Após o término às pressas de Baht Oyunu, venha relembrar 6 dizis que foram canceladas injustamente
Ontem (12) chegou ao fim uma das dizis [séries turcas] mais queridinhas do momento pelos brasileiros: Baht Oyunu. O cancelamento da série causou revolta nos fãs – principalmente brasileiros – que acompanhavam e amavam a dizi. O Instagram de fãs brasileiros de Baht Oyunu tem mais de 10 mil seguidores, para servir de parâmetro. Mas afinal, por que dizis boas são canceladas?
Acontece que os canais turcos só contam como audiência as televisões ligadas na Turquia. Ou seja, não importa se você assiste online ao vivo, ou super engaje hashtag no Twitter, a sua participação não irá contar como audiência para os canais.
O que mais aborrece os fãs é que não importa se a série faz sucesso e tem uma história boa. Se ela tiver que ser cancelada, será o mais rápido possível sem se preocupar em dar um fim para a trama. Assim, muitos personagens ficam sem final devido a esses cancelamentos.
Confira a lista de algumas dizis que tinham tudo para ser incríveis, mas que acabaram sendo canceladas:
Baht Oyunu
Com seu último episódio transmitido ontem (12), a história de Baht Oyunu foi encerrada no seu 17° episódio. A trama traz a jovem Ada (Cemre Baysel) que acredita que, se seu primeiro amor a abandonar, ela nunca mais será feliz. Porém, no seu terceiro aniversário de casamento com Rüzgar (İdris Nebi Taşkan), seu suposto primeiro amor e marido de conveniência, a abandona destruindo sua chance de ser feliz.
Enquanto Ada tenta reconquistar seu primeiro amor, o destino a levará até Bora (Aytaç Şaşmaz), o típico personagem principal turco, sendo um workaholic insensível que não quer saber de amor. Ada e Bora têm uma relação de ódio, até que esse sentimento vira paixão.
Bay Yanliş
Bay Yanliş foi uma das dizis que mais causou revolta nas redes sociais, após seu cancelamento. Na época, muitos rumores rolaram sobre o real motivo do cancelamento, porque os índices de audiência não eram tão baixos a ponto de cancelarem a dizi no episódio 14. O legal dessa dizi é que ela foi protagonizada por Can Yaman e Özge Gürel, que já fizeram par romântico na queridinha Dolunay.
A comédia romântica traz Ezgi Inal (Özge Gürel) e Özgür Atasoy (Can Yaman), duas pessoas de mundos completamente diferentes que acabam se cruzando. Eles começam com uma relação conturbada de inimizade e acabam se apaixonando. A dizi é internacionalmente aclamada e já foi vendida para vários países.
Iyi Günde Kötü Günde
Essa dizi foi uma das mais doídas de aceitar o fim imposto pela emissora que transmitiu a série. A trama era incrível, regada de drama e comédia e poderia facilmente ser sua série preferida.
A dizi começa com a história de Leyla (Elçin Sangu), uma moça que foi abandonada no altar e curiosamente se tornou uma das melhores organizadoras de casamentos da Turquia, trabalhando em uma agência famosa. Sua chefe, pede a Leyla que ela organize o casamento de sua filha Melisa (Yasemin Kay Allen) e ela aceita. As duas se dão super bem no primeiro encontro e Leyla fica animada em arrumar um dos melhores casamentos do ano. No dia em que Melisa leva seu noivo Sarp (Mehmet Ozan Dolunay), para conhecer Leyla, ela percebe que irá organizar o casamento do homem que a abandonou no altar.
O fim da dizi foi mais um que deixou lacunas e entregou um final totalmente insatisfatório para os espectadores que acompanharam a série. Iyi Günde Kötü Günde foi cancelada no seu sexto episódio.
Maria ile Mustafa
Essa dizi estava caindo no gosto do público brasileiro em 2020 quando foi cancelada, com apenas 17 episódios. A trama gira em torno de Maria (Jéssica May) e Mustafá (Hilmi Cem İntepe), que se conheceram quando Maria – que morava na Colômbia –, se mudou para Turquia em busca de um novo sonho. Os dois viveram dias de amor, até que Maria recebeu duas notícias: que estava grávida e que Mustafá era casado e tinha uma filha. Porém, nada do que parecia era verdade e, a partir disso, os dois começam uma vida conturbada e lutam por seu amor.
O fato mais legal sobre essa dizi é que Jéssica May é, na verdade, brasileira nascida no Paraná. Ela é modelo e atriz que se casou com um turco, fazendo carreira na Turquia.
Rüzgarın Kalbi
Essa história tinha tudo para ser um super sucesso. Rüzgarın Kalbi foi lançada no ano de 2016 e cancelada com apenas nove episódios. A dizi contava a história de Zeynep (Deniz Baysal) uma garota que precisou de um transplante de coração e Rüzgar (Burak Serdar Şanal), um homem que perdeu sua noiva em um trágico acidente. O caminho dos dois se cruzam quando Rüzgar decide ir para a cidade de Zeynep e acaba se apaixonando por ela. O que ele não sabe é que ela carrega o coração de sua falecida noiva.
A dizi terminou com um final sem pé nem cabeça, sem nenhuma explicação decente dos fatos e zero conclusão. Todos os personagens ficaram sem final, o que foi uma lástima se pensarmos no quão boa foi a trama faltando 5 minutos para acabar o último episódio. O que restou para o espectador foi criar em sua cabeça o seu próprio final.
Sol Yanim
Outra dizi muito aclamada internacionalmente que acabou sendo cancelada. Sol Yanim teve que acabar sua história correndo por conta da baixa audiência que estava tendo na Turquia, embora seja muito querida em outros lugares do mundo, principalmente no Brasil.
Conhecida como a Malhação turca, a dizi traz Selim (Tolga Mendi), Biricik (Cemre Baysel), Burak (Emre Bey) e Serra (Özge Yağız). Serra é de um mundo completamente diferente de Selim, Biricik e Burak, mas acaba indo estudar na mesma universidade que os últimos três e se apaixona por Selim. A partir disso muita coisa acontece entre os quatro protagonistas, mas a dizi teve que ser encerrada às pressas com 12 episódios.
Essas foram algumas das dizis mais injustiçadas que foram canceladas, mesmo tendo uma ótima história. Quais cancelamentos mais te deixaram triste? Vai lá nas nossas redes sociais Insta, Face e Twitter e conta para gente.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação