Para matar a saudade de produções da época de ouro do Disney Channel, confira alguns livros com elementos parecidos
Se você nasceu nos anos 2000, com certeza teve sua vida marcada por alguma das produções do Disney Channel. Estrelas como Miley Cyrus, Demi Lovato, Selena Gomez, Zendaya, Tini e Raven Symoné protagonizaram projetos do canal que fizeram sucesso entre o público e foram parte marcante de suas carreiras, que seguem a todo vapor nos dias atuais.
Infelizmente o canal de televisão encerrou suas atividades em diversos países e a previsão é que a empresa decida descontinuá-lo em breve. Apesar dessa notícia triste para os fãs da época de ouro do Disney Channel, é possível assistir às produções para a TV também no catálogo do Disney Plus.
Além de visitar as histórias nostálgicas, que tal ler livros que lembram algumas dessas séries? Confira a lista de obras que farão você pegar as referências.
1. Hannah Montana X Um Lugar Só Nosso
Assim como em Hannah Montana, a protagonista de Um Lugar Só Nosso, escrito por Maurene Goo e publicado pela editora Seguinte, é uma cantora famosa que precisa se disfarçar se quiser sair na rua sem ser reconhecida. Lucky também começou bem cedo e já é uma febre adolescente na Ásia por conta do mundo K-Pop.
Ela ainda não tem certeza se realmente tem a vida que deseja. Então, um dia, usa um disfarce para sair do hotel que está em Hong Kong e fazer o que quiser sem interrupções, e seu destino se esbarra com o de Jack, um paparazzo. Eles vão criando uma conexão especial conforme percorrem a cidade sem que o garoto perceba que está ao lado de uma celebridade.
Mas, quando a informação vem à tona, ele enfrenta um dilema: continuar aproveitando o momento ou publicar o maior furo de sua carreira. Em meio a muita música e uma relação cada vez mais próxima, as coisas parecem ir bem, mas as mentiras poderão estragar tudo.
2. Os Feiticeiros de Waverly Place X The Very Secret Society Of Irregular Witches
É impossível pensar em Os Feiticeiros de Waverly Place e não lembrar de magia. Além desse ponto em comum com a série do Disney Channel, no livro The Very Secret Society of Irregular Witches, escrito por Sangu Mandanna e publicado pela Berkley Group, a protagonista não pode revelar que possui poderes, assim como a família Russo.
A história acompanha Mika Moon, uma das poucas bruxas existentes da Grã-Bretanha, que além de esconder a magia, precisa ficar longe de outras bruxas para não misturar seus poderes. A órfã foi criada por estranhos e por isso já está acostumada a ficar sozinha e seguir as regras, porém possui uma conta online onde “finge” ser uma bruxa, esperando que ninguém descubra que aquilo é real.
Porém, quando uma mensagem chega, ela decide viajar para Nowhere House para ensinar três jovens bruxas a controlar sua magia. Apesar dos riscos, ela embarca nessa missão e conhece, além das garotas, diversas outras pessoas, incluindo Jamie, o bibliotecário do local. Agora, descobrindo uma nova família, ela também terá que enfrentar ameaças que batem à porta.
Apesar de ainda não existir um anúncio oficial, o livro tem previsão de ser publicado no Brasil ainda esse ano pela Galera Record.
3. Violetta X Sonata em Punk Rock
O sonho de Violetta de construir uma carreira musical assim como sua mãe é um dos principais assuntos abordados na telenovela transmitida pelo Disney Channel. Ao ingressar no Studio 21, a protagonista, interpretada por Tini, começa a colocar na prática seus talentos musicais: cantando, dançando, compondo e tocando instrumentos. Esse também é o desejo da protagonista, Valentina Gontcharov, em Sonata em Punk Rock, escrito por Babi Dewet e publicado pela editora Gutenberg.
Entre seu trabalho como gerente do mercado do bairro e as tarefas de casa, seu sonho de viver da música está se tornando cada vez mais distante. Porém, ao ser aceita pela Academia Margareth Vilela, o conservatório de música mais famoso do país, ela consegue a chance de seguir sua vocação. Enfrentando suas inseguranças e provando do que é capaz, ela vai dominar o piano e explorar seu amor pela música clássica.
Além da música, o arrogante e talentoso Kim aparece, dificultando a situação. Valentina encontra no reformatório um mundo cheio de partituras, notas, instrumentos e disciplina.
Agora, na Cidade da Música, seus talentos e sentimentos estarão enfrentando um universo diferente.
4. As Visões da Raven X Flores Feitas de Espinhos
As visões que Raven tinha realmente eram momentos clássicos em As Visões de Raven. Prevendo acontecimentos, ela e seus amigos conseguiram evitar e até mesmo mudar os passos futuros. E assim como Raven, Violet é uma vidente, mas ao contrário da protagonista interpretada por Raven Symoné, que era honesta, a protagonista de Flores Feitas de Espinhos faz profecias para influenciar a corte, muitas delas não verdadeiras.
Para não ser destituída de seu cargo por Cyrus, o príncipe que ela acha um otário e que assume a coroa no fim do verão, ela precisará fazer algo para impedi-lo. Porém, quando o rei pede que Violet invente uma profecia que Cyrus encontrará seu amor verdadeiro no baile, ela acaba sem querer dando início a uma maldição que pode salvar ou destruir o reino, dependendo de quem o príncipe escolher se casar.
No livro escrito por Gina Chen e publicado pela Rocco, Violet enfrenta uma série de enganações para salvar a si e o reino. Além disso, precisa lidar com a atração que surge pelo príncipe que até então ela apenas odiava.
5. Sunny Entre Estrelas X Minha Vida Improvisada
Em Sunny Entre Estrelas, a protagonista Sunny, interpretada por Demi Lovato, consegue um papel no seu programa de televisão favorito, realizando seu sonho de estrelar uma produção. Assim como na série do Disney Channel, em Minha Vida Improvisada, o livro de Thainá Fernandez mostra a trama dos bastidores das produções, e a protagonista também sonha em finalmente ter seu destaque sobre os holofotes.
Os planos para Caroline, uma adolescente autista, no último ano do ensino médio, é tirar notas boas para manter sua bolsa e também ajudar nos bastidores do teatro da escola, o único lugar que se sente acolhida. É então que, quando a produção decide adaptar Persuasão, seu livro favorito, ela sabe que é a última chance de participar de uma peça naquele palco.
Mas, quando sua colega acaba saindo da equipe, Alexandre entra no lugar para se juntar a ela nos bastidores, um garoto completamente despreocupado e com má reputação. Quando ela pensa que só problemas aparecem, uma boa e inesperada notícia chega, os papéis principais são oferecidos para os dois. Caroline precisará enfrentar suas inseguranças e encenar um romance com um garoto por quem ela tem sentimentos conflitantes.
6. No Ritmo X Instruções Para Dançar
Danças e competições fazem parte do enredo de No Ritmo, série do Disney Channel que acompanha Rocky Blue e Cece Jones, interpretadas por Zendaya e Bella Thorne respectivamente, melhores amigas que sonham em se tornar dançarinas profissionais e participam de um programa de competições na televisão. Em Instruções para Dançar, escrito por Nicola Yoon e publicado pela editora Arqueiro, competições e danças também estão presentes.
Desde que seus pais se separaram, Evie Thomas não acredita mais no amor. Mas algo incomum acontece quando a protagonista vê um casal se beijando e consegue enxergar como o romance deles começou e como vai acabar. Enquanto investiga porque está tendo essas visões, ela chega em um estúdio de dança e acaba se matriculando, lá aprendendo valsa, tango e salsa com seu par Xavier, conhecido como X, o jovem aventureiro e ousado.
Ele tem o lema de dizer sim para tudo na vida e participar do concurso de dança com uma garota que acabou de conhecer é uma dessas coisas. Conforme vão convivendo, a garota começa a se questionar se o amor realmente vale a pena ou sempre termina em corações partidos.
7. Boa Sorte, Charlie! X Disque T Para Titias
Uma família deve estar presente para o que der e vier e a família Duncan é exemplo disso. Em Boa Sorte, Charlie! a série começa com a chegada de mais um membro, uma irmãzinha, Charlotte, interpretada por Mia Talerico. Em cada episódio, a irmã mais velha, Teddy, interpretada por Bridgit Mendler, grava um vídeo contando o dia da família, com suas trapalhadas e aventuras, deixando uma lição para a garota assistir no futuro.
No livro Disque T para Titias, escrito por Jesse Q. Sutanto e publicado pela Intrínseca, a família também se mostra presente para salvar a protagonista durante o apuros, e o tom de comédia é outro ponto em comum. Tudo começa quando Meddelin Chan acaba acidentalmente matando um homem com quem teve um encontro às cegas, então sua mãe se intromete e chama as irmãs, três tias tão intrometidas quanto ela, para se livrar do corpo.
Mas a tarefa não será fácil, já que o corpo vai parar em um cooler para bolos e chega a um resort de luxo na Califórnia, onde acontece o casamento bilionário em que Maddy, a mãe e as tias estão trabalhando. As coisas já estão complicadas, mas conseguem piorar quando um grande amor de Maddy dos tempos da faculdade aparece na festa que está prestes a se tornar um caos.
Quais dessas produções da Disney você mais gosta? Tem algum outro livro que te lembra alguma delas? Conta para a gente nas redes sociais do Entretê (Facebook, Instagram, Twitter) e nos siga para ler outras resenhas e notícias!
*Crédito da imagem de destaque: reprodução/Disney