acompanha a vida de Chiron (Ashton Sanders), um jovem que cresce em um bairro violento de Miami. Dividida em três atos, a história explora sua infância, adolescência e vida adulta, mostrando como ele lida com a pobreza, o vício de sua mãe e a descoberta de sua sexualidade. O filme é uma poderosa reflexão sobre amor, masculinidade e autodescoberta.

Onde assistir: Prime Video

2018 – A Forma da Água (2017)
Foto: reprodução/O Globo

Na obra de Guillermo del Toro, uma fantasia romântica que se passa durante a Guerra Fria conta a história de Elisa (Sally Hawkins), uma zeladora muda que se apaixona por uma criatura mantida em cativeiro em um laboratório para experimentos científicos. Os dois desenvolvem uma conexão profunda e decidem elaborar um plano para ficarem juntos.

Onde assistir: Disney+

2019 – Green Book: O Guia (2018)
Foto: reprodução/Prime Video

O filme é baseado na amizade real entre Don Shirley (Mahershala Ali), um pianista negro conhecido mundialmente, e Tony Lip (Viggo Mortensen), seu motorista. Durante uma turnê pelos Estados Unidos na década de 1960, os dois enfrentam o racismo e preconceito da época, enquanto são conduzidos pelo Green Book – um guia que indicava lugares seguros para afro-americanos. 

Onde assistir: Prime Video

2020 – Parasita (2019)
Foto: reprodução/O Globo

Dirigido por Bong Joon-ho, o longa é uma sátira social que acompanha a história da família Kim, que vive em situação de pobreza em um porão apertado e mal iluminado. A vida da família muda quando Ki-woo (Choi Woo-shik), o filho mais velho, consegue um emprego como tutor para a filha da rica família Park.

Então, os Kim elaboram um plano para que todos os membros da família sejam contratados pelos Park. O filme aborda temas como desigualdade social e ambição de forma brilhante e inovadora. Além de se tornar o primeiro filme de língua estrangeira a ganhar o Oscar de Melhor Filme.

Onde assistir: MAX

2021 – Nomadland (2020)
Foto: reprodução/AIC

O filme segue Fern (Frances McDormand), uma mulher que, após perder seu emprego, adota um estilo de vida nômade, viajando em sua van pelo oeste dos Estados Unidos e encontrando uma comunidade de outros nômades que compartilham suas experiências de vida. 

Onde assistir: Disney+

2022 – Ritmo do Coração (CODA, 2021) 
Foto: reprodução/Prime Video

Dirigido por Sian Heder, CODA é a história de Ruby Rossi (Emilia Jones), uma adolescente que é a única ouvinte de uma família surda. Ela ajuda seus pais e irmão surdos a administrar o negócio de pesca da família, mas quando Ruby descobre seu talento para a música, ela se vê diante de um dilema: seguir seu sonho de estudar canto em uma universidade ou ficar para apoiar sua família. 

Onde assistir: Prime Video

2023 – Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo (2022)
Foto: reprodução/MAX

Dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert, essa mistura única de ficção científica, comédia e drama, conta a história de Evelyn Wang (Michelle Yeoh), uma dona de lavanderia imigrante que, enquanto tenta resolver os problemas financeiros da família, é lançada em uma aventura para salvar o multiverso, onde deve conectar diferentes versões de si mesma para impedir uma ameaça cósmica.

Onde assistir: MAX

2024 – Oppenheimer (2023)
Foto: reprodução/Universal Pictures

Dirigido por Christopher Nolan e baseado no livro biográfico Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer, escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin, o longa acompanha a vida do físico teórico J. Robert Oppenheimer (Cillian Murphy), durante o Projeto Manhattan que iria projetar e construir as primeiras bombas atômicas do mundo.

O longa acompanha o físico durante o processo de desenvolvimento da arma que foi responsável pelas tragédias no Japão nas cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945. 

Onde assistir: Prime Video

 

Já assistiu todos os vencedores? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Facebook, Instagram e X — e nos siga para mais novidades sobre o mundo do entretenimento.

Leia também: Oscar 2025 |Ainda Estou Aqui é indicado a Melhor Filme; veja lista completa

 

Texto revisado por Angela Maziero Santana

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!