Resenha | La Venganza de las Juanas: o quanto você acredita no poder do destino?

A nova produção da Netflix é uma novela mexicana condensada em 18 episódios, que conduz quem assiste a um caminho de mistério, suspense, descobertas e força feminina

La Venganza de las Juanas, em português A Vingança das Juanas, é a nova produção mexicana da Netflix, que nos transporta a um mundo de drama, suspense e romance. A série é uma adaptação da novela colombiana Las Juanas, de 1997, que também teve outra adaptação para a televisão mexicana em 2018, chamada Hijas de la Luna.

A série é exclusiva da Netflix e produzida pela Lemon Films (Monarca; Control Z). O roteiro, com colaboração de Alejandro Reyes, foi pensado por Jimena Romero, filha de Bernardo Romero, que criou a história para a televisão colombiana. Diferente da versão original, La Venganza de las Juanas tem um foco maior na visão das mulheres e nos envolve em seus dramas pessoais e profissionais.

“Coincidências não existem”

La Venganza de las Juanas é centrada na história de cinco mulheres que possuem a mesma marca de nascença, têm o mesmo primeiro nome e se hospedam ao mesmo tempo no mesmo hotel em Cancún. A partir do momento que se encontram, vão em busca do passado misterioso em que elas e suas mães estão envolvidas, para descobrirem o que mais têm em comum. 

Quando descobrem que são filhas de um político poderoso, as mulheres entram em uma teia de suspense, mistério, manipulação e mentiras que une o passado, o presente e muitas histórias. Elas contam ainda com apoio e ajuda, especialmente de um detetive e de um especialista em computadores, para recolher provas contra o homem e a família que fizeram mal a elas e às suas mães. 

Imagem das cinco Juanas conversando enquanto seu avô, Jorge Marroquín as observa desde uma varanda.
Fonte: Divulgação/Vogue

 

As cinco Juanas têm vidas e personalidades distintas, que são apresentadas paralelamente na série. Esse é um dos pontos ricos da produção, porque nos transporta e cria um sentimento de identificação com histórias de bondade, ilegalidade, dúvidas e construção de personalidade. Em vários momentos, é possível pensar: O que eu faria nesse caso? Eu seguiria o mesmo caminho de quem?”

Entre interesse por dinheiro, busca pela verdade, dúvidas e diferenças, as cinco mulheres se descobrem como irmãs e aprendem a conviver e se apoiar: Juana Manuela, Manny, (Zuria Vega) é dançarina em uma boate; Juana Valentina (Renata Notni) é uma jornalista investigativa; Juana Matilde (Juanita Arias) é uma cantora colombiana; Juana Caridad (Oka Giner) é uma noviça que cresceu no convento; e Juana Bautista (Sofía Engberg) é taróloga; respectivamente da esquerda para a direita na imagem abaixo:

As 5 Juanas lado a lado
Fonte: Divulgação/Netflix

 

Além delas, o elenco também conta com a atuação impecável de Carlos Ponce como Simón Marroquín, Fernando Becerril como Rogelio Marroquín, Iván Amozurrutia como Federico Marroquín, Mauricio Isaac como Victor, Ricky del Real como Daniel Roldán, Jorge Antonio Guerrero como Lorenzo, Verónica Merchant como Susana Bravo, entre outros. 

A nostalgia das novelas mexicanas

As histórias das cinco mulheres abrem leques para outros mistérios e trazem à tona um turbilhão de sentimentos sobre os mais diferentes temas. La Venganza de las Juanas é um suspense que fala sobre feminismo, sororidade, tráfico, corrupção, violência contra mulher, controle, resistência e aposta todas as fichas no poder do destino

A construção da série traz muito das novelas, em que várias histórias se desenvolvem paralelamente e se encontram em um ponto, geralmente no patriarca de uma família rica e influente. Além disso, muitos mistérios têm soluções previsíveis, mas isso não tira o brilho e o suspense dos 18 episódios que prendem do início ao fim.

Outro ponto que faz referência às novelas é a quantidade de episódios, para que a história comece e termine sem pontas soltas. La Venganza de las Juanas tem apenas uma temporada, mas poderia, tranquilamente, ser dividida em duas com menos episódios cada, já que acontece uma reviravolta que muda o rumo da história e encerra um ciclo

Fonte: Divulgação/Netflix

 

O final da primeira temporada responde às dúvidas que os episódios trouxeram e amarra as pontas dessa parte da história. Por outro lado, ele também apresenta mais mistérios, que levam a novas perguntas à espera de respostas em uma segunda temporada, que ainda não foi confirmada. 

Vale a pena assistir La Venganza de las Juanas?

A resposta é sim! Apesar de algumas informações se perderem pelo caminho e algumas tramas serem apresentadas e solucionadas apenas superficialmente, a série La Venganza de las Juanas é digna de maratona e nos guia em um caminho de descobertas junto com as protagonistas. 

A mistura de suspense, mistério e romance, com temas sensíveis e enredos diferentes entrelaçados, é um prato cheio para quem gosta de novelas mexicanas e produções latinoamericanas no geral. Além disso, é uma série que nos faz repensar julgamentos e nos relembra o poder do destino para unir pessoas e histórias. 

Assista ao trailer e adicione a série à sua lista na Netflix:

 

E aí, já viu ou vai correr pra assistir? Conta pra gente e acompanhe mais conteúdos sobre produções latinoamericanas nas redes sociais do Entretetizei: Insta, Face e Twitter.

 

*Crédito da foto de destaque: Divulgação/Tech News Brasil

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!