Cultura e entretenimento num só lugar!

k-drama

7 k-dramas que desafiam os estigmas sul-coreanos

 Com o sucesso do novo lançamento da Netflix, Uma Advogada Extraordinária, diversos k-dramas chamaram a atenção por abordarem assuntos considerados tabus na Coreia do Sul

[Este artigo pode conter gatilhos] 

Há um tempo, a Coreia do Sul tem se mostrado flexível ao abordar certos assuntos em suas produções audiovisuais, quebrando os estigmas que há séculos rondam a cultura do país. Sejam estigmas sobre doenças mentais ou relacionados ao suicídio, deficiências e a comunidade LGBTQIA+, é sempre uma surpresa ver os k-dramas trazendo esses tópicos em seus roteiros.

Nos últimos anos, diversas produções abordam muitas dessas questões de uma maneira fluida, sem alarde e que seja de fácil entendimento do público, fazendo até os mais conservadores darem atenção ao assunto. 

E foi pensando nessas produções que separamos sete k-dramas que fogem da zona de conforto, confira: 

1- Tudo Bem Não Ser Normal

Moon Kang Tae (Kim Soo Hyun) trabalha como cuidador em um hospital psiquiátrico, e acaba conhecendo uma mulher chamada Go Moon Young (Seo Ye Ji), que escreve livros infantis sombrios e se apaixona pelo cuidador. Por outro lado, Kang Tae não está disposto a embarcar em um relacionamento, já que ele dedica todo o seu tempo a cuidar de seu irmão mais velho, Moon Sang Tae (Oh Jung Se), que é autista. Além de Sang Tae, existem outros personagens ao longo da história que abordam a saúde mental. 

 K-drama
Foto: divulgação / netflix

Esse tipo de exposição e abordagem se tornou importante no combate a qualquer tipo de preconceito que vem com a saúde mental, especialmente na Coreia do Sul. 

Onde assistir: Netflix

 2- Está Tudo Bem, Isso é Amor

Está Tudo Bem, Isso é Amor conta uma grande história de amor, mas também traz à tona a importância da saúde mental, principalmente através do personagem principal interpretado por Jo In Sung. O ator interpreta Jang Jae Yoel, um autor que sofre de esquizofrenia e é capaz de reconhecer que precisa de ajuda na sua vida adulta. Ele, então, resolve se abrir para Ji Hae Soo (Gong Hyo Jin), que o ajuda em suas questões.

 K-drama
Foto: divulgação

O apoio e a abertura mostrados neste k-drama são importantes para ajudar a aliviar o preconceito que cerca a saúde mental na Coreia e em tantos outros países, e mostra que não há problema em pedir ajuda quando necessário. 

Onde assistir: Viki 

3- A estrela do universo

Quando Byul Yi (Ji Woo) morre em um trágico acidente de carro, ela se torna uma ceifadora. Mesmo tendo se tornado uma ceifadora, Byul Yi não deixa seus prazeres humanos de lado, e ela continua sendo uma grande fã do Woo Joo (Suho), um idol famoso. À medida que a história é contada, começamos a aprender mais sobre a vida pessoal do cantor, que hoje já não é mais tão popular quanto costumava ser, e está lutando para fazer uma música de sucesso e recuperar sua popularidade. Tudo muda quando o público descobre que o idol está lutando contra a depressão

 K-drama
Foto: divulgação

A estrela do universo foca particularmente nas dificuldades que vêm com as pressões de ser um ídolo em alta. A doença mental não é apenas um tópico que não é tão falado na Coreia, como também é uma realidade de vários idols do país. A derrota, o sentimento de depressão e de infelicidade são coisas pelas quais muitos ídolos passam. A série mostra os altos e baixos, revelando que a saúde mental é uma luta que deve ser discutida.

4- Our Blues

Our Blues é uma série que estrela alguns nomes muito conhecidos da indústria de entretenimento sul-coreana, incluindo Han Ji Min, Kim Woo Bin, Lee Byung Hun, Shin Min Ah, Cha Seung Won, Lee Jung Eun, Kim Hye Ja e muitos outros. Ele se passa na bela ilha de Jeju e mostra os vários problemas e questões da vida real pelos quais os personagens passam.

 K-drama
Foto: divulgação

Há tantos tópicos e questões que são revelados nessa série em particular, como deficiências, depressão, monoparentalidade e até abortos. Outra questão abordada é a gravidez na adolescência e como os dois adolescentes envolvidos, Bang Yeong Joo (Roh Yoon Seo) e Bae Hyun Sung (Jung Hyeon), decidem ficar com o bebê. Na sociedade coreana, a ideia de gravidez na adolescência é muito menosprezada. Mas Our Blues oferece um pouco de conforto e segurança de que isso acontece e que existem opções quando se trata de lidar com esse tipo de situação. Embora tenha sido apenas uma pequena parte da série, mostrou às pessoas que é possível ter uma vida mesmo estando grávida na adolescência.

Onde assistir: Netflix

5- Uma Advogada Extraordinária

Woo Young Woo (Park Eun Bin) é uma advogada genial que tem autismo. Ela foi capaz de memorizar livros de direito desde muito nova, o que a levou a ter um emprego em um escritório de advocacia quando adulta. Ela trabalha com uma equipe de advogados muito solidários que ajudam aqueles que merecem justiça, além disso, a advogada também forma uma linha de amor com um colega de trabalho do escritório de advocacia chamado Lee Joon Ho (Kang Tae Oh).

 K-drama
Foto: divulgação

Esse k-drama gira em torno de uma protagonista feminina diagnosticada com autismo ainda jovem. Com isso, ela tem o incrível QI de 164, e realmente não há como pará-la quando se trata de conhecimento. Esse tipo de história e conscientização trouxe uma luz tão positiva para a comunidade do autismo na Coréia do Sul, mostrando ao público que há muito mais para eles do que apenas um diagnóstico. A mente e o espírito de Woo Young Woo são capturados lindamente, especialmente através das interações que ela tem com as pessoas que ela consegue atrair para seu mundo. O autismo é um tema que precisa ser trazido à tona nas discussões sociais da sociedade, e esse é apenas um pequeno passo na direção certa.

Onde assistir: Netflix

6- O Bom Doutor

O Bom Doutor é estrelado por Joo Won como Park Shi On, um médico que tem autismo. Embora seja considerado com a consciência social de uma criança de 10 anos, ele é um gênio e se torna um cirurgião pediátrico de sucesso. Ele é colocado em um hospital com Kim Do Han (Joo Sang Wook), outro cirurgião pediátrico, e os dois costumam discutir sobre vários casos.

 K-drama
Foto: divulgação

O drama  foi uma das primeiras séries de k-drama a ter  um personagem autista como protagonista. Da mesma forma que Uma Advogada Extraordinária, Park Shi On também é um gênio. Park Shi On tem muitos encantos, e seu personagem apresentou uma oportunidade para que esse tema fosse falado. A partir dessa série, surgiram muitos outros personagens autistas em papéis principais. A série era tão amada que também havia um spin-off americano que ainda está no ar. O sucesso foi enorme por trazer conscientização e discussões.

Onde assistir: Viki

7- Erro Semântico 

Esse romance universitário é estrelado por Jaechan do DONGKIZ como Chu Sang Woo e Park Seoham como Jang Jae Young. Os dois alunos são completamente opostos em personalidade e ficam bastante irritados um com o outro quando se encontram pela primeira vez. Mas isso evolui para uma mudança em seu relacionamento, envolvendo alguns sentimentos e romance muito intensos.

k-drama
Foto divulgação / viki

ouve algum progresso na indústria de entretenimento coreana com a aceitação e exposição da comunidade LGBTQIA+. Muito disso veio na forma de dramas BL (Boy Love), bem como o primeiro reality show com um elenco LGBTQIA+, intitulado Merry Queer. Apesar do estigma, dramas sobre a comunidade LGBTQIA+ estão lentamente sendo trazidos ao público coreano, mostrando às pessoas que amor é amor, e que todos devem ser aceitos igualmente. Erro Semântico ganhou fãs de todo o mundo, e até foi transformado em um filme que deve ser lançado em 31 de agosto.

 

Onde assistir: Viki

Texto inspirado no artigo do Soompi.

 

 

Você já assistiu algum desses k-dramas? Conta para a gente lá nas redes do Entretê  Insta, Face e Twitter.

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!