A 2ª Bienal Black Brazil Art abre suas inscrições até o dia 30 de Outubro e tem formato online para facilitar o acesso de todos os públicos
O tema da Bienal Black Brazil Art deste ano é Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino: Representação Visual e Afetiva e cada participante, individual ou em coletivo, tem direito de inscrever até dois trabalhos, em até duas categorias, que concorrerão aos prêmios previstos no regulamento.
As inscrições estão abertas até o dia 30 de Outubro para artistas contemporâneos individuais e coletivos, inéditos ou recentes, que abordam narrativas com recortes do universo proposto. Os valores variam de R$ 45,00 para artista individual e R$ 85,00 para coletivo e artes em pintura, escultura, fotografia, instalação, têxtil, videoarte e todos os tipos imagináveis são aceitos, mas a preferência é para trabalhos digitais.
A 2ª Bienal Black Brazil Art terá uma exposição numa galeria virtual de interação com os visitantes, e para os artistas da categoria performance, que não seja vídeo , deverão se apresentar ao vivo na plataforma Zoom.
Patrícia Brito, curadora independente, museóloga, pesquisadora e gestora cultural, foi a idealizadora geral da primeira Bienal Black Brazil Art e coordenou o preparatório Arte Sem Fronteiras (Bienal Black) e a Residência Artística Virtual Compartilhada com o Colectivo de Estudios Afrolatinoamericano da UDELAR, e agora usa todo o seu talento, e currículo (vários prêmios nacionais e internacionais – entre eles o Ford Foundation Art Residence Equity e o Prêmio Baobá – todos com a linguagem do recorte racial nas artes. Formada em história e museologia, é membro da Association of Art Museum Curators (AAMC) em Nova Iorque), para afirmar:
“A Black Brazil Art acredita fortemente que o mundo da arte deve ser apoiado, incentivado e conectado além dos limites das barreiras geográficas. Esta segunda edição nos cria estímulo para o pensamento de um mundo mais coeso, compartilhável e onde mulheres tenham direitos e oportunidades semelhantes aos homens.”
Você encontra a Bienal Black pelas redes sociais do projeto:
Site oficial: blackbrazilart.com.br | Facebook: /BlackBrazilArt
Instagram: @bienalblackbrazilart | Twitter: @blackbrasilart | YouTube: /BlackBrazilArt
E o regulamento também está disponível para leitura, pelo link: blackbrazilart.com.br/2bienalblack.
Artistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil há mais de cinco anos podem apresentar seus trabalhos, projetos de pesquisa ou curatorial, e os jurados são brasileiros e estrangeiros, tudo de forma digital e de fácil acesso para todos os tipos de público.
Você vai se inscrever ou vai só acompanhar o conteúdo dessa vez? Quais outros eventos você curte ver por aqui? Fala para gente aqui nos comentários ou lá em nossas redes sociais: Twitter, Insta e Face.
*Crédito da foto de destaque: Estou Aqui, de Susan Mendes (@susan_mendes)