Curtindo a Vida Adoidado fez história e marcou gerações inteiras por mais de três décadas e inspirou outras obras que amamos
No dia 11 de junho de 2021 o clássico Curtindo a Vida Adoidado, de John Hughes, estreava para o mundo e dava vida e voz a toda uma geração. Prontos ou não, Ferris (Matthew Broderick), Sloane (Mia Sara) e Cameron (Alan Ruck), formavam o espírito de equipe que veríamos mil vezes, de novo e de novo, durante os próximos anos.
Acompanhando um dia inteiro de aventuras, o público viu o cinema jovem tomar uma nova forma para os jovens fãs de rebeldia controlada. E ainda hoje colhemos os frutos desse plantio em obras mais atuais e igualmente consagradas. Separamos alguns exemplos para vocês:
O trio de ouro
Quem não se lembra de presenciar, uma e outra vez, um trio formado por dois homens e uma mulher, e em uma estrutura bem parecida com a do grupo de Ferris?
A garota elegante e esperta, que só está ali porque gosta dos amigos – e tem certo envolvimento amoroso com uma das pontas do triângulo. O amigo tímido e apavorado, que tinha todas as razões do mundo para declinar o convite e pular fora de todas as encrencas que surgiriam, mas que, mesmo assim, não o fazia. E o cabeça da situação, que enfiou os amigos no plano mirabolante e que protagoniza toda a trama do filme.
Os protagonistas de Harry Potter podem até não ter sido inspirados em Sloane, Cameron e Ferris, mas chegam bem perto disso.
Ser irmã é um suplício
Antes de Phineas e Ferb nascerem, Ferris já era alguém que sofria com sua irmã por causa de seus planos mirabolantes.
No próprio filme, descobrimos que Ferris vive dando uma de espertinho, matando aula e vivendo aventuras, enquanto sua irmã Jeanie segue as regras e fica entediada. Anos depois, vimos isso se repetir na história do entretenimento.
Na animação, são três meses de férias, mas Candace se esforça dia após dia para provar aos pais que seus irmãos não estão dispostos a deixar um dia sequer passar batido. Ela e Jeanie poderiam fundar um clube das irmãs incompreendidas, porque o que esses irmãos mais sabem fazer é sair ilesos de suas artimanhas.
Um único dia para fazer tudo
Alguém Especial, uma comédia romântica estrelada por Gina Rodriguez (Jenny), traz o protagonismo feminino com força total, mas isso não é a única coisa. Assim como em Curtindo a Vida Adoidado, no longa da Netflix, as três amigas só têm um dia para colocar os planos em prática.
O roteiro também só tem base porque é um dia de despedidas, já que o trio vai se separar, e, assim como Ferris, Jenny não está conseguindo conciliar os ciclos da sua vida se fechando e as diversões que sua cidade oferece, tudo em um dia só.
Nessa comemoração atrasada de 35 anos da estreia mundial do filme, quais as outras obras de cinema e televisão que você incluiria nessa lista? Conta pra gente em nossas redes sociais: Twitter, Insta e Face.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação