Imagem com o logo da TV Globo ao lado do número 6, formando o próximo aniversário da emissora: 60. Abaixo está escrito: anos.
Imagem: reprodução/Rede Globo

Os 59 anos da Globo: curiosidades sobre a maior rede de televisão da América Latina

A segunda maior emissora do mundo fez aniversário em 26 de abril

Com quase 60 anos no ar, a TV do plin-plin celebra seu 59º aniversário com diversas novidades este ano. Fundada em 26 de abril de 1965, por Roberto Marinho, a rede já se prepara para comemorar com 29 lançamentos no segundo semestre de 2024, que vão desde novelas, músicas a competições nacionais e internacionais de futebol

Nesse clima de comemoração, o Entretê listou algumas das principais curiosidades sobre a emissora. Confira!

  • Segunda maior rede televisiva do planeta

    Imagem mostra quatro ilustrações diferentes do logo da TV Globo com cores diferentes: a primeira em roxo azulado com laranja; a segunda com roxo azulado e amarelo; a terceira com azul e rosa avermelhado; e a quarta com laranja amarelado e azul.
    Imagem: reprodução/Rede Globo

Atrás apenas da estadunidense American Broadcasting Company (ABC), e com alcance de quase 99% do território brasileiro, a Globo se consolida em nível mundial pelo jornalismo de qualidade, pelos programas de auditório e pelas telenovelas que fazem sucesso em diversos países.

  • Está presente em quase todo o globo

    Imagem mostra o logo da TV Globo com os mesmos dizeres abaixo, e em seguida os dizeres
    Imagem: reprodução/Rede Globo

Além do Brasil, a emissora também opera canais de televisão por satélite em todo o planeta, inclusive nas Américas, na Oceania, Europa, no Oriente Médio, na África e no Japão. A programação conta com a exibição de diversos conteúdos de entretenimento, notícias e programação esportiva para brasileiros que moram no exterior, bem como para falantes da língua portuguesa.

  • Líder no streaming

    Logo da Globoplay em laranja avermelhado atrás de um fundo preto
    Imagem: reprodução/Globoplay

Na era digital, a rede também lidera com a Globoplay, que já soma 30 milhões de usuários, passando sua concorrente, Netflix, com 15 milhões de assinantes no Brasil. No entanto, de acordo com a Kantar Ibope Media, isso não garante ao Grupo Globo o domínio em audiência no streaming nacional, que permanece sendo da Netflix.

  • Alto investimento em produções

    Imagem mostra um grupo de cinco pessoas sentadas e conversando no Festival Acontece. Atrás, em um fundo azul, há os dizeres do festival junto da seguinte frase
    Imagem: reprodução/Rede Globo

Com R$ 5 bilhões anuais em conteúdo, direitos e tecnologia, a emissora se tornou a maior produtora e a maior investidora do mercado independente de produção audiovisual do país. Dessa forma, a rede também é responsável pelo Festival Acontece, realizado nos Estúdios Globo, cujo objetivo é encantar quem se conecta com os conteúdos audiovisuais brasileiros.

  • Variedade em marcas

    Imagem de fundo branco mostra alguns canais do Grupo Globo, como: Universal TV, Telecine, Multishow, Megapix, Syfy, Combate, SporTV, GNT, Gloob, Off, BIS, Viva, entre outros.
    Imagem: reprodução/Rede Globo

A rede Globo também aposta em uma gama muito diversa de marcas para atender grupos específicos de audiências, como, por exemplo: SporTV e Off para o segmento de esportes, Gloob para o público infantil e Bis para amantes de música. 

 

Vai comemorar com as produções da emissora? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para ficar por dentro das novidades da TV!

Leia também: Entrevista l Ana Hikari fala sobre reta final de As Five e estreia como vilã em Família É Tudo 

 

Texto revisado por Michelle Morikawa

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!