A novela Rebelde voltou a ser pauta devido à série da Netflix que trouxe muita referência e nostalgia
[Contém spoiler]
Estrela na testa, seita, Celina, Pilar, Elite Way School, família Colucci, celular na bota, músicas inesquecíveis… essas foram algumas referências feitas pela nova versão de Rebelde, a novela que fez um mega sucesso nos anos 2000. Mas você sabe como tudo isso começou?
A origem: Rebelde Way
Foto: divulgação
A novela Rebelde, lançada em 2004, não foi a primeira versão apresentada ao público. Dois anos antes da versão de maior sucesso, Rebelde Way foi transmitida na Argentina, e nos trouxe as primeiras versões de personagens icônicos como Mia Colucci.
A primeira temporada, de Rebelde Way, se tornou o programa de maior audiência durante todo o ano. Da novela, nasceu um grupo musical Erreway com os quatros protagonistas.
A telenovela Rebelde Way, teve seu final após duas temporadas e um longa chamado Erreway: 4 Caminos que foi lançado em 2004 e, no fim do mesmo ano, os protagonistas decidiram se separar e seguir caminhos diferentes.
Outras tentativas de sucesso: Rebelde (Brasil)
Foto: divulgação/RecordTV
Logo após o grande sucesso da versão mexicana, a Record TV criou a sua versão da trama, com a presença de Sophia Abrahão, Lua Blanco, Micael Borges, Arthur Aguiar, Chay Suede e Mel Fronckowiak nos papéis principais.
Os nomes dos personagens e seus perfis foram levemente alterados e isso causou polêmica entre os fãs da versão mexicana. Assim como as versões anteriores, a telenovela teve um grupo musical criado, chamado Rebeldes. A novela teve seu término previsto adiantado em um ano, após registrar baixa audiência.
A versão mais aclamada: Rebelde (México)
Foto: divulgação/Televisa
2004 foi o ano de criação de um dos maiores fenômenos televisivos e musicais já vistos em todo o mundo, o grupo RBD! “Yo digo R, Tu dices BD, RBD.”
A novela se passa no colégio interno, e trata assuntos como descoberta do primeiro amor, os problemas familiares, bullying, conflitos, e problemas de distúrbios alimentares de forma leve, para trazer a importância desses temas aos jovens.
A trama acompanha a vida de seis jovens diferentes, que, além de conviver com os problemas da juventude, também têm um grande desafio: montar uma banda. Protagonizada por Anahí, Dulce María, Alfonso Herrera, Christopher Uckermann, Maite Perroni e Christian Chávez, a versão mexicana foi, sem dúvidas, a de maior sucesso até o momento, com três temporadas, totalizando 440 episódios.
A repercussão foi tanta que o grupo chegou a lotar estádios em todo o mundo. Mas para quem não assistiu à novela e para aqueles que são fãs de carteirinha vamos falar um pouco da nossa novela e dos nossos personagens favoritos.
Que dificil es ser yo!
Gif: divulgação
No Brasil, a audiência do SBT explodia cada vez que Mia Colucci (Anahíi) aparecia com seu famoso bordão: é tão difícil ser eu!
Para aqueles que não conhecem a nossa personagem, ela é filha do grande empresário de moda Franco Colucci, detesta o mau gosto, é popular, alegre e extrovertida, vista como a típica patricinha do colégio, e vive ao lado de suas melhores amigas Victoria Paz (Angelique Boyer) e Celina Ferrer (Estefanía Villarreal) — sim, a atual diretora do colégio EWS no reboot da Netflix —, mas vai se apaixonar pelo garoto que mais odeia, Miguel (Alfonso Herrera).
Foto: divulgação/Televisa
Considerada um pouco dramática, a nossa Mia fez história, com o seus figurinos super produzidos, e lançou tendência entre os jovens da época que passaram a customizar suas roupas com brilho, usar camisas com um nó deixando a barriga a mostra, celular na bota e, lógico, a estrela na testa. Aliás, Mia Colucci é a estrela da Elite Way School.
Será que aqui nessa escola são todos loucos?!
Gif: divulgação
Com certeza, Roberta Pardo (Dulce Maria), é a personagem mais rebelde do grupo, impulsiva e de personalidade forte, a jovem se destaca por sempre falar o que pensa, e acaba sempre em confusão. Filha da cantora Alma Rey (Ninel Conde), ela é obrigada a frequentar o colégio pelo pai.
Gif: divulgação
Sua chegada cria alguns desentendimentos e uma inimizade com Mia e seu grupo, incluindo Diego (Christopher von Uckermann), já que Roberta os considera hipócritas e filhinhos de papai, que vivem julgando os outros por sua aparência. Mas, com o tempo, ela percebe que Diego tem um grande coração e os dois se apaixonam.
O que seria de nós sem mim?
Gif: divulgação
Giovanni Mendez (Christian Chávez), é um garoto astuto, interesseiro, e metido a mulherengo, que se preocupa horrores com a aparência, buscando sempre se destacar entre a multidão. Por essas e outras, o jovem sempre se sobressai com os seus cabelos coloridos.
Foto: divulgação/Televisa
Esnobe, e com vergonha de sua família de origem simples, ele vive mentindo sobre quem são seus pais. Porém, ao longo da trama, Giovanni acaba dando valor a eles. Apesar de tentar sempre se beneficiar, ele é muito fiel e leal a seus amigos. Devido ao seu bom -humor, seu personagem nos gera cenas muito divertidas.
O amor e o ódio andam lado a lado
Gif: divulgação
Diferente de alguns colegas, Miguel Arango (Alfonso Herrera) já é formado e foi para o Elite Way com um objetivo bem pessoal: se vingar do responsável pela morte de seu pai, Franco Colucci (Juan Ferrara), pai de Mia.
O bolsista de Monterrey é um pouco marrento, explosivo, orgulhoso e muito leal a seus amigos e à sua família. Por isso, desde o início luta contra seus sentimentos por Mia, mas o que não adianta muito, já que, sim, Mia e Miguel é o nosso casal favorito.
Foto: divulgação/Televisa
O caipira, como é chamado por Mia, é um bom menino, com orgulho de sua origem humilde, e, desde o início, podemos vê-lo defender as pessoas ao seu redor. Devido ao seu jeito, ele é o bolsista que fica na mira da Seita – La Logia – e passa a sofrer com isso.
Um amigo é um dos tesouros mais valiosos
Gif: divulgação
Humilde e com o sonho de ajudar crianças com Síndrome de Down, como a sua irmã Dulce, Lupita Fernandéz (Maite Perroni), é uma das bolsistas do Elite Way e é a melhor aluna do colégio. É extremamente bondosa e angelical, acredita que todas as pessoas do mundo tem um lado bom, e acaba vivendo em cima do muro, já que se torna amiga de Mia e de Roberta.
Foto: divulgação/Televisa
Com pais separados, a jovem foi criada pela sua Tia Maíra (Leticia Perdigón) que a criou com todo carinho. Doce, meiga, tímida e inocente, Lupita é a mais racional do grupo, muito compreensiva, mas também tem grandes explosões, quando está sob grande pressão ou estressada.
Síndrome do bonequinho de plástico
Gif: divulgação
Ao falar de Diego Bustamante (Christopher Uckermann), não podemos deixar de citar o texto escrito pela Roberta, a síndrome do bonequinho de plástico, que descreve situações que o jovem se meteu e foi libertado por ser filho de um poderoso político, Leon Bustamante (Enrique Rocha).
Foto: divulgação/Televisa
Diego, é o rapaz mais popular e cobiçado do colégio, que, apesar de ter um enorme coração, é antipático e arrogante, por ser muito mimado pelo pai. Mas a veneração que tem por Leon se acaba quando descobre que seu pai é um homem cruel, mesquinho, egoísta e um político corrupto. Ele, então, passa a enfrentar mais o pai, principalmente quando resolve se envolver mais com a música, que até então era um hobby.
A novela
Foto: divulgação/Televisa
O Elite Way School é um colégio semi-interno com prestígio internacional, focado em adolescentes de classe alta. A escola conta com um programa de bolsas de estudos para jovens de baixos recursos financeiros. No entanto, poucos chegam a se graduar, já que são perseguidos por uma sociedade secreta chamada a Seita – La Logia – cujo propósito é conservar a classe privilegiada.
Entre os alunos estão Mia Colucci, Miguel Arango, Roberta Pardo, Diego Bustamante, Lupita Fernandez e Giovanni Mendez. Esses seis jovens, e todos os seus companheiros, vivem no colégio experiências incríveis. Rebelde é uma história de adolescentes que abrem os olhos para a realidade do mundo em um ambiente elitista, em que o poder e os bens materiais são supervalorizados. Eles vão lutar pelo direito de amar, romper as barreiras sociais e pelos ideais nos quais acreditam.
Foto: divulgação/Televisa
Apesar de suas grandes diferenças, os seis descobrem algo que os unirá acima de tudo: o grande amor pela música, e passam a tocar de forma clandestina, já que era proibido formar bandas no colégio, visto pelo diretor como um ato de Rebeldia.
No segundo ano, o diretor Pascoal Gandía (Felipe Nájera) resolve instalar câmeras nas salas de aula, e aumentar as aulas de Educação Física para que os jovens extravasem sua rebeldia nos esportes. Mas, os jovens têm outros planos e decidem não cantar mais na clandestinidade.
Foto: divulgação/Televisa
É tão forte o sentimento que possuem pelo grupo, que lutam por ele, contra tudo. Logo se dão conta que o exterior não é o inimigo mais forte. O que atenta contra a união do grupo são eles mesmos e os diferentes estágios pelo qual vão passando em sua vida pessoal. Cada um enfrentará diversos conflitos que levarão os rebeldes do Elite Way a aproximação do objetivo que os desvia e os preocupa: saber quem são e o que querem para suas vidas.
Após muitas disputas e amadurecimento, os garotos do Elite Way, entram de férias, e, durante a terceira e última temporada da novela, trágicas mudanças na vida de Roberta e Mia as farão se unir mais.
Gif: divulgação
Roberta descobrirá que Martín Reverte (Lisardo Guarinos) é seu verdadeiro pai e demonstrará raiva por sua mãe ter mentido. Já Mia descobre que sua mãe, Marina Cáceres (Nailea Norvind) está viva e que seu pai mentiu.
Diego terá uma grande dor de cabeça, já que descobre que terá que conviver diariamente com Xavier (Mike Biaggio), o filho da namorada de seu pai, o que o trará muitos problemas. Mas, apesar disso, ele também amadurecerá, o que o fará enfrentar de vez seu pai e possibilitará viver seu amor com Roberta.
Foto: divulgação/Televisa
Apesar de tudo, o grupo jogará sua fúria na música que acaba fazendo o grupo RBD sair de seu pequeno mundinho e encarar plateias maiores em diferentes turnês e tornando o grupo um sucesso mundial. Os seis protagonistas, verão que o maior amor não é o amor pela música e sim o amor entre eles.
Certamente, vale a pena rever ou ver Rebelde, e como já diz a Mia: juro pelos meus cremes importados de Paris!
E aí, matou a saudade? Ainda não? Então, segura essa: q! Que tal recordarmos algumas das diferentes aberturas da novela Rebelde, que revelou ao mundo essa banda M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A?
Primeira temporada
Segunda temporada
Terceira temporada
Quer mais nostalgia? Acompanhe o Entretetizei no Facebook, no Instagram e no Twitter! E fique por dentro de tudo do mundo do entretenimento.
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Televisa