Totalmente no formato on-line e digital, o festival receberá espetáculos de diversas partes do mundo e apresentará um olhar especial sobre a videodança
A 14ª edição do Festival Internacional VIVADANÇA acontecerá entre os dias 29 de abril e 9 de maio. Com isso, o evento terá sua abertura no Dia Internacional da Dança, com uma programação recheada de produções artísticas nacionais e internacionais. Além de ser totalmente adaptado ao formato on-line e digital, o espetáculo também destaca produções da dança contemporânea no continente africano, batalhas de breaks e MCs, ações formativas com oficinas, encontros para networking e muito mais.
Juntamente com isso, o festival ainda vai lançar o podcast Bahia Mundo, com profissionais da dança que se estabeleceram em outros países. Toda a programação é aberta e gratuita para o Brasil, exceto o espetáculo de abertura Dancing at dusk – um momento com A Sagração da Primavera de Pina Bausch, que custa R$10,00.
O evento, que reúne uma cuidadosa seleção da produção audiovisual de dança na Bahia, vem reafirmando, a cada ano, seu lugar de encontros, difusão e conexões no universo da dança. Nesse sentido, o VIVADANÇA oferece soluções criativas para continuar abrindo possibilidades artísticas e mercadológicas para os profissionais da dança, principalmente neste momento delicado.
“No momento em que precisamos manter o isolamento, nos despedir de muitos e, ao mesmo tempo, cuidar com atenção redobrada dos encontros e das conexões, o Vivadança abre novas portas para que público, artistas, gestores, espaços culturais e todos que defendem a diversidade possam construir sinergias e utilizar as ferramentas tecnológicas para promover conhecimentos positivos”, afirma Cristina Castro, diretora geral e curadora.
Programação
Dancing at Dusk/Dançando ao anoitecer – um momento com A Sagração da Primavera de Pina Bausch
A princípio, o VIVADANÇA tem início com um espetáculo muito especial: uma versão africana da icônica coreografia Sagração da Primavera, da alemã Pina Bausch. Apresentada em formato de filme, a coprodução entre Senegal, Alemanha e Reino Unido foi realizada durante um ensaio geral do espetáculo no Senegal. Com isso, o filme reúne 38 bailarinos de 14 países africanos para divulgar a coreografia na plataforma Festival Scope. A produção audiovisual estreia dia 29 de abril às 20h e ficará disponível por uma semana, com o apoio do Goethe-Institut.
Hip Hop VIVADANÇA
A batalha de break traz ao VIVADANÇA o universo das danças urbanas, em uma grande celebração do Movimento Hip Hop, que desde o ano passado conta também com a batalha de MCs e de popping. Segundo os coordenadores Ananias Break e Thina Reis, o evento se adaptou ao formato on-line, acolhendo os competidores durante todo o período do festival. As ações acontecem entre os dias 29 de abril e 9 de maio de 2021, e podem ser acompanhadas diretamente no site.
Mostra Baiana
Desde 2014, a Mostra Baiana de Dança Contemporânea abre o palco para novos espetáculos e parcerias internacionais com o objetivo de profissionalização. Contudo, em 2021, a curadora Cristina Castro e o curador convidado Thiago Cohen fizeram uma seleção dos mais recentes espetáculos de dança concebidos no período de isolamento. A Mostra estreia dia 30 de abril de 2021, às 15h e no dia 8 de maio, às 17h, os coreógrafos das obras selecionadas se encontram para um bate-papo sobre os seus processos criativos.
Mostra Casa Aberta
Tradicional no VIVADANÇA, a Mostra Casa Aberta acontece há 12 anos e celebra a diversidade da dança na Bahia, acolhendo diferentes formatos – solos, duos, trios, quartetos e grupos – com o objetivo de incentivar a profissionalização de artistas da dança na Bahia. Com estreia dia 3 de maio (segunda-feira), às 17h.
Mais informações: https://festivalvivadanca.com.br/mostra-casa-aberta2021/
Bahia Mundo
Podcast em cinco episódios com bailarinos e coreógrafos baianos que saíram da Bahia e ganharam o mundo. Ao longo do programa, conheceremos a experiência de artistas que se estabeleceram no mercado profissional da dança em países como Alemanha, China, França e Estados Unidos. Os episódios estreiam entre os dias 5 e 9 de maio de 2021, sempre às 16h, e podem ser escutados diretamente pelo site.
Além disso, outra novidade é o Cine África, projeto da Mostra de Cinemas Africanos que se junta ao festival para exibir filmes africanos nos quais o universo da dança é destaque.
Networking e Intercâmbios
Os intercâmbios culturais, já tradicionais do festival ao longo da sua história, em 2021 tomam proporções mais abrangentes com encontros de negócios, trocas sobre processos criativos, bate-papos sobre a dança em um mundo em pandemia, e apresentações de oportunidades diversas para o futuro.
Ações formativas
As ações formativas ganham muita força no on-line e incluem intercâmbios com profissionais brasileiros e estrangeiros. Além disso, acontecem debates sobre o videodança e sobre as novas possibilidades para o campo profissional da dança durante e depois da pandemia. A tradicional rodada de negócios dá lugar a um movimento expandido de networking, reunindo profissionais de outros países que oferecem oportunidades para a dança. Um destaque são os encontros Conexão América Latina e Conexão África, que reúnem curadores de festivais de dança em diversos países dessas regiões.
Dessa forma, com foco na linguagem da videodança, o festival destaca, por fim, o continente africano na programação e investe em conexões e intercâmbios entre artistas de todo o mundo.
Para conferir a programação completa e pesquisar mais detalhes das apresentações é só acessar o site: http://www.festivalvivadanca.com.br/
E você, já se organizou para assistir as produções da programação do VIVADANÇA Festival Internacional? Acompanhe as novidades do mundo do entretenimento no perfil do Entretetizei no Insta, Face e no Twitter.
*Crédito da foto de destaque: polyphem Filmproduktion