Foto: reprodução/Instagram @bienaldolivrosp

11 dicas de sobrevivência para a Bienal do Livro

O evento mais esperado pelos leitores finalmente chegou e, para aproveitá-lo ao máximo, confira as dicas que preparamos

A 27ª Bienal do Livro de São Paulo acontecerá entre os dias 6 e 15 de setembro. Maior festival literário em território nacional, é o evento mais esperado pelos leitores. Além de encontrar uma enorme variedade de livros à venda, os visitantes ainda têm a oportunidade de conhecer e interagir com seus autores favoritos, celebridades e criadores de conteúdo. 

É justamente por ser um grande festival que é preciso se preparar, ainda mais se estiver indo pela primeira vez. Levar uma lista de livros desejados é importante, mas pensar em questões como alimentação, transporte e vestimenta é igualmente necessário para um aproveitamento total do evento.

Para ajudar os bienalers de primeira viagem, o Clube do Entretetizei reuniu algumas dicas de sobrevivência para a Bienal do Livro. Confira!

Programe-se para os eventos do dia
Foto: reprodução/Instagram @bienaldolivrosp

A Bienal oferece palestras, sessões de autógrafos, encontros com fãs e muitas outras atividades. Para não perder nenhum evento, monte um cronograma com horários e locais. A programação pode ser acessada no site oficial, mas é bom ficar de olho nas redes sociais das editoras também, uma vez que elas promovem seus próprios encontros nos estandes.

Como chegar

Este ano, a Bienal será no Distrito Anhembi. Para quem deseja economizar, a organização oferece um serviço de transporte gratuito, saindo da estação de metrô Portuguesa-Tietê.

Leve a sua mala

Caso queira comprar muitos livros ou levar alguns de casa para autografar, não hesite em levar uma mala de viagens, aquela de rodinhas mesmo.

É uma opção para não carregar peso nas costas e para ter mais liberdade ao passear pelo complexo, que é enorme. Uma mochila grande também é uma aliada se a ideia for adquirir muitas obras. 

Não esqueça da água e do lanchinho

No evento, existem várias alternativas de alimentação. No entanto, os preços podem ser elevados e as filas extensas. Levar a sua própria garrafa de água é imprescindível, além de um lanche saudável para aguentar as várias horas de Bienal. 

Prepare a sua wishlist e pesquise os preços
Foto: reprodução/Instagram @bienaldolivrosp

É bem fácil se deslumbrar com a quantidade interminável de livros, então não esqueça de fazer a sua wishlist para não esquecer nada. Porém, vale destacar que nem todos os títulos estarão em promoção, por isso comparar os preços antes de chegar é uma forma de economizar.

Fique atento às redes sociais das editoras
Foto: reprodução/Instagram @bienaldolivrosp

Cada editora é responsável pelo seu próprio evento. Ficar de olho nas redes sociais das suas editoras favoritas é uma maneira de descobrir novos eventos e sessões de autógrafos. Além disso, elas ainda compartilham promoções exclusivas e sorteios para quem está na Bienal.

Vá com roupas e sapatos confortáveis

O espaço no qual acontece a Bienal é gigantesco. Desse modo, filas longas e horas de caminhada são características do festival. A fim de não maltratar seus pés, vá com um par de tênis confortável e roupas leves para não passar sufoco.

O tempo de São Paulo é imprevisível, então mesmo que esteja calor, é uma boa levar um casaquinho para os momentos em que estiver parado.

Esbalde-se com os brindes e marcadores

Muitas pessoas esquecem dos brindes na hora de comprar livros. Mas é uma ótima opção para levar um suvenir para casa, então aproveite! Alguns são entregues após a compra de um produto, mas é possível encontrar diversos marcadores espalhados pelos estandes.

Compre o seu ingresso com antecedência

Para não perder tempo em filas, compre o seu ingresso antes pelo site. Lembre-se que a Bienal recebe milhares de pessoas diariamente, então essa poupança de tempo é muito bem-vinda. 

Aproveite para conhecer novos autores

A possibilidade de conhecer nossos autores favoritos de longe é uma das melhores partes da Bienal. Porém, existe a oportunidade de conhecer novos escritores e livros incríveis, principalmente de editoras independentes que não estão no mainstream. Assim é possível aumentar a sua bagagem cultural e entrar em contato com artistas independentes.

Chegue cedo

A tarde e a noite são os períodos de maior lotação na Bienal, especialmente nos fins de semana e feriados. Nesses dias, o número de pessoas é tão grande que fica até difícil caminhar ou entrar em alguns estandes. Chegar antes mesmo da abertura faz toda a diferença para aproveitar o evento ao máximo.

Está animado(a) para a Bienal? Conte nas redes sociais do Entretetizei – Instagram, Facebook e X – e nos siga para mais conteúdos sobre livros e entretenimento.

Leia também: 

+ Bienal do Livro Rio registra maior interesse de expositores

+ Bienal do Livro Rio será em junho de 2025

 

Texto revisado por Angela Maziero Santana

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!