A partir deste mês, Amor, Luxúria e Anarquia: Os filmes de Rainer Werner Fassbinder homenageiam o ícone do Novo Cinema Alemão com especial de filmes
Em homenagem a um dos cineastas mais importantes do Novo Cinema Alemão, a MUBI — distribuidora global e serviço de streaming com curadoria —, apresenta o especial Amor, Luxúria e Anarquia: Os filmes de Rainer Werner Fassbinder. A seleção de filmes fica disponível na plataforma a partir do dia 21 de setembro.
Falecido aos 37 anos de idade, em 1982, o escritor e diretor produziu mais de 40 filmes, com narrativas que abordam solidão, medo, amores não correspondidos e a busca eterna pela própria identidade.
O especial dedicado a Fassbinder começa no dia 21 de setembro com o longa que causou alvoroço no Festival de Cannes: A Terceira Geração (1979), é ambientada na Alemanha Ocidental em 1978 e segue um grupo de jovens terroristas alemães, que sequestram um representante de uma empresa de informática norte-americana.
Já no dia 26 de setembro, é a vez do filme Lola (1981), último longa da Trilogia BRD de Fassbinder sobre diferentes mulheres na Alemanha Ocidental do pós-guerra. O filme presta homenagem ao clássico O Anjo Azul, de Josef von Sternberg.
No dia 3 de outubro, a plataforma recebe o longa Num Ano de 13 Luas (1978), com o roteiro baseado em uma peça do próprio diretor e produzido em um momento bem delicado da sua vida pessoal, o filme apresenta a história de Elvira Weishaupt, uma mulher trans que se vê com apenas uma opção após uma série de rejeições na tentativa de escapar de seu próprio passado.
Para finalizar, no dia 13 de outubro é a vez de O Desespero de Veronika Voss (1982), segundo filme da Trilogia BRD. Estrelando Rosel Zech como Veronika, uma antiga estrela de cinema que se tornou dependente química e toma consciência de seu vício durante o relacionamento com Robert Krohn (Hilmar Thate). O drama foi vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim em 1982.
O MUBI é um serviço global de streaming, produtora e distribuidora de filmes dedicada a enaltecer o melhor do cinema. A MUBI produz, adquire, seleciona e defende filmes visionários, conectando-os a públicos em todo o mundo.
Quer ficar por dentro das novidades do mundo do entretenimento? É só acompanhar o Entretê no Insta, Twitter e Face.
*Crédito da foto de destaque: Divulgação