Neste 27 de novembro, a animação que conquistou o mundo comemora seu 10º aniversário
Frozen: Uma Aventura Congelante foi lançado nos Estados Unidos no dia 27 de novembro de 2013 e foi um sucesso logo de cara. A história das duas irmãs, do boneco de neve falante e de um inverno eterno cativou o coração do público (e grudou Let It Go na cabeça de todo mundo).
Para celebrar a data, a Disney acaba de lançar a Coleção Frozen, além de uma seleção de filmes e curtas-metragens da franquia disponíveis no Disney+. Agora, prepare-se e leia algumas curiosidades surpreendentes sobre o filme:
Inspiração veio de um conto de Hans Christian Andersen
O enredo de Frozen: Uma Aventura Congelante foi inspirado no conto A Rainha da Neve, do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, publicado pela primeira vez em 1845.
Castelo de Arendelle foi projetado com base em dois castelos reais na Noruega
Ao pesquisar locações para dar vida à história, o diretor de arte Mike Giaimo e sua equipe viajaram para a Noruega, onde aprenderam sobre a arquitetura, cultura e mitologias locais. A produção também visitou dois castelos: Akershus, na cidade de Oslo, e o palácio real Stiftsgården, na cidade de Trondheim.
Rapunzel e Flynn Rider participam da coroação de Elsa
Muitos fãs já conhecem essa curiosidade, mas, durante as cenas da canção Uma Vez Na Eternidade, podemos ver Rapunzel e Flynn Rider, as estrelas do filme Enrolados (2010) no meio da multidão.
Os cineastas convocaram um especialista para aprender a fazer flocos animados perfeitos
Para deixar a magia gelada da Elsa extremamente real, os cineastas convocaram Thomas Painter, um cientista do Laboratório de Propulsão a Jato de Pasadena conhecido como “Dr. Snow”. Seu conhecimento de flocos de neve no nível molecular auxiliou para a construção dos cenários nevados.
O título de uma das canções veio de uma frase espontânea na sala dos escritores
Sem dúvidas, Uma Vez Na Eternidade é uma das músicas mais populares. O título em inglês da canção (For The First Time in Forever) surgiu no meio de uma conversa na sala dos roteiristas. Alguém disse a frase “Uma vez na eternidade”, e chamou a atenção de Chris Montan, presidente da Walt Disney Music na época.
“Eu imediatamente pensei: ‘É isso! Essa é a música da Anna!’ Foi um daqueles momentos de inspiração. Finalmente, e como nunca antes, serei livre. Talvez você conheça alguém. Talvez eu viva a minha vida. Foi realmente emocionante“, diz Montan.
Tecnologia de ponta foi usada para animar Olaf
Um software chamado Spaces foi criado unicamente para que os artistas pudessem desconstruir e reconstruir Olaf, o simpático boneco de neve de Anna e Elsa. Segundo o co-diretor do filme, Chris Buck, o personagem era como uma caixa de brinquedo para a equipe de animadores.
“Ele é composto por três bolas de neve que podem ser separadas e colocadas juntas novamente em diferentes formas. Seus olhos podem ser movidos para frente e para trás, seu nariz pode ser puxado para fora, colocado de volta, enfiado. Seus braços de pau saltam. Os animadores podiam fazer o que quisessem com ele.”
O visual de Elsa foi criado com o conselho de um estilista renomado
Foi o renomado estilista de penteados, Danilo, que alcançou o visual icônico de Elsa depois que ela foge do reino. O profissional experimentou inúmeros looks para a protagonista até chegar ao penteado que conhecemos hoje. Com 420 mil fios, Elsa possui quatro vezes mais a quantidade de cabelo de uma pessoa média.
O personagem de Kristoff é inspirado em um grupo indígena no norte da Noruega
O grupo de produção elaborou o personagem Kristoff inspirando-se nos membros do povo Sami, uma comunidade indígena no extremo norte do país. Os Sami são reconhecidos por sua tradição de criar renas, o que justifica a amizade íntima de Kristoff com uma rena.
Para animar Anna, a supervisora de animação filmou a si mesma
Becky Bresee, a supervisora de animação responsável pela direção da animação de Anna, empregou uma ferramenta habitual em seu processo criativo para alcançar representações genuinamente humanas: ela mesma. Bresee explica: “em vez de esboçar, gravo-me encenando uma cena. Costumo me filmar dezenas de vezes para ter a performance que quero, embora quase sempre acabe voltando à minha primeira versão porque é a mais autêntica.”
Sven, a rena de Kristoff, quase se chamou Thor
Durante o processo de criação do personagem Sven, a encantadora rena de Kristoff, os cineastas inicialmente a chamaram de Thor. No entanto, optaram por alterar o nome devido à súbita popularidade que o Deus do Trovão, Thor, conquistou no Universo Cinematográfico Marvel.
E você, conhecia essas curiosidades? Conte nas redes sociais do Entretetizei! Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: Disney