Os nomes artísticos dos idols de K-pop muitas vezes revelam mais do que apenas um pseudônimo – eles carregam simbolismos e significados profundos, refletindo a personalidade ou o papel do artista
Desde o início dos tempos, ou melhor, desde os anos 80, temos sido presenteados com idols de K-pop que nos deslumbram com seu talento, nos encantam com suas personalidades e, às vezes, nos intrigam com seus nomes artísticos.
Os nomes artísticos são uma tradição divertida do K-pop, onde os artistas adotam um pseudônimo que acrescenta uma dimensão extra à forma como os vemos. É ainda mais interessante quando um idol revela diferentes lados de si mesmo por meio de diferentes nomes! Muitas vezes, os nomes artísticos são simples e diretos, mas, em alguns casos, possuem significados ocultos que não são óbvios à primeira vista. Dá só uma olhada nos melhores nomes (em ordem aleatória, viu?!):
J-Hope do BTS
J-Hope é um nome artístico fofo que brinca com o verdadeiro nome de Hobi, Jung Hoseok. Mas também há um significado simbólico, inspirado no mito grego da Caixa de Pandora. De acordo com o mito, após todos os males do mundo escaparem da caixa, o que permaneceu foi a esperança. É a escolha perfeita para alguém que está sempre transmitindo esperança e encorajamento aos seus companheiros de grupo.
Solar do MAMAMOO
O nome verdadeiro de Solar, Kim Yong Sun, foi a inspiração para seu nome artístico. Solar vem do significado em inglês da última sílaba de seu nome, Sun, que significa sol. Mas há outro significado também: Solar pode representar duas notas da famosa escala musical de solfejo. O que vem depois de dó-ré-mi? Sol-(la-r)!
The8 do SEVENTEEN
Quantos idols incluem um número real em seus nomes? Um dos melhores dançarinos do SEVENTEEN, Xu Minghao, usa o nome artístico The8. O número oito é considerado um número da sorte na cultura chinesa, e Minghao é chinês. Além disso, se você virar o número 8 de lado, ele se transforma no símbolo do infinito, um toque oculto bem interessante.
Haechan do NCT
No início de sua carreira, Haechan promovia usando seu nome verdadeiro, Donghyuck, então foi uma surpresa para os NCTzens quando ele debutou como Haechan. O nome foi dado a ele pelo próprio fundador da SM Entertainment, Lee Soo Man. Haechan significa “brilhar intensamente e com retidão”, uma descrição perfeita para essa verdadeira fonte de luz!
AGUST D (Suga) do BTS
Min Yoongi, também conhecido como Suga do BTS, se reinventou como Agust D ao lançar sua mixtape em 2016. O nome é cheio de significado: Agus é Suga ao contrário, enquanto T e D representam o antigo grupo de rap de Suga, chamado D-Town, em homenagem a Daegu, sua cidade natal. Além disso, a palavra inglesa august, que soa de forma semelhante, significa impressionante e respeitado, algo que Suga sempre é!
Sulli (1994-2019)
Nossa eterna Sulli, cujo nome verdadeiro é Choi Jin Ri, não era muito fã de seu nome artístico quando debutou, mas felizmente passou a amá-lo com o tempo, o que a fez mantê-lo mesmo após sair de seu antigo grupo, f(x). Sul vem do caractere chinês que significa neve, enquanto Li é derivado do caractere que significa flor de pêra. Não combinava perfeitamente com ela?
Suho do EXO
O líder do EXO, Kim Joon Myun, tem um nome artístico incrivelmente apropriado. O nome Suho também é o verbo coreano que significa “proteger (como um guardião)”. Ele combina perfeitamente com o papel de Suho no grupo, além de sua aura geral como um dos líderes mais responsáveis, trabalhadores e adoravelmente “pai” do K-pop.
S.Coups do SEVENTEEN
S.Coups é um jogo de palavras inteligente, usando o verdadeiro nome do líder do SEVENTEEN, Choi Seung Cheol. O “S” representa Seung, enquanto “Coups” tira o “C” de seu nome real e também é uma abreviação de “coup d’état“, uma frase francesa que implica uma vitória em grande escala. É um nome poderoso e espirituoso para um rapper talentoso e cheio de energia.
HA:TFELT
Park Ye Eun, que foi membro do icônico grupo feminino da JYP Entertainment, Wonder Girls, agora é uma artista solo com o nome de HA:TFELT. O nome representa sua nova identidade como produtora e compositora. Ele é pronunciado como a palavra “heartfelt” (do fundo do coração), e o “HA:T” tem um duplo significado de “coração” e “quente”, o que expressa de forma elegante dois aspectos de sua música.
BamBam do GOT7
Surpreendentemente, o nome artístico de BamBam também é o nome que ele usa na vida real. Nascido Kunpimook Bhuwakul, ele também usa o nome BamBam desde a infância – na Tailândia, as pessoas costumam adotar um segundo nome, pois seus nomes dados podem ser bastante longos. Conhecido por muitos como o pequeno, mas poderoso personagem do desenho animado “Os Flintstones”, o nome adorável de BamBam combina perfeitamente com ele!
Onew do SHINee
Outro idol que recebeu seu nome artístico do gênio da SM, Lee Soo Man, foi Onew (nome verdadeiro Lee Jinki). O nome, escolhido por sua personalidade calorosa e gentil, além de sua voz suave e melodiosa, é uma palavra que significa “suave, gentil e pacífico”. Onew também é apelidado de Dubu, a palavra coreana para tofu, que é macio e delicado, assim como ele!
LE do EXID
Não é surpresa que a talentosa rapper/produtora do EXID, LE, tenha sido parte de um grupo de hip hop underground, conhecido como Jiggy Fellaz. Seu nome artístico na época era Elly – ela mudou a grafia, mas manteve a pronúncia para seu nome artístico no EXID, como uma lembrança de suas origens. O nome verdadeiro de LE é Ahn Hyo Jin.
Quais desses nomes é o seu favorito? Conte pra gente e nos siga nas redes sociais do Entretetizei — Facebook, Instagram e X — para mais novidades sobre a cultura asiática.
Texto revisado por Layanne Rezende