Romance de Marina Lewycka retrata a história da Ucrânia de forma leve e divertida
Em fevereiro de 2022, os olhos do mundo tornaram-se para a Ucrânia devido à invasão de tropas russas no território do país. O conflito entre as nações vizinhas é antigo, mas foi no último ano que passou a ganhar visibilidade, levando em consideração o caráter violento dos ataques russos. Com isso, a Ucrânia, país localizado no leste europeu, passou a ser alvo de diversas discussões. Consequentemente, a história e a cultura ucraniana também vieram à tona.
Uma Breve História dos Tratores em Ucraniano é um livro ideal para começar (ou se aprofundar) nos estudos sobre a crônica brutal do país. Publicado em 2008 pela escritora Marina Lewycka, o romance recebeu uma nova edição em português, lançada em novembro de 2022 pela Editora Intrínseca.
Lewicka é britânica, filha de imigrantes ucranianos. Em sua obra, retrata personagens complexos, ressentidos pelos horrores e assombrados pelos traumas da guerra. No entanto, apesar de tratar de temas como violência, fome e torturas, tira boas risadas do leitor, já que é muito leve e fluído.
Nadezhda, imigrante ucraniana, tem uma vida relativamente tranquila com o marido e a filha na Inglaterra. No entanto, um dia recebe um anúncio um tanto quanto preocupante: Nikolai, seu pai octogenário, acaba de anunciar que irá se casar com uma mulher ucraniana quase 50 anos mais nova que ele.
Os termos do casamento estão claros, Valentina deseja casar-se para obter cidadania inglesa e, assim, fugir das condições precárias que vivem os cidadãos da Ucrânia. Nadezhda então decide recorrer a uma medida desesperada e pede ajuda à irmã, Vera, com quem não fala desde a morte da mãe, há dois anos.
As duas irmãs não estão nada felizes com a união, por isso unem forças para afastar o pai da ambiciosa e sensual Valentina. A mulher, porém, está disposta a permanecer na Inglaterra e não pretende desistir com facilidade. O que ela não quer é voltar para a Ucrânia, um país aparentemente sem esperanças e cheio de problemas sociais.
Nikolai também não deseja abandonar o enlace, pois está profundamente apaixonado pela jovem. Além disso, acredita que possui um dever moral em ajudar todos os seus conterrâneos ucranianos a conquistar uma melhor condição de vida.
A chegada de Valentina chega para abalar as estruturas da família. A mulher é a lembrança viva do passado doloroso dos imigrantes até chegarem à Inglaterra. É como se, mesmo após tantos anos, os eventos traumáticos viessem para perturbar a família. Os personagens são verdadeiramente humanos, tendo que lidar com as sequelas das suas atitudes do passado. Várias de suas atitudes são moralmente questionáveis, é verdade. Contudo, abre reflexões sobre o certo e o errado em um contexto de guerra.
Uma Breve História dos Tratores em Ucraniano mostra que é possível recomeçar após a guerra, mas não sem diversas sequelas, físicas ou emocionais. O livro não romantiza o conflito, muito pelo contrário. Relata apenas como os sobreviventes seguiram com as suas vidas. Na superfície, aparentam felicidade e superação. O que há por dentro, porém, são pessoas destruídas que buscam esquecer dos horrores que presenciaram.
Já leu ou ficou com vontade de ler? Nos conte em nossas redes sociais: Insta, Face e Twitter.
+Resenha | Uma Jornada Sem Fim nos leva para uma perfeita trajetória de amor e superação
*Crédito da foto de destaque: divulgação/Intrínseca