Conheça algumas das autoras do estado de São Paulo que impactaram o país com sua escrita forte e real
A literatura nacional é recheada de livros incríveis, ainda mais sendo o Brasil um país tão diverso, e, justamente por isso, hoje selecionamos 15 mulheres incríveis, cuja escrita tem feito a diferença. Essas escritoras fizeram suas palavras saírem de São Paulo e ganharem o mundo. Na nossa lista, você confere desde autoras da década de 30, até as contemporâneas.
Vamos começar com a amizade icônica que durou meio século:
- Lygia Fagundes Telles e Hilda Hilst: a amizade das duas se iniciou em 1949, quando se conheceram, e elas mantiveram a amizade por mais de 50 anos, até a morte de Hilda em 2004. Ambas tiveram um papel importantíssimo na literatura nacional, e marcaram o mundo por meio de suas palavras, colocando a sensibilidade e a crueza do viver em forma física, transbordando o limite do falar e do sentir.
- Aline Bei: a autora best-seller possui livros extremamente importantes como O Peso do Pássaro Morto e Pequena Coreografia do Adeus. Aline é formada em Letras pela PUC-SP. Nasceu em 1987, e ganhou prêmios como o Prêmio Toca e o Prêmio São Paulo de Literatura e chegou a ser finalista do Prêmio Rio de Literatura.
- Ray Tavares: a escritora é ariana, formada em Gestão Pública pela USP, e começou a escrever no wattpad, fazendo fanfics das bandas que gostava. Suas histórias on-line tiveram mais de 4 milhões de visualizações. Hoje, ela já tem vários livros físicos e e-books publicados, além de um audiobook de suspense. Seu trabalho cativa diariamente centenas de pessoas.
- Mariana Salomão Carrara: defensora pública nascida em 1986, formada em Direito pela USP, autora de diversas obras incríveis como Se Deus me Chamar não Vou e É Sempre a Hora da Nossa Morte Amém. Mariana já ganhou diversos prêmios literários como Josué Guimarães, Felippe D’Oliveira, Sinecol e Off-Flip, e também é escritora de um livro de contos chamado Delicada Uma de Nós.
- Larissa Siriani: nascida em 1992, e formada em Cinema, Larissa é poliamorista, pole dancer e podcaster. Possui diversos livros publicados, tendo publicado pela primeira vez aos 17 anos, de modo independente, e suas obras vão desde romances de época até fantasias sobrenaturais.
- Djamila Ribeiro: colunista na Folha de S. Paulo, mestre em Filosofia Política pela UNIFESP e nascida em Santos na década de 80, ela é Professora na PUC-SP. Além de escritora, Djamila também é ativista muito engajada nas lutas pelos direitos e defesa de mulheres e negros.
- Heloísa Buarque de Hollanda: grande estudiosa de gênero da atualidade, Heloísa nasceu em 1939 na cidade de Ribeirão Preto. Ela é mestre e doutora em Literatura Brasileira pela UFRJ, onde atualmente é professora de Teoria Crítica, possui diversos livros importantes publicados, além de ser organizadora de outros.
- Babi A. Sette: nascida em setembro de 1978, Babi é uma das principais escritoras brasileiras de romance de época da atualidade. Formada em Comunicação Social, a autora já emocionou milhares de pessoas com suas histórias cheias de emoção, impactando a literatura nacional contemporânea.
- Sueli Carneiro: doutora em Filosofia pela USP, nascida na década de 50, e fundadora do movimento GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra. Sueli é uma das grandes pensadoras atuais do feminismo negro no Brasil, sendo uma ativista muito engajada, e já tendo até ganhado o Diploma Bertha Lutz.
- Tati Bernardi: a escritora e roteirista nascida em 1979 é muito conhecida pela sua escrita, é autora do livro Depois a louca sou eu, que foi adaptado para o cinema e protagonizado por Débora Falabella. Atualmente ela é colunista da Folha, além de produzir podcasts, e tem vários livros publicados.
- Nana Queiroz: jornalista com livros muito importantes publicados, como Presos que menstruam e Eu, travesti: Memória de Luísa Marilac(do qual foi co-autora junto com a própria Luísa). Além de escritora, Nana também é ativista pelo direito das mulheres, e foi fundadora do Movimento Eu Não Mereço Ser Estuprada.
- Pagu: Patrícia Rehder Galvão foi uma importante artista brasileira que marcou sua época, nascida em São João da Boa Vista. Ela fez parte do movimento modernista brasileiro, que impactou fortemente a forma nacional de fazer arte, além de jornalista, Pagu também fez trabalhos incríveis como desenhista.
- Ruth Rocha: nascida em março de 1931, e formada em Sociologia Política, ela é membro da Academia Paulista de Letras. Autora nacional incrível de histórias infantis, tendo ganhado diversos prêmios como Prêmio Jabuti e Prêmio ABL de Literatura Juvenil.
- Carina Rissi: autora best-seller, com livros publicados em vários países como Itália, Ucrânia e Itália, Carina é uma escritora muito completa, com obras que vão desde viagens no tempo direto para o século XIX, até romances contemporâneos. Atualmente, existe um livro dela sendo adaptado para se tornar série da HBO Max, a história é um romance divertido chamado No mundo da Luna.
Você já conhecia todas essas escritoras? Conta pra gente aqui, e se quiser acompanhar mais notícias sobre entretenimento, acompanhe o Entretê no Insta, Face e no Twitter, vamos te deixar por dentro de todas as novidades!*Crédito da foto de destaque: divulgação/Entretetizei