Em homenagem ao dia, os canais exibirão documentários e curtas relacionados ao tema, com o objetivo de mostrar a realidade dos oceanos e praias, além de ensinar a cuidar melhor deles
Você sabia que hoje (8) é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos? Para celebrar a data, o National Geographic e o Disney + farão especiais para refletir sobre a importância dos oceanos em nossas vidas, promovendo seu cuidado e trazendo conteúdos que inspiram.
Na plataforma Disney +, o usuário poderá desfrutar de conteúdos relacionados ao assunto, como O Segredo das Baleias, Expedição ao Delta do Okavango, O Reino da Baleia Azul, Tubarões do Triângulo das Bermudas, Derramamento de Óleo do Século, Atlântida – A Cidade Perdida, Ártico Ameaçado, entre outros títulos.
O National Geográphic exibirá hoje, a partir das 19:15h, um especial com documentários temáticos, começando pelo Tesouro Submarino e passando por Paraíso SubAquático: A Defesa dos Oceanos e Planeta Azul: A Luta pelos Oceanos. O objetivo dos canais é conscientizar a população sobre os cuidados para com os oceanos, mostrando os efeitos da falta de cuidado, como a liberação de lixos nas praias, e mostrando o momento crítico em que o mundo marinho atravessa, estando à beira de um precipício.
No site da Nat Geo, você pode encontrar dez formas de cuidar do oceano de maneira eficaz. Separamos quatro que consideramos as mais importantes, mas você pode conferir todas clicando aqui.
-
Consuma menos plástico
Os plásticos que habitam e poluem os oceanos contribuem para destruir os habitats, enredam e matam, anualmente, dezenas de milhares de criaturas marinhas. Para limitar o seu impacto, prefira uma garrafa de água que possa reaproveitar, acondicione os alimentos em recipientes reutilizáveis, leve consigo um saco de pano ou outro reutilizável, quando for às compras e recicle sempre que possível.
-
Cuide das praias
Quer goste de mergulhar, fazer surf ou simplesmente relaxar na praia, assegure-se de deixar o espaço limpo. Explore e desfrute dos oceanos sem interferir com a vida selvagem, remover pedras ou arrancar corais. Eleve a fasquia (ripa de madeira serrada, comprida e estreita) e sensibilize os outros para a necessidade de respeitar a vida marinha, além de ou participare deem ações de limpeza das praias da sua zona.
-
Não adquira bens que exploram a vida marinha
Alguns produtos podem ser nocivos e infligir danos nos delicados recifes de coral, com sérias repercussões nas populações de peixes. Evite comprar objetos como bijuteria de coral, acessórios para o cabelo feitos a partir da carapaça da tartaruga-de-pente e produtos derivados do tubarão.
-
Apoie as organizações que trabalham para proteger os oceanos
Muitos institutos e organizações debatem-se para proteger os habitats dos oceanos e a vida marinha. Procure uma organização nacional e considere a hipótese de apoiá-la financeiramente ou de se oferecer como voluntário para trabalhar no terreno ou na defesa de direitos. Se viver perto da costa, integre uma delegação ou um grupo local e envolva-se em projetos da sua zona de residência.
Cinco curiosidades do oceano por exploradores(as) do National Geographic
Cientistas, conservacionistas, narradores(as), educadores(as) e Exploradores(as) do National Geographic respondem a cinco perguntas frequentes sobre os oceanos.
Quanto sabemos sobre os oceanos?
Segundo Catalina Velasco, principalmente por limitações logísticas e tecnológicas, a maior parte do oceano ainda é completamente desconhecida. Menos de 25% deste já foi observado, explorado diretamente, ou mesmo mapeado.
Quais são as três principais ameaças ao oceano?
De acordo com o biólogo marinho Daniel Venturini, as três principais ameaças ao oceano são: a sobrepesca e a destruição do habitat; poluição costeira e poluição de plástico; e a crise climática, que leva ao aquecimento e acidificação do oceano.
O oceano permite a vida na Terra?
Segundo a bióloga marinha Laura Rodríguez, o oceano produz quase metade do oxigênio terrestre. Também absorve 50 vezes mais dióxido de carbono do que a atmosfera. Ele regula o clima e, além disso, proporciona segurança alimentar e econômica a milhões de pessoas.
O oceano atenua os efeitos da crise climática?
Segundo Cristian Lagger, o oceano é um grande atenuador dos efeitos da mudança climática, absorvendo enormes quantidades de CO2 e liberando oxigênio na atmosfera. Em suma, os oceanos, junto as com as florestas tropicais e subtropicais, são um dos grandes pulmões do nosso planeta.
Por que o oceano é salgado?
Com base nas palavras da especialista Paola Rodríguez, a salinidade do oceano é resultado da erupção de rochas e isso é devido a duas fontes. Por um lado, o movimento natural da água do mar desgasta o fundo do mar. Por outro, todos os rios deságuam no mar e, à medida que passam, as rochas se erodem e fornece todos esses minerais que são carregados junto com a água.
Quais dessas curiosidades você já sabia? Entre nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e conte para a gente.
*Crédito da foto de destaque: Reprodução