A animação que conta a história da Rapunzel completa 10 anos hoje (24)
Divertido, empolgante, cheio de humor, aventuras, romance e força feminina, Enrolados é um dos filmes mais queridos da Disney e hoje completa 10 anos!
Como todo e qualquer filme da Disney, o longa traz uma lição ou aprendizado para nos mostrar. E, para comemorar os 10 anos de Enrolados, citamos 10 coisas que aprendemos com Enrolados:
1: Não fique na sua zona de conforto
Rapunzel sonhava com o dia em que sairia da torre para conhecer o mundo, mas seu medo de enfrentar os obstáculos a impediu por muito tempo. Quando ela finalmente sai da torre, passa por várias dificuldades, mas percebe o quanto pode aprender com elas.
2: Nem todo mundo que está ao seu lado quer o seu bem, às vezes é só interesse
Gothel não amava Rapunzel, ela tinha apenas interesse pelos cabelos mágicos para se manter jovem e bonita para sempre. Assim como a relação da Gothel e da Rapunzel, existem muitas relações motivadas pelo interesse. Por isso, aqui vai um lembrete: cuidado com as pessoas com que você convive.
3: Não se subestime
Rapunzel é forte e determinada, mas cresceu achando que era frágil, indefesa, ingênua e que o mundo lá fora era assustador e cruel e, por isso, achava que não era capaz de se virar sozinha e precisaria sempre da proteção de Gothel. Ao sair da torre escondida, a protagonista sabe lidar muito bem com os problemas que vão aparecendo no caminho.
4: Acredite e apoie quem você ama
Flynn e os caras da taverna ajudam e apoiam Rapunzel a ir atrás do seu sonho, assim como ela induz e sugere que eles façam a mesma coisa. Muitas vezes ficamos com medo ou inseguros com o próximo passo, mas com o apoio dos nossos amigos e daqueles que nos amam, sempre conseguimos fazer aquilo que queremos com mais vontade e força.
5: Sempre existe uma luz no fim do túnel
Quando Rapunzel vivia sua aventuras fora da torre com o José Bezerra, em vários momentos ela encontra uma solução para os obstáculos em seu caminho. E mesmo quando ela achou que tudo estava perdido, ainda sobrou um pouco de poder dentro dela e ela conseguiu salvar a vida José. Tudo o que a gente precisa é olhar pros problemas com outros pontos de vista.
6: Relacionamentos tóxicos e abusivos
A relação de Gothel com a Rapunzel era extremamente tóxica. A “mãe” era absurdamente controladora e colocava medo na princesa, mostrando um relacionamento abusivo que busca o controle acima de tudo para conseguir seus objetivos.
Rapunzel acreditava que Gothel só queria o seu bem e, por isso, levou tempo para perceber a relação que tinham. Enrolados nos mostra as várias faces de um relacionamento abusivo. A manipulação mascarada de “cuidado e proteção” é feita de forma discreta e te faz acreditar que a pessoa está certa.
7: Siga os seus sonhos
Toda a trama é contada em volta do sonho da Rapunzel: ver as luzes flutuantes ou, como ela chamava, as “estrelas”. Ela persiste e passa por grandes aventuras para ter seu sonho realizado. O caminho pode ser longo e com obstáculos, mas não desista dos seus sonhos. Está na hora de ir buscar as suas estrelas.
8: O amor é maior que tudo
Flynn ajuda Rapunzel a realizar o seu sonho pra poder conseguir a coroa de volta. Com personalidades tão conflitantes, é de se esperar situações tão inesperadas e uma química entre os protagonistas, assim como um avanço na personalidade e interação que ambos têm com o mundo e consigo mesmos.
Ao cumprir sua palavra e devolver a tiara pro José, ele nega. A essa altura, ele não estava mais interessado na coroa, e sim nela. O que nos mostra que, às vezes, damos importância às coisas fúteis e não percebemos o que é realmente importante.
9: Nunca perca a esperança
Ainda sobre o amor ser maior que tudo, podemos ver em Enrolados como os pais da Rapunzel não perdem a esperança em um dia encontrar a filha, e em forma de homenageá-la, todo ano, no dia do seu aniversário, eles soltam as luzes flutuantes que são as “estrelas” que Rapunzel sonhava em ver, tornando o motivo pelo qual a princesa sai escondida da torre e descobre a quem são seus verdadeiros pais.
10: As aparências enganam
Durante todo o filme, podemos ver como os personagens aparentam ser aquilo que não são. A começar por Gothel, que na frente de Rapunzel demonstrava seu “amor, cuidado e proteção”, enquanto na verdade, ela só queria manter a menina por perto por conta da magia do seu cabelo.
Em contrapartida, os homens da taverna pareciam brutos, violentos e mau humorados. Mas cada um deles guardava um sonho dentro de si e nos mostraram um lado meigo, gentil e bondoso.
A determinação e força da Rapunzel é de inspirar qualquer um. Que tal rever o clássico que está fazendo 10 anos e aprender um pouco mais com as aventuras da princesa e seu cabelo mágico? Você pode assistir Enrolados no Disney+.
E para não perder nada do que acontece no mundo do entretenimento, segue a gente lá no perfil do Entretetizei no instagram e no twitter.