Com a quarentena, vários museus e bibliotecas liberaram visitações nas galerias e acervos, e downloads de livros. Então, decidimos listar os locais que adotaram essas práticas para as pessoas que sempre quiseram visitar esses lugares e estão – nesse momento – impossibilitados de fazê-lo.
(O Louvre é um dos museus incluídos nessa lista | Blogs N10)
Museus:
– Art Institute of Chicago
O Instituto de Artes de Chicago é conhecido pela sua vasta coleção de obras impressionistas e por ter sido cenário do filme “Curtindo a Vida Adoidado”. No site, é possível realizar um tour virtual e visualizar as obras. Clique AQUI e acesse agora.
– Galeria Uffizi
Um dos museus mais famosos de Florença, a Galeria Uffizi é conhecida por suas esculturas criadas entre os séculos XII e XVII. Pelo Google Arts & Culture, é possível fazer um tour virtual pelo museu. Clique AQUI e acesse agora.
– Metropolitan Museum of Art
O MET, um dos museus mais famosos do mundo e que fica em Nova York, está oferecendo uma experiencia completamente online das suas exposições. Nesse tour, é possível ter uma visão de 360º das principais galerias do museu. Clique AQUI e acesse agora.
– Museu Afro Brasil
Localizado dentro do parque Ibirapuera, o museu Afro Brasil tem um grande acervo de obras culturais africanas e afro-brasileiras, abrangendo temas como religião, trabalho, arte, escravidão. Clique AQUI e acesse agora.
– Museu da Acrópole
O museu, localizado na Grécia, apresenta um acervo arqueológico da construção de Atenas. Além de disponibilizar uma galeria de obras que serviram de inspiração do mundo moderno. Clique AQUI e acesse agora.
– Museu da Casa Portinari
O Museu de São Paulo reúne diversas formas de interações virtuais, como tours, experiências. Clique AQUI e acesse agora.
– Museu da Imagem e do Som de São Paulo
O MIS disponibilizou diversas galerias virtuais para o público, com fotografias, filmes, áudios e artes audiovisuais de forma geral. Clique AQUI e acesse agora.
– Museu d’Orsay
De Paris, o museu é conhecido por ter um acervo de obras dos séculos XVIII e XIX, produzidas na Europa e nos Estados Unidos. No Google Arts & Culture, você encontra um tour virtual das principais galerias do museu e um acervo on-line de todos os seus quadros, divididos por categorias. Clique AQUI e acesse agora.
– Museu do Louvre
Outro dos museus mais conhecidos do mundo, localizado em Paris, guarda algumas das obras mais famosas: Monalisa, Vitória Samotrácia e Vênus de Milo. Clique AQUI e acesse agora.
– Museus Vaticanos
Localizados na cidade do Vaticano, os museus disponibilizaram virtualmente um tour sobre as obras de arte, esculturas e galerias que vêm sendo colecionadas pelas autoridades do Vaticano há séculos. Clique AQUI e acesse agora.
– National Museum of Modern and Contemporary Art
Esse museu da Coreia do Sul possui quatro prédios e tem um grande acervo de arte moderna. Virtualmente, é possível visitar a galeria completa e visualizar as principais exibições. Clique AQUI e acesse agora.
– Ohara Museum of Art
Inicialmente focado em obras francesas, esse museu japonês, hoje, conta com um acervo de obras de vários países. Pelo Google Arts & Culture, você consegue acessar a galeria de obras e ter uma visão ampla dos corredores do museu. Clique AQUI e acesse agora.
– Pinacoteca do Estado de São Paulo
Também usando o Google Arts & Culture, você consegue ter uma visão de 360º da Pinacoteca. Clique AQUI e acesse agora.
– Yad Vashem Museu do Holocausto
Com inúmeros objetos, imagens, fotografias e obras, o Museu do Holocausto, localizado em Israel, é um dos principais pontos turísticos da região. Você pode explorar o museu pelo site oficial deles ou pelo Google Arts & Culture. Clique AQUI e acesse agora.
Bibliotecas:
– Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
A Universidade disponibilizou 57 obras literárias digitais para serem baixadas gratuitamente na estante virtual do site da instituição. Clique AQUI e acesse agora.
– Fundação Casa de Rui Barbosa
Para quem se interessa em literatura de cordel, o acervo da Fundação Casa de Rui Barbosa está disponibilizado on-line. Clique AQUI e acesse agora.
– Biblioteca digital do MEC
Uma variedade de títulos do escritor carioca do século XIX, Machado de Assis e reconhecido internacionalmente, está disponível na biblioteca digital do MEC. Clique AQUI e acesse agora.
– Universidade de São Paulo (USP)
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, da USP, oferece várias temáticas brasileiras e materiais de estudo para pesquisadores, estudantes e público em geral. Clique AQUI e acesse agora.
– Bibliotecas da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Para quem se interessa em negócios e empreendedorismo, a biblioteca da FGV está liberada para visitantes on-line. Clique AQUI e acesse agora.
– Lesboteca
Uma biblioteca de obras literárias de temática lésbica. Clique AQUI e acesse agora.
– Biblioteca Digital Mundial
Criada pela UNESCO, com apoio da ONU para a educação, ciência e cultura, a biblioteca disponibiliza um acervo em formato multilíngue, fontes de diferentes países e culturas voltadas às áreas científicas, instituições, mapas e fotografias. Clique AQUI e acesse agora.
– Bamboleio
A biblioteca digital de literatura infantil, com livros cuidadosamente escolhidos para a infância, disponibilizou seu acervo gratuitamente por 45 dias. Clique AQUI e acesse agora.
——–
Esperamos que vocês gostem dessas dicas e que, de alguma forma, elas ajudem todos vocês a passarem por esse momento de quarentena de uma forma mais tranquila!
Nossas Redes Sociais: