Pesquisa do Spotify mostra como fãs impactam na carreira dos artistas

Fan Study revela que 64% dos ouvintes mensais de um artista são de fora do país de origem dele

A pesquisa global do Spotify, Fan Study, mostra como o comportamento dos fãs impactam na carreira dos artistas. Essa análise acontece trimestralmente e a cada edição diversos dados são analisados e novos insights revelados. 

Os dados de 2022 revelam como a música faz com que os artistas do mundo inteiro quebrem barreiras e cruzem fronteiras. Uma curiosidade interessante é que 64% dos ouvintes mensais de um artista são de fora do país de origem dele

Além disso, as atividades dos ouvintes ajudam no sucesso de uma música ou álbum, como salvar alguma faixa e adicioná-la a playlists pessoais, fazendo com que os streamings futuros sejam impactados positivamente.

Confira agora os 6 insights comportamentais do Fan Study sobre os fãs na música:

1 – Em média, usuários do mundo todo escutam artistas de 14 países diferentes todo mês. América Latina, Estados Unidos e Canadá: escutam de 14 países, Europa: escutam de 16 países, Oriente Médio e África: escutam de 12 países e Ásia-Pacífico: escutam de 11 países. 

Foto: divulgação/Spotify/Fan Study

2 –  66% das descobertas de novos artistas acontecem fora do país de origem do artista e quando isso acontece, o engajamento delas é alto: 62% salvam as músicas, 63% adicionam as faixas do artista a playlists.

3 – Quando um ouvinte salva uma faixa, isso mostra que ele quer ouvir aquela música novamente. Sendo assim, ele escutará a mesma faixa por meses ou até mesmo anos, normalmente sendo 3 vezes mais do que antes

Foto: divulgação/Spotify/Fan Study

4 – Quando um fã adiciona uma música a uma playlist pessoal, os streamings da faixa aumentam em 41% e a frequência de visitas ao perfil do artista daquela música em 12%.

5 – O top 5% de um fã é escutado 6 vezes mais que todo o restante da audiência. Os top fãs de música religiosa, clássica, rock, latina e hip hop ultrapassam esta média.

Foto: divulgação/Spotify/Fan Study

6 – Os artistas começam com bases de fãs nacionais e depois expandem para outras partes do mundo. No primeiro ano de lançamento no Spotify, os novos seguidores de um artista são do mesmo país que ele, mas depois de cinco anos esse número muda: 57% dos artistas têm um crescimento maior de seguidores de países estrangeiros.

E aí, se identificou com essa pesquisa do Spotify? Conta pra gente nas nossas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) quais são os artistas que não saem da sua playlist.

 

*Crédito da foto de destaque: divulgação/Spotify

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!