Diana, A Princesa do Povo será exibido hoje (1), a partir das 23h , na mesma data em que Princesa comemoraria 60 anos
O canal GNT divulgou na última terça (29) que irá exibir um documentário inédito sobre a Princesa Diana. Intitulado Diana, A Princesa do Povo, o documentário mostrará os dias de Diana Spencer nos anos antes de seu casamento com o Príncipe Charles e toda sua caminhada até fazer parte da Família Real Britânica.
Diana Spencer se casou com Príncipe Charles no dia 29 de julho de 1981, na Catedral de São Paulo, na cidade de Londres, tornando-se a terceira mulher mais importante na monarquia britânica, atrás apenas da Rainha Elizabeth II e da Rainha-Mãe, Elizabeth I. Após seu casamento, Diana ficou conhecida como Sua Alteza Real, a Princesa de Gales, e sua popularidade foi reconhecida rapidamente. Durante todo o tempo em que ficou casada com Príncipe Charles, Princesa Diana viajou para diversos países em missões humanitárias, ajudando principalmente causas como AIDS, câncer e campanhas contra minas terrestres. Foi presidente de dois importantes hospitais, como o Great Ormond Street e o Royal Marsden Hospital, localizados em Londres, e especializados no tratamento de câncer. Em 1997, no ano de sua morte, a Campanha Internacional para a Eliminação de Minas recebeu o Nobel da Paz. Mesmo após o seu divórcio, Diana continuou com seus trabalhos humanitários, principalmente aqueles que visavam o combate à AIDS.
Seu casamento, apesar de ter sido o maior casamento real do século XX, foi marcado por crises e traições. Considerado como um conto de fadas, Lady Di enfrentou diversas provações, incluindo o notório relacionamento de seu marido, Príncipe Charles, com a Duquesa da Cornualha, Camilla Parker-Bowles. O fim chegou 11 anos depois, em dezembro de 1992, após um grande desgaste, mas o divórcio só saiu oficialmente em 1996. O acordo realizado entre os advogados das duas partes estipulava que Diana poderia continuar vivendo no Palácio de Kensington e a guarda dos príncipes William e Harry seria dividida entre os pais até completarem a maioridade. Apesar de perder o título de Sua Alteza Real, Diana continuou sendo uma princesa britânica e foi mantida como membro da família real britânica por ser mãe, na época, do 2º e 3º colocados na linha de sucessão ao trono britânico.
Princesa Diana morreu no dia 31 de agosto de 1997, na Ponte de l’Alma, em Paris, França, em um trágico acidente de carro que chocou o mundo. Após ser perseguida por sete paparazzi em motos, o carro em que a princesa estava perdeu o controle e bateu fortemente contra um dos pilares do túnel, matando tanto a princesa quanto mais dois ocupantes do carro, o motorista Henri Paul e Dodi Al-Fayed, namorado de Diana e herdeiro da rede de lojas Harrods, uma das mais famosas e chiques da Inglaterra. Lady Di foi levada ao hospital mas, por conta de seus ferimentos, faleceu às 4 da manhã do dia 31 de agosto. Sua morte foi sentida por milhares de pessoas que a chamavam de princesa do povo e a adoravam e seu funeral foi assistido por mais de dois bilhões de pessoas ao redor do mundo. Seu corpo foi levado para Althorp House, propriedade de sua família, e foi sepultado em uma pequena ilha dentro da mesma propriedade. Em discurso durante o funeral, seu irmão, Conde Spencer, agradeceu por sua existência e emocionou o mundo com palavras que ficaram marcadas para sempre.
“Acima de tudo, nós agradecemos pela vida de uma mulher que tenho muito orgulho em poder chamar de minha irmã – a única, a complexa, a extraordinária a insubstituível Diana, cuja beleza, interna e externa, jamais se extinguirá de nossas mentes“, disse.
Relembre algumas obras em homenagem à Princesa Diana
Diana: Sua verdadeira história em suas próprias palavras, de Andrew Morton
Biografia mais famosa e mais polêmica sobre a história de Diana, lançada em 1992. Na época, a princesa negou qualquer envolvimento com o livro, mas após sua morte, Andrew Morton relançou o livro em uma nova versão, que inclui uma transcrição de 18.000 palavras de suas fitas de entrevistas secretas, revelando que, na verdade, Diana tinha sido a fonte de tudo.
Princesa Diana: Na primeira pessoa
Produzido pela National Geographic, a biografia é dedicada ao percurso de vida da princesa de Gales, passados 20 anos da morte. A obra traz áudios de entrevistas que Diana concedeu para uma biografia em 1991.
A verdade sobre a morte de Diana
Dirigido por Tim Conrad, o documentário traz revelações surpreendentes do acidente em Paris, que levou a morte da princesa aos 36 anos. No filme, Colin McLaren, detetive de renome internacional, investiga a fundo os acontecimentos que antecederam a morte da princesa.
- A Rainha
Um dos filmes de maior sucesso sobre a morte da Princesa Diana, o longa traz as reações da rainha Elizabeth II e toda a monarquia britânica após receber a notícia do trágico acidente de Diana, isolando a família real dos holofotes no palácio Balmoral. O filme conta com Helen Mirren, como Rainha Elizabeth, e Michael Sheen, como Tony Blair.
- The Crown
Uma das séries mais famosas da Netflix, The Crown conta a trajetória da realeza britânica e da Rainha Elizabeth, logo após ser coroada. A série possui, até o momento, quatro temporadas e somente a partir da quarta temporada é que a Princesa Diana é apresentada, sendo interpretada por Emma Corin.
Quais dessas produções você conhece? Entre nas redes sociais do Entretetizei – Insta, Face e Twitter – e conte para a gente.
*Crédito da foto de destaque: Reprodução