Uma das figuras mais famosas do Brasil, Dr. Drauzio Varella, é conhecido pela sua atuação como médico, com participações em programas de televisão e explicações em seu site e canal do Youtube.
O que nem todo mundo sabe é que este paulistano, nascido em 1943, tem uma longa carreira de escritor, com livros em que, apesar de utilizar a medicina como pano de fundo, relatam suas diversas experiências usando uma linguagem leve, seja sobre o tempo em que atendeu detentos, até correr uma maratona em Nova York.
E para espalhar, ainda mais, o poder da escrita do Dr. Drauzio, o Entretê selecionou três livros do autor, os quais vão te fazer entrar em um mundo que talvez você nem imaginava existir.
Correr (2015)
Créditos da Imagem: Companhia das Letras
Curioso descobrir que Drauzio, além de médico, escritor, voluntário e estrela da TV, ainda tem um adjetivo muito específico: maratonista.
Mas não se engane, Correr vai além do papo de quem corre por horas e horas. Na obra, Drauzio explica como largou o sedentarismo, a importância da atividade física e mostra que nem sempre é fácil sair do sofá.
O livro além de contar, brevemente, a história das corridas de rua, relata sobre o desafio de correr sua primeira maratona e mostra o poder do esporte para pessoas normais.
Cabe finalizar falando que em 2022 Dr. Drauzio foi o atleta mais velho, 79 anos, a correr as seis maiores maratonas do mundo: Nova York, Chicago, Berlim, Boston, Londres e Tóquio. Um feito que foi divulgado nas mídias do mundo inteiro.
Impossível não admirar o Dr. Drauzio!
A Teoria das Janelas Quebradas (2010)
Créditos da Imagem: Companhia das Letras
A Teoria das Janelas Quebradas reúne crônicas publicadas pelo médico, na Folha, ao longo de dez anos.
Personagens diversos são utilizados para expor as mazelas vividas pela população brasileira, e os assuntos variam desde histórias engraçadas de adultério, reflexões sobre crimes, questões sociais e corrupção; sempre utilizando sua narrativa curta e simples… característica sempre presente nos textos do autor.
Estação Carandiru (1999)
Créditos da Imagem: Companhia das Letras
O livro que mostrou Drauzio para o Brasil é uma obra-prima e ganhou o Prêmio Jabuti (2000) de Livro do Ano.
Estação Carandiru relata dez anos de atendimento voluntário feito pelo médico na sua passagem pela Casa de Detenção de São Paulo, conhecido como Carandiru, até então o maior presídio do Brasil.
A histórias de seus detentos nos fazem mergulhar em um mundo completamente diferente do que vivemos: a realidade, seus dramas, a organização do sistema carcerário e aplicação de um código penal não escrito entre os detentos.
A obra, que virou um filme de grande sucesso, também mostra o trabalho realizado pelo médico no combate da disseminação do vírus da AIDS, à medida que o autor foi um dos primeiros a discutir o assunto no país.
Uma leitura de histórias duras, mas essenciais para entender o Brasil e a vida em sociedade.
Agora conta para a gente! Você já leu alguma obra do querido Dr. Drauzio? Que tal escolher um desses para começar ainda esta semana? Não se esqueça de acompanhar o Entretê nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter), para não perder outras matérias sobre literatura e entretenimento.
*Crédito da foto de destaque: Reprodução/Uol
Leia mais: 3 livros do Stephen King para quem não gosta de terror