Você conhece essa voz?

Natali Pazete é atriz e dubladora, nascida no Rio de Janeiro e começou na carreira de dublagem há mais ou menos sete anos, passando por diversas experiências dentro do ramo. Dentre seus trabalhos mais conhecidos, podemos citar o filme Cinderela (2015); Any Malu, do canal do Youtube ‘O (sur)real Mundo de Any Malu’; a personagem Destiny, do filme ‘Procurando Dory’ (2016); Lidia Aguilar, da série ‘As Telefonistas’; Donna, do filme ‘Mamma Mia 2’ e a personagem Betty, da série ‘Riverdale’ (2017 – atualmente).

(Natali Pazete é atriz e dubladora | Instagram pessoal)

Para seguir a profissão, é preciso ser graduado em artes cênicas ou teatro (profissionalizante). Outra opção é procurar cursos profissionalizantes, disponíveis nos sites dos sindicatos, como www.satedsp.org.brhttp://www.satedrj.org.br ou no site http://www.cursodedublagem.com.br. Porém, sabemos que, aqui no Brasil, a profissão de dublador não é fácil. Além da rotina não ser fixa, eles acabam não tendo o reconhecimento que merecem. Por isso, é preciso muita dedicação e paciência.

Em entrevista para o Blog Sobre Tudo com Elas, Natali conta que acha a função do dublador importante, principalmente quando se trata de inclusão de grupos da sociedade, como é o caso de deficientes visuais e crianças. Ela também deu dicas para quem deseja seguir esse ramo e contou sobre a sua atual personagem de sucesso, a Betty, de Riverdale e sobre o que está achando da atual temporada da série.

Confira a entrevista exclusiva da dubladora e atriz Natali Pazete:

Blog – Para começar, conte um pouco sobre sua carreira e seus trabalhos já realizados!

Comecei na dublagem há aproximadamente 7 anos. Nesse período, já dublei de tudo. A gente faz desde personagens muito pequenos (principalmente quando tá começando), até personagens centrais de séries, filmes e desenhos, que são os que acabam nos marcando mais. Dentre os que as pessoas mais comentam (e mais me marcaram tbm!), estão a Cinderela, Any Malu, Destiny, do filme Procurando Dory e a Betty, de Riverdale.

 

(O filme Cinderela foi um sucesso em todo o mundo e Lily James foi dublada por Natali | Divulgação Pure Break)

Blog – Além de dublar, você trabalha com mais alguma coisa?

Eu sou atriz e dubladora (que é atriz em dublagem). Mas atualmente estou participando mais de projetos como atriz de voz original e dubladora mesmo. Não exerço nenhuma profissão paralela.

(Natali também interpreta a personagem Lidia, na série Espanhola As Telefonistas | Divulgação Netflix)

Blog – Tem algum tipo de personagem específico que você gostaria de dublar?

As melhores personagens são as que nos desafiam e nos fazem sair da nossa zona de conforto, mas acho que não tem um tipo específico que eu gostaria de dublar…toda personagem interessante é muito bem-vinda! Hahaha

Blog – Conte um pouco sobre o canal do Youtube “O Surreal Mundo de Any Malu“. Qual a proposta dele e como ele tem ajudado em sua carreira?

O Surreal Mundo de Any Malu foi criado pelos meninos do Combo Estúdio pra experimentar, comunicar e pra mostrar o trabalho maravilhoso de animação que eles fazem. Ele tem sido muito importante pra mim por me desafiar a dar vida à essa personagem tão viva e com certeza fez com que muitas pessoas conhecessem o meu trabalho.

(Natali é Any Malu, no canal O surreal Mundo de Any Malu | Divulgação Instagram pessoal)

Blog – Atualmente você dubla a personagem “Betty” da série Riverdale, que está fazendo grande sucesso. Como está sendo para você este trabalho?

Está sendo incrível dublar a Betty Cooper, em Riverdale. Ela é uma personagem imprevisível, muito bem interpretada pela atriz Lili Reinhart. Então, apesar de considerar difícil, é um desafio e atores gostam de desafios… Também fico muito feliz quando as pessoas dizem que estão gostando desse trabalho especificamente, pois com o sucesso da série, a responsabilidade só aumenta!

(Natali também dublou Lily James em Mamma Mia 2 | Foto divulgação)

Blog – Você pode nos contar um pouco sobre essa temporada de Riverdale? O que podemos esperar dos próximos capítulos? – Se pudesse defini-la em três palavras, quais seriam?

Acho que podemos esperar muita confusão e mistério nessa temporada de Riverdale. Também estou sentindo uma pegada mais sobrenatural, mas estou descobrindo com vocês. Nem se quisesse dar spoilers, eu conseguiria! Haha. Se eu pudesse resumir a série em três palavras…acho que seriam: Suspense, imprevisibilidade e treta! Hahaha.

(Betty Cooper, da série Riverdale – sucesso mundial | Pinterest)

Blog – De todos os personagens que você já dublou, qual foi o que mais te marcou e por quê?

Acho que de todas as personagens que dublei, a que mais me marcou foi a Cinderela. Foi a minha primeira protagonista pra um filme de cinema. É muita responsabilidade ser uma princesa Disney! Rs. Muitas pessoas puderam conhecer meu trabalho através dela, inclusive o Fernando Mendonça e o Anderson Mahanski, que depois me presentearam com outro xodó, que é a Any Malu.

Blog – Para finalizar: Sabemos que a carreira do dublador não é fácil. Você pode nos contar um pouco sobre a rotina desse profissional e sua opinião sobre a profissão? Qual dica você daria para quem gosta dessa área?

Falando sério, realmente acho muito interessante pra nós, atores, termos possibilidade de participar de produções tão distintas entre si (filmes, séries, reality shows, desenhos, jogos e etc) e dar voz a uma quantidade de personagens diversos, que não seriam possíveis em outras vertentes da interpretação. Por conta disso, também acabamos não tendo uma rotina muito definida. A cada dia estamos gravando uma coisa diferente, que muitas vezes só descobrimos na hora mesmo.

Acho nossa função importante para que seja oferecido um bom produto e haja a oferta de opções de versão dublada e legendada. Ao contrário de diversos países, principalmente os europeus, onde a dublagem é naturalizada e valorizada, no brasil existe um certo preconceito com a dublagem, mas ela é de extrema importância para o entendimento de diversos grupos, como crianças, deficientes visuais, etc, sem contar que há estudos que apontam que, ao ler legendas, diminuímos nosso campo de visão e perdemos cerca de 25% do que está acontecendo na tela. Então sou a favor de celebrarmos o direito de escolha, respeitando todas.

A dica pra quem se interessa pela área acho que é parecida com as dicas para qualquer área de interesse: se informar, entender como funciona, ver se realmente é o que você quer e estudar muito, ter paciência, perseverança e bom senso! No caso da dublagem em si, principalmente, não esquecer que é um trabalho de ator. Então é importante focar no estudo de interpretação, se sentir seguro enquanto artista e aí sim, aprender a técnica da dublagem.


Que delícia de conversa! Adoramos conhecer sobre a carreira da Natali e desejamos muito sucesso no ano que está por vir e em toda sua vida. Que possamos valorizar cada vez mais nossos artistas, principalmente no ramo da dublagem. Um beijo e obrigada pelo carinho, Natali!

Até a próxima,

Anna

Facebook do Blog

Instagram do Blog

E-mail para contato: blogsobretudocomelas@gmail.com

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!