Juventude, amizades e realidade

E aí galera, beleza? Hoje trouxe uma pequena reflexão sobre a nossa juventude e as amizades.

Ao longo desses 21 anos de idade, aprendi muita coisa interessante. Apesar de ser ainda muito nova, as experiências que tive até hoje em minha vida, me ajudaram a amadurecer e perceber como as coisas vão mudando com o passar dos anos.

O exemplo mais real e mais comum pra mim são as amizades.

É praticamente impossível você manter todas as amizades da escola quando você se torna adulto. Tenho certeza que, quem está lendo este texto e já saiu da escola há um tempo, vai se identificar porque, após a escola, muitas pessoas vão embora para outras cidades, países ou apenas se afastam de você e, com o tempo, perde-se o contato. E isso é algo natural. Um pouco triste, porém, natural.

 

Quando estamos na escola, temos várias pessoas para nos acompanhar no recreio e dividir as tarefas das aulas. Isso é muito bom, pois ter amigos por perto traz muita alegria e confiança. Mas, como disse, muita gente se afasta e, no final, percebemos que na verdade tínhamos muitos COLEGAS e não AMIGOS. Demorei bastante para perceber a diferença entre eles e foi depois de mais velha que entendi.

AMIGO é um ser que nem tem explicação. Você sabe quando a pessoa é seu amigo. Como? Pensa numa situação bem íntima da sua vida, algo que aconteceu ou que você fez e que ninguém pode saber. Mas espera: tem SEMPRE uma pessoa que você vai poder confiar e contar seu segredo. Tem vezes que essa pessoa não está perto de você, ou não é alguém da sua idade. O fato é que amigo mesmo, é um ou talvez até dois. E tem vezes que é até alguém da sua família.

É MUITO raro achar uma pessoa adulta cheia de AMIGOS. Só se for alguém muito popular mesmo e às vezes até os mais famosos, que parecem ser rodeados de amigos, têm UM AMIGO e muitos COLEGAS – aquele MELHOR AMIGO o qual vai poder se abrir e compartilhar momentos incríveis, que não podem ser compartilhados com todos.

E agora? Os outros são o que?

Os “outros”, não desmerecendo ninguém, são apenas colegas. Os colegas são pessoas maravilhosas também. Eles também te dão conselhos, curtem e comentam suas fotos de vez em quando, tiram fotos com você…. A diferença, é que o contato não é tão constante e não são pessoas que você pode chegar e contar TUDO sobre você, entende? Muitas vezes, amigos se tornam colegas com o passar do tempo. Mas não se assuste, porque é o ciclo natural da vida! Os amigos vêm e vão. Tem gente que vai se tornar amigo depois: na faculdade ou em algum trabalho.

A minha mãe, por exemplo, mantém as amizades da faculdade dela até hoje, enquanto os amigos da escola/infância, se tornaram colegas – ou pessoas que ela encontra de vez em quando pela cidade.

O que quero dizer neste texto, é que no fundo, NÓS somos nossos melhores amigos. Quando adultos, não serão os amigos que vão escolher o que você quer fazer depois da faculdade, ou para onde ir num intercâmbio. Isso será uma decisão SUA, pois você chegou numa fase de sua vida, o qual tem que andar com seus próprios pés. E não é porque você terá menos amigos, que sua vida será chata. Pelo contrário! A gente aprende a ser mais independente. Aprende que a opinião que importa é a SUA, MESMO QUE SEJA DIFERENTE DA OPINIÃO DOS OUTROS; aprende a valorizar mais VOCÊ e SUA FAMÍLIA, que estará contigo até o fim e também aprende a valorizar as pessoas que chegaram agora na sua vida e que você quer levar para sempre – ou aquele amigão antigo, que sempre foi seu amigo e agora você pode aproveitar mais ainda, sem aqueles grupinhos chatos da escola interrompendo-os.

Amadurecer é isso: é entender que existem pessoas verdadeiras, mas que muitas também estão ali pra te colocar olho grande e te passar a perna; entender que devemos SIM lutar por nossos sonhos e nos preocupar menos com o que os outros falam; é entender que, com o passar dos anos, vamos perdendo contato com pessoas que achávamos que estariam sempre conosco; é entender que temos que abrir mão de coisas e pessoas que amamos para nosso bem e também que a vida vai nos proporcionar muitos momentos especiais.

Mas é claro, muita coisa depende também de nós. Não adianta querer se tornar um grande engenheiro se você vai seguir o conselho dos outros e fazer economia. Assim como você também pode procurar manter contato com as pessoas que estão longe, mesmo que não seja diariamente.

E é isso que eu queria falar com vocês hoje. Atualmente tenho refletido muito sobre a maturidade e as amizades que carregamos conosco após a adolescência e achei interessante compartilhar aqui com vocês. Espero que gostem! Preservem sempre seus AMIGOS, pois como todos falam: “Amigo se conta no dedo” e é pura verdade.

Já falou pro seu AMIGO hoje que você o ama?

Depois me contem se vocês se identificaram, ok? beijinhos, Anna 🙂

 

Facebook do Blog

Instagram do Blog

E-mail para contato: blogsobretudocomelas@gmail.com

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!