[Tag: As coisas para fazer em sua cidade versão Jovem, ou melhor, versão Anna]
E aí, gente, tudo bem??
Estou eu aqui no domingo, sentada no meu quarto com um tédio enorme e pensando: “Cara, não tem nada para fazer, acho que vou escrever um post”. Daí foram vindo algumas ideias e… Putz! Eu poderia compartilhar com meus leitores como minha cidade é linda, como os turistas amam vir aqui e… Ah, não, peraí! Como jovem, PRECISO contar o que tem para fazer aqui, e já te falo que virão muitas críticas, então pode continuar lendo. Aqui vai:
Moro em Petrópolis-RJ e, como disse antes, faço faculdade em Duque de Caxias, mas é ÓBVIO que a maioria do tempo estou em Petrópolis, e grande parte desse tempo estou no tédio (vocês vão entender o porquê). Vou citar então o que mais amo (mas não esperem muito) fazer por aqui, mas já adianto que: não tem shopping em Petrópolis. Boralá:
1 – A coisa que mais AMO fazer na minha vida nessa cidade é dormir. Podem rir, porque parece ridículo! Mas por acaso você já veio aqui no inverno ou em alguma estação em que a cidade se confundiu com o inverno? (Isso acontece muito porque é serra, então um dia você se sente um sorvete e outro um ser andando na neve sem casaco.) DUVIDO que vocês durmam bem assim no Rio! Fica tão, tão frio e com tanta neblina, que você dorme com muuuuuito mais prazer e 10x melhor.
2 – Também gosto de ir ao cinema. Não esperem que eu diga: “Amo ir ao shopping com minhas amigas ver algum filme que esteja passando e depois lanchar e dar uma volta nas lojas”, porque aqui não existe isso (na verdade tem o Shopping Itaipava, mas não considero um shopping de verdade, pois só tem lojas estranhas ou de Petrópolis, e o cinema não é nada de mais — e caro). Então, quando eu vou ao cinema, ou é no Cine Estação (no centro da cidade, um lugar lindo cheio de ônibus, mas com uma pipoca maravilhosa) ou no Cine Bauhaus (que tem umas lojinhas bem interessantes — só quando você está com grana — e pessoas mais bonitas que no outro cinema, kkkkkk), e não reclamo porque sei que muitas cidades não têm nenhum cinema. Sempre amei artes em geral, então A-D-O-R-O estar por dentro das novidades.
3 – Comer. Aí sim, né?! Meio nada a ver falar em comer, mas, como somos jovens, precisamos ter nosso momento de sair por aí, e, como aqui não tem muitas opções de coisas para fazer, o legal mesmo é sair e comer alguma coisa! Tem McDonald’s, Subway, Spoletto, Bob’s, restaurantes maravilhosos que atendem a todos os gostos… De repente pra você não é grande coisa, mas pra quem anda sempre com fome, como eu, é considerável essa opção de “lazer”.
4 – Ir a festinhas (sociais) ou a boates. Olha, eu sou uma pessoa bem estranha e na verdade não gosto muito de nenhuma das duas, mas vou colocar no post porque muitos amiguinhos gostam. Festinha é até legal, mas vou te falar que tem umas que têm tanta coisa doida lá dentro, que é melhor nem entrar, então já aviso: procurem saber quem está organizando e onde é, antes de qualquer coisa, porque você vai acabar voltando mais entediado ou aterrorizado que antes. Mas, CLARO, tem aquelas festinhas beeem legais também! E boate… Ah, sei lá, me sinto desvalorizada dentro delas, mas há quem goste de muitas pessoas coladas e quase nenhum espaço para respirar ou se proteger, OU, em outras palavras: passar o rodo 😉
5 – Pontos turísticos. Essa opção os turistas AMAM de paixão (e eu ainda tento entender como conseguem gostar tanto de determinados pontos, mas ok). Confesso que nesse quesito Petrópolis arrasa: tem vários museus — o Imperial é o mais top e assombrado; o de Cera é aquele que você vai e fica de boca aberta, se sentindo inútil por não conseguir desenhar um boneco de pau e o cara que fez os bonecos consegue até mostrar as veias mais escondidas do rosto, e também fica maravilhado por tanta dedicação. Você também ficará encantado com o Palácio Quitandinha (eu moro aqui desde que nasci e até hoje quando passo lá me dá arrepios), porque é realmente maravilhoso! Mais maravilhoso ainda é quando vamos lá dentro (já fui várias vezes ver apresentações de dança, música, porque, como disse, amo artes). É tudo muito grande e bem feito, você que é detalhista como eu vai amar porque cada pedacinho lá tem algo especial, fora o palco maravilhoso onde já se apresentaram diversos nomes da música. AH, não posso deixar de comentar que lá no Quitandinha já rodaram vários documentários, filmes, seriados e musicais famosos (essa parte eu fico me achando um pouco, porque acho muito importante e chique). Ah, tem muitos outros pontos turísticos legais como o Palácio de Cristal (a Bauernfest, Festival da Itália e enfeites especiais de Natal sempre ocorrem lá) e a casa de Santos Dumont.
6 – Bauernfest. PRECISO citar essa individualmente porque é a festa que os petropolitanos dão glória a Deus e agradecem por existir. Cara, os jovens AMAM porque, primeiro: inverno dá preguiça; segundo: junta preguiça, com frio e tédio? Aí vem a Bauern e tudo melhora. Muita comida boa (é a Festa do Colono Alemão), bebidas, danças (AMO) e pessoas bonitas também, claro!!! (Perguntem à minha amiga Mariana que ela sabe explicar melhor isso, kkk). Além de ter coisa para fazer, a cidade recebe muitos turistas, arrecada uma grana boa e a cidade fica cheia (consequentemente os restaurantes, lojas e pontos turísticos também agradecem). Pena que acaba logo, né?!
7 – Rua Teresa e 16 de Março. Essa aí a mulherada AMA. Bom, dizem que a Rua Teresa é o maior shopping a céu aberto do BR, mas sei lá, né?! Não fico procurando outros shoppings a céu aberto, então falo que o daqui é o maior mesmo! Mas, enfim… São muitas e muitas lojas com precinhos, que antigamente já foram melhores, mas que superagradam as chamadas sacoleiras, que sobem a serra com umas bolsas enormes para comprar e revender tudo mais caro Brasil afora. Apesar das críticas, eu gosto! Não tenho muita paciência para ficar andando no sol e torrando, então costumo ir à loja Kinky, minha preferida. Já a 16 é uma rua que tem mais lojas legais, e também é onde as pessoas costumam ficar andando de um lado pro outro quando estão querendo fazer hora na rua — e onde se encontra minha loja preferida: Manzzo.
8 – Teatro. Infelizmente esse não é valorizado aqui, e isso me deixa bem triste porque sei que poderíamos assistir a muitas peças e apresentações legais, mas não é bem assim, durante o ano temos poucas apresentações. Não que quase não tenha nenhuma, mas nossa cidade não é mais pequena como antigamente. Hoje em dia temos muito mais jovens e idosos, justamente aqueles que normalmente precisam de algo para se distrair, além de ficar próxima ao Rio, ou seja, não é tão difícil assim conseguir mais atrações para nosso lazer. MAS ainda sim temos algumas coisas bem interessantes para quem gosta: no Theatro Dom Pedro e no Santa Cecília costumam ter muitas apresentações legais, e nesse fim de ano começam as apresentações de dança (que são maravilhosas!). No Quitandinha também podemos encontrar muita coisa boa (ainda bem que o SESC está no comando), o SESC sempre disponibiliza na programação coisas bem interessantes, é só ficar de olho!
9 – Catedral. Claro que eu não vou deixar de citar nossa linda e MARAVILHOSA Catedral de São Pedro de Alcântara. As missas são lindas e quem visita Petrópolis não pode deixar de dar uma passadinha lá, independentemente da sua religião, porque é encantador. Lá dentro estão os restos mortais do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz Teresa Cristina, além de um altar rico em detalhes e perfeição (sério, eu fico encantada toda vez que vou lá, imagina para os visitantes!).
10 – Deixei o número 10 para citar o que mais faço: sair por aí com os amigos, a famosa resenha. Não importa onde, o que gosto mesmo é reunir o pessoal do Grupo de Jovens, ir ao centro da cidade e só quando chegamos lá é que decidimos o que fazer! Não tem coisa melhor: colocar os papos em dia, comer e ficar andando (acho que em qualquer cidade isso é legal).
E é isso! Eu realmente espero que nossa cidade seja mais valorizada para termos mais coisas para fazer, porque tem dias que dá vontade de fugir daqui, kkkk (ainda bem que o Rio é perto). Mas mesmo assim eu AMO morar aqui e tenho orgulho de ser petropolitana. E você? Gosta da sua cidade? Se identificou com algo que eu disse no post? Conta pra gente o que você gosta (e o que mais odeia, kkk) na sua cidade! E se você mora em Petrópolis, é jovem, está em casa entediado e não sabe o que fazer, te aconselho a assistir a um filme, fazer uma comida diferente, chamar um amigo pra conversar ou, se não achou ninguém, pode vir desabafar comigo (mas terei que olhar minha agenda porque sou muito ocupada… BRINCADEIRA!), adoro conversar 🙂
Beijocas, Anna
E-mail para contato: blogsobretudocomelas@gmail.com
Revisão de texto:
Caminho das Letras Revisões
Contato: revisoescaminhodasletras@outlook.com