Foto: Reprodução

O Auto da Compadecida: Cinemark exibirá versão remasterizada de clássico nacional

As sessões acontecerão às quintas, através do projeto TBT Cinemark, com apoio do Projeta Brasil

“Num sei, só sei que foi assim”. Há 22 anos, O Auto da Compadecida encantava o mundo com sua série cômica, trágica e envolvente. Baseada na história de mesmo nome do escritor Ariano Suassuna, publicada em 1955, o clássico filme dos anos 2000 ganhará uma versão remasterizada na rede de cinemas Cinemark. Em comemoração ao Dia do Cinema Nacional, celebrado no dia 19 de junho, as sessões acontecem sempre às quintas-feiras, apoiada pelo Projeta Brasil, ação realizada anualmente pela Rede com o objetivo de promover o cinema nacional. 

O objetivo do projeto é abrir espaço para clássicos do cinema e para filmes que marcaram época, incluindo os mais recentes. Dirigido por Guel Arraes, O Auto da Compadecida conta as aventuras de dois amigos, João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), dois jovens nordestinos que vivem dando golpes por aí para conseguirem sobreviver. Os dois enganam todas as pessoas, até que João Grilo é morto e pede ajuda a Nossa Senhora (Fernanda Montenegro) para se salvar. Com grande elenco, o filme é um dos queridinhos dos brasileiros por mostrar a dura realidade do povo nordestino, do cangaço, da seca no sertão e da vontade de um povo de se manter vivo e batalhando por dias melhores. 

O elenco escolhido pelo diretor Guel Arraes foi aprovado pelo autor da obra, Ariano Suassuna, que se encantou com a escolha, dizendo inclusive que Matheus Nachtergaele foi o melhor intérprete para João Grilo. Para ele, “sua atuação é impecável, pois consegue passar toda a esperteza do personagem, que luta contra o patriarcado rural, a burguesia urbana, a polícia, o cangaceiro, e até contra o diabo“. 

Sobre as demais atuações, Suassuna elegeu Fernanda Montenegro como melhor atriz do filme, pelo papel de Nossa Senhora.  “O rosto de Fernanda agora vai se juntar, na minha memória, ao de Socorro Raposo, a primeira atriz a interpretar o papel, no Recife, e que ainda hoje continua encenando, já somando oito anos ininterruptos”, disse. 

Foto: Reprodução/Na foto, Fernanda Montenegro caracterizada como Maria está sendo cumprimentada por Maurício Gonçalves, caracterizado como Jesus Cristo

Além de Matheus Nachtergaele, Selton Mello e Fernanda Montenegro, o elenco também conta com a presença ilustre de Denise Fraga (Dora), Virginia Cavendish (Rosinha), Luis Melo (Diabo), Diogo Vilela (Eurico), Marco Nanini (Cangaceiro), Maurício Gonçalves (Jesus Cristo), Lima Duarte (Bispo) e o eterno Rogério Cardoso (Padre João).

O filme foi campeão de bilheteria na época, atraindo mais de dois milhões de pessoas, tornando-se o filme brasileiro mais visto no país nos anos 2000. Ele também obteve sucesso em países da América do Sul, como Argentina, Chile e Venezuela. Em 2015, ele foi eleito pela ABRACCINE como um dos cem melhores filmes brasileiros de todos os tempos, alcançando a 63ª posição. O Auto também ganhou prêmios de melhor roteiro, melhor ator e melhor lançamento no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, criado pelo Ministério da Cultura

Foto: Reprodução/Na foto, a capa do filme O Auto da Compadecida

O Auto da Compadecida tem um lugar especial no coração dos brasileiros e, no mês em que comemoramos o Dia do Cinema Nacional, vamos presentear nossos clientes com a possibilidade de assisti-lo na tela grande através do TBT Cinemark. Estamos muito orgulhosos desse projeto, que faz com que o público possa matar a saudade de filmes icônicos com todo o conforto, segurança e tecnologia do cinema”, afirma Daniel Campos, Diretor de Marketing da Cinemark

Para tornar a experiência ainda melhor, o Cinemark vai presentear o cliente com um ingresso colecionável do filme escolhido. Todos os que completarem cinco ingressos colecionáveis ganharão uma surpresa. Lembrando que os cinemas estão seguindo todos os protocolos de segurança validados pelo Hhospital Albert Einstein. 

Não estamos sabendo lidar com essa notícia linda. O Auto da Compadecida é, com certeza, um marco na história da literatura e do cinema. 

Foto: Reprodução/Na foto, Matheus Nachtergaele, caracterizado como João Grilo

O que acharam da novidade? Entre nas redes sociais do EntretetizeiInsta, Face e Twitter – e conte para a gente.

*Crédito da foto de destaque: Reprodução

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!