Cultura e entretenimento num só lugar!

11 anos sem Michael Jackson: uma reflexão de fã

O incrível legado deixado pelo Rei do POP, que soube ser um artista completo

Uma matéria feita por um fã de verdade

Aqui estamos nós em mais um dia 25 de junho, dia esse que nunca será esquecido, pois, há exatos 11 anos atrás, recebíamos uma notícia difícil de digerir. A notícia da morte do maior astro pop que o mundo já viu: Michael Jackson.

(Divulgação: Jornal Extra)

Não precisa ser fã do mundo pop para saber que o nome de Michael Jackson foi e sempre será um nome com muita força no mundo da música pop e do entretenimento, e, (independente de polêmicas), também na mídia mundial, pois o seu talento para cantar e dançar sempre foi inegável aos olhos de todos.

O grande diferencial do astro era justamente o fato de que ele não só cantava e dançava, mas sim, encantava no palco. E o melhor: de um jeito totalmente original. Michael conseguiu criar um modo único de se apresentar, e também de se vestir. Como se essas coisas não bastassem, ele também criou um modo até então pouco explorado pelos artistas nos anos 80, que era o de fazer videoclipes extraordinários. Ponto para Michael, que uma teve uma visão a frente de seu tempo, e produziu “Thriller”, o videoclipe mais bem sucedido da história da música.

(Divulgação: Rádio Atlântida)

Naquela época, os artistas não davam o devido valor em se produzir um videoclipe que prendesse o telespectador em frente à tv e que consequentemente, ajudasse a vender as músicas. Michael enxergou essa necessidade e criou o que ele não gostava de chamar de clipe, mas de filme mesmo. A obra que conta com zumbis dançarinos, coreografia apaixonante e muito mistério, que encantou milhões de pessoas ao redor do mundo, tem 14 minutos sensacionais, que “passam voando” diante dos nossos olhos, de tão mágico que é. É impossível assistir a este videoclipe e não se lembrar dos passos, e principalmente, tentar reproduzir, (mesmo que muitos falhem miseravelmente, assim como eu hahahahahahahaha).

Hoje, não é difícil encontrar um artista pop que canta, dança, se veste muito bem e que produz videoclipes memoráveis. Porém, o artista que deu o pontapé inicial em todos esses requisitos essenciais para um artista em geral foi Michael, e não só isso. Como disse anteriormente, ele criou um jeito totalmente original de fazer.  Ou seja, muitos podem tentar fazer parecido o que foi estabelecido por Michael Jackson, mas não adianta. A marca dele já foi deixada na história da música pop. Não tem como querer fazer parecido com o que ele fez e passar despercebido. Todos saberão que aquela dança, roupa ou videoclipe foi inspirado em Michael Jackson. Todo o sucesso que conquistou foi merecido, pois sempre se mostrou um astro disciplinado desde pequeno. Quando criança, antes de entrar no palco para mais uma de suas apresentações com o Jackson Five, ele observava da coxia as performances de grandes cantores de sua época, como James Brown e Jackie Wilson, por exemplo. Aperfeiçoou o que aprendeu e criou um jeito Michael Jackson de brilhar.

O que falar da voz do astro? Algo quase que angelical, que prende a atenção de todos que ouvem, em um timbre inconfundível. Um dom dado por Deus, mas muito bem trabalhado por ele. Quando citamos a dança, é impossível não se lembrar de suas performances lendárias, como por exemplo, em “Billie Jean”. Ele simplesmente “anda para trás” no passo chamado Moonwalk. Sem dúvidas você já viu esse passo e com certeza já tentou imitar em casa!

(Divulgação: Noize)

Nessa apresentação, o mesmo usa uma jaqueta de lantejoulas, calça curta, meias brancas, luva em apenas uma das mãos e um chapéu. Um figurino que podia parecer normal para qualquer cantor, mas não para Michael Jackson. Ele soube eternizar esse figurino, que, aliado a essa música, trouxe aos espectadores de todo o mundo momentos muito especiais. Afinal, não é só vestir a roupa, e sim, saber como usá-la e encantar a todos com o seu desempenho.

O mistério todo já começa no início da apresentação. Michael entra no palco com uma maleta, e tira dela a jaqueta de lantejoulas, em seguida o chapéu de espião e a luva brilhante, que prendem a atenção dos espectadores. Ainda sem a música, Michael coloca primeiro a jaqueta, depois o chapéu, e por último a luva. Se posiciona no palco, e antes das primeiras batidas da canção, tira o chapéu e o coloca novamente, de uma forma que só ele sabe fazer. E aí a magia começa. Não preciso dizer que a essa altura, o público já estava quase morto de tanto gritar (com certeza não era pra menos).  Enquanto o astro movimenta a mão durante a performance, é impossível parar de olhar para a luva. O chapéu e a jaqueta são os seus aliados durante a apresentação. As meias brancas com a calça “pescando siri” somam-se a magia durante os seus passos inconfundíveis. Esse é apenas um exemplo da importância da música e performance aliadas a um figurino pra lá de marcante. Michael conseguiu eternizar este momento, que sem dúvidas será lembrado para sempre.

Ainda falando de “Billie Jean”, a música encantou antes mesmo das apresentações ao vivo. O videoclipe da música também foi um sucesso, mas é importante frisar que a MTV se recusou a exibir o clipe (pois quase não exibia videoclipes de artistas negros em sua programação), porém, o sucesso foi tão grande, que o presidente da CBS records ameaçou tirar todos os videoclipes de seus artistas do ar caso a emissora não o exibisse. Não deu outra. O clipe foi exibido, trazendo mais sucesso e visibilidade para Michael e também para a MTV. Sem sombra de dúvidas, é uma vergonha falarmos que a emissora quase não exibia clipes de artistas negros, (como se isso definisse talento ou nível de importância), mas de fato acontecia, e Jackson quebrou essa barreira!

Ao longo de sua carreira, mais videoclipes, performances e passos icônicos foram criados e ele foi se destacando a cada dia mais na história da música pop, claro, com muito estilo. Como esquecer do videoclipe de “Black our White”, que usou de uma tecnologia de ponta para a época? Do famoso passo “The Lean” em que o astro se inclina a incríveis 45 graus para frente durante a apresentação ao vivo, graças a parafusos que se encaixavam em seus sapatos? (Só de ter tido essa ideia ele já merecia um prêmio)! Da incrível apresentação no intervalo do Superbowl em 1993, no qual a audiência foi tão grande que a partir dali outros artistas de grande porte passaram a se apresentar neste grande evento? Sim, mais uma vez, foi ele o pioneiro.

Não poderia terminar esse texto sem antes mencionar uma coisa (entre muitas outras) que me impressiona no visionário Michael Jackson. Hoje em dia, é normal vermos artistas em apresentações ao vivo utilizando da tecnologia das luzes de LED em suas roupas. Michael já tinha feito isso, em 1988. Isso mesmo que você leu, em 1988.

Obviamente, a tecnologia não era a mesma dos dias de hoje, mas ele “deu o seu jeito”. A jaqueta vermelha de “Thriller” simplesmente brilhava ao final das apresentações da canção na “Bad Tour”. Não era LED ainda, mas com certeza encantou a todos que viram tamanha tecnologia para a época, e me encanta até hoje quando assisto a essa performance pelo youtube. Meu Deus, como ele pôde ter tido uma ideia tão a frente do tempo dele em pleno anos 80? Não pensem que foi fácil. Durante as apresentações da canção, ele dançava usando a jaqueta que pesava mais de 7 quilos, devido às parafernálias e iluminação interna acopladas a ela para fazê-la brilhar. Não existem palavras que possam descrever tamanha visão e entrega de um artista no palco.

Encerro esse texto agradecendo a Michael Jackson por tudo o que ele fez pela história da música pop e por todas as barreiras que quebrou. Um verdadeiro mito que sabia que era mito, a ponto de criar uma Terra do Nunca pra morar. Um mito humilde e amoroso, que doou milhões para a caridade, e que amava os seus fãs.

Confira abaixo um documentário especial feito por um fã apaixonado pelo Rei de Pop – Por Danilo dos Anjos:

Vida longa a Michael Jackson!

Até a próxima!

Nossas Redes Sociais:

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!