O lado fashion de Daisy Jones & the Six

Confira as inspirações e impactos da série

 

Se você ama ler com toda certeza já viu a adaptação que a Amazon Prime Video fez do livro de Taylor Jenkins Reid. E o Entretê veio aqui te mostrar as inspirações e impactos que a série causou na moda.

Antes de mais nada, se você ainda não viu, precisa saber sobre o que se trata a adaptação que vem conquistando muitos corações, e óbvio, sem spoilers.

 

Foto: Divulgação/CNN

 

De antemão, a história se passa nos anos 70, no auge do rock, onde havia multidões de fãs obcecados. E Daisy, desde muito nova frequentava os bares onde os shows aconteciam. Cada um tinha seus motivos, e o dela era a música. Já os Six, que inicialmente tinham outro nome, desde muito jovens tinham sua banda formada, e Billy Dunne o vocalista, sempre teve certeza de que um dia a fama chegaria. 

Os caminhos se cruzam quando Daisy e os Six conhecem Teddy Price, que acaba gerenciando os talentos, e achou que uma parceria daria certo, e eles explodiram

A trama segue o formato de entrevista na qual a banda fictícia de rock narra suas lembranças

Entre drogas, bebidas, romances e muito drama, o desenrolar da história é impactante e com uma trilha sonora que nos deixa tristes em saber que a banda nunca existiu na realidade.

 

+ Resenha | Daisy Jones & The Six é visceral e impressionante

+ Resenha | Daisy Jones & The Six dá vida às melhores partes do livro

 

Foto: Divulgação/Techtudo

Agora, olhando para o lado fashion, muito se diz por aí sobre a moda ser cíclica, e hoje a redatora que vos escreve vai explicar um pouco sobre como funciona esse conceito.

Em outras palavras, isso significa que tendências passadas voltam a ser consumidas, mas adaptadas para o público atual. Podemos usar como exemplo a calça cintura baixa, ela voltou a ser usada, mas se compararmos com as dos anos 2000, mudanças foram feitas de acordo com as necessidades de hoje para que elas pudessem ser usadas novamente, ou seja, sempre iremos nos deparar com peças que trazem a mesma essência, mas com um toque moderno.

Do mesmo modo, quem viveu a era tumblr com certeza lembra do estilo boho, que era muito usado por Vanessa Hudgens por exemplo, a atriz era sempre muito aguardada no festival Coachella por conta de seus looks. Este estilo já era uma releitura dos anos 70, cenário em que ocorre a história de Daisy Jones.

 

Foto: VOGUE/Claudia
Foto: Capricho (Capricha no look)


Nesse sentido, para que a narrativa transmitisse perfeitamente sua
essência, a figurinista Denise Wingate buscou diversas referências e fontes para que cada personagem conseguisse transmitir sua personalidade através das roupas. Foram mais de 1000 looks exibidos durante os dez episódios da série, e hoje vamos destacar os das três personagens principais e mulheres, Camila, Karen e Daisy.

Foto: Divulgação/ Twitter Amazon Prime Vídeo

 

Daisy Jones

Imediatamente podemos perceber que as três personagens citadas têm personalidades diferentes,  o que mostra que cada uma reflete um estilo dos anos 70. 

A Daisy, por exemplo, é boho com um toque rockstar.  As queridinhas botas de cowboys que estão super em alta no momento e inclusive vimos muito no festival de música Lollapalooza, são muito presentes nas composições da vocalista da banda, além dos shorts jeans, kimonos e muito crochê, pois na década de 70 os trabalhos manuais eram muito valorizados por esse estilo, isso ocorria, pelos hippies não gostarem de comprar nas grandes indústrias e serem contra o capitalismo. 

Ainda podemos notar, que o visual de Daisy foi muito inspirado na Cher dos anos 70, que trouxe o lado rockstar da personagem, com casacos de pele, looks glamourosos como o do último episódio, que é uma peça original dos anos 70 assinada por Halston. 

Mas, ela não foi a única inspiração, Stevie Nick, a vocalista da Fleetwood Mac, também está presente na essência da personagem. Com o estilo hippie, tops e calças boca de sino, e o corte do cabelo de Daisy, também lembra o dela. 

Falando nisso, as famigeradas franjas voltaram com tudo em meados de abril do ano passado, nomeadas como Burkin bangs. O motivo é Jane Burkin, um ícone fashion dos anos 70, que tinha essa franja com um aspecto mais bagunçado, deixando o visual mais cool. E hoje, as franjinhas têm sido usadas por ícones como Zendaya, Lele Burnier e Malu Borges.

 

https://www.instagram.com/reel/CqLumelqkD7/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Camila Dunne

Agora, outra personagem que chamou muita atenção foi Camila, a fotógrafa dos Six e esposa de Billy Dunne. 

Ela é um pouco mais elegante e romântica, e compõe seus looks com peças florais bem femininas e inicialmente acessórios mais delicados. Em outra fase da vida, seus looks se tornam mais chamativos, mas ainda assim priorizando os tons terrosos. 

Uma das inspirações do guarda roupa da fotógrafa, foi Bianca Jagger, que era casada com Mick Jagger, o astro do rock da época, e ainda um ícone fashion. Bianca usava muitas batas estampadas, assim como Camila usa na série, e além disso, peças com decotes estratégicos, botas e acessórios exuberantes começam a chamar atenção ao decorrer da história.

Um look destaque, é o Wrap dress que Camila usa em um dos episódios, que foi sucesso em 1974 e lançado por Diane Von Fustenberg, o vestido era acessível, prático e versátil.

 

https://www.instagram.com/reel/CqYqurKAFwK/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Karen Sirko

A tecladista da banda é de um estilo totalmente diferente de Camila e Daisy. 

Karen no livro, diz que não gosta de se vestir com saias e botas por não se sentir à vontade nos palcos, mas que aprecia as peças. Além disso, é notável que seus looks têm um toque mais moderno, com uma paleta de cores neutras e acessórios que fazem a diferença. Um exemplo disso, é a gravata que ela utiliza no momento das entrevistas. E caso você não tenha notado, a peça está muito presente em composições atuais de algumas fashionistas, já faz um tempo que estamos vendo elas lentamente entrando nos guarda roupas femininos. E hoje, em 2023 várias grifes como Dior e Valentino, que foi a pioneira nessa trend com seu modelo slim preto, vêm apostando no acessório.

Nota-se que uma das inspirações para o estilo de Karen, foi a multifacetada Patti Smith, que se destacou com seu álbum durante o movimento punk em 1975, e era conhecida como “poetisa punk”, essa ligação faz todo sentido, se levarmos em consideração os looks  cheios de personalidade e texturas.

 

https://www.instagram.com/reel/CqR5P3dvbEI/?igshid=YmMyMTA2M2Y=

 

Dessa forma, Daisy Jones & the Six tem seu lançamento em um momento no qual a moda está circulando nos clássicos, as inspirações para os looks das personagens definitivamente podem nos inspirar em nossos dia-a-dia.

Qual foi seu estilo e sua personagem favorita? Conta para a gente nas redes sociais do Entretetizei no Insta, Twitter e Face, além de acompanhar as novidades da literatura e do entretenimento.

 

Crédito da foto de destaque: Divulgação 

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!