Os indicados do Globo de Ouro 2024 acabam de ser anunciados e o Entretetizei reuniu algumas curiosidades sobre o prêmio
Octogenário! Em 2024, o Globo de Ouro, uma das maiores premiações da TV e do cinema, completa 80 anos. A atual edição, que conta com 27 categorias, acontecerá no dia 7 de janeiro de 2024, em Los Angeles. Na última segunda (11), o público conheceu a lista de indicados – liderada pela participação de produções como Barbie, Oppenheimer e a série Succession.
Por isso, o Entretetizei reuniu algumas curiosidades bem legais sobre o prêmio. Confira!
No começo, era uma premiação apenas de cinema
A primeira cerimônia do Globo de Ouro ocorreu em 20 de janeiro de 1944 e, nessa altura, apenas produções cinematográficas eram laureadas. Mas isso mudou a partir de 1956, quando obras televisivas passaram a fazer parte do prêmio.
Falta de ética e diversidade
Em 80 anos de existência, o Globo de Ouro já passou por altos e baixos, inclusive com várias polêmicas envolvendo racismo, machismo, xenofobia e corrupção. Com isso, a NBC, emissora que transmite a premiação nos EUA, optou pelo cancelamento da edição de 2022, justamente pelas acusações de falta de ética e diversidade.
Meryl, a invicta
Neste ano, Meryl Streep bateu o próprio recorde: é a atriz com o maior número de indicações da história do Globo de Ouro. A primeira vez em que Streep foi nomeada foi em 1979, com o filme O Franco Atirador. Ela é também a atriz com o maior número de prêmios, colecionando oito estatuetas.
Na edição atual, ela concorre pela primeira vez na categoria Melhor Atriz Coadjuvante em Série de Comédia, Musical ou Drama, pela sua atuação em Only Murders in the Building. Com isso, são 33 indicações no currículo da atriz.
Brasileiros no prêmio
A única produção brasileira a ganhar um Globo de Ouro foi Central do Brasil, no ano de 1999, na categoria Melhor Filme em Língua Estrangeira. No mesmo ano, a atriz Fernanda Montenegro foi indicada a Melhor Atriz.
Outro que também representou o Brasil foi o filme Orfeu Negro (1959), mas este concorreu pela França, uma vez que era um longa-metragem ítalo-franco-brasileiro.
Duas animações japonesas
Pela primeira vez na história da premiação, duas animações japonesas concorrem ao mesmo tempo, na categoria Melhor Filme de Animação. O Rapaz e a Garça, do diretor Hayao Miyazaki, e Suzume, de Makoto Shinkai.
Prenúncio para o Oscar
A última curiosidade é que o Globo de Ouro é a última grande premiação antes do Oscar e, além disso, é um grande indicador de quem serão os futuros vencedores da maior honraria do mundo do cinema. Na última década, por exemplo, sete filmes foram agraciados nas duas premiações.
E você, está animado para a premiação? Quais são as suas apostas? Conte nas redes sociais do Entretetizei (Insta, Face e Twitter), e nos siga para não perder nenhuma notícia do entretenimento!
Leia também: 10 filmes para despertar o seu espírito natalino
*Crédito da foto de destaque: Warner Bros