Filme que conta a história de um humanitário inglês que salvou 669 crianças do nazismo chega hoje aos cinemas
Baseado no livro homônimo escrito pela filha de Winton, Uma Vida – A História de Nicholas Winton retrata a história real de um homem que ajudou a salvar 669 crianças judias da Alemanha Nazista, nas vésperas da Segunda Guerra Mundial. Sim, muitas pessoas estão cansadas de filmes sobre guerra. Mas o novo longa traz uma história que precisa ser contada.
Quem é Nicholas Winton
Nicholas (Anthony Hopkins), ou Nick, é um bancário inglês que observou milhares de famílias sendo forçadas a abandonar suas casas e partir do norte da Antiga Tchecoslováquia para a capital, na tentativa de fugir das tropas nazistas. A partir disso, Nick se junta a um grupo de humanitários para ajudar a coordenar o transporte de centenas de crianças refugiadas para a Inglaterra.
Mais uma vez, Anthony Hopkins entrega uma atuação belíssima. Mesmo com 86 anos e mais de 50 de carreira, o vencedor do Oscar de Melhor Ator (Meu Pai, 2020) conduz o filme até o seu auge, momento esse em que até os mais fortes falham ao embaçar a vista com lágrimas.
Dessa vez, não é Hopkins quem rouba toda a cena. Isso porque a personagem de Helena Bonham Carter (Alice no País das Maravilhas, 2012) também está deslumbrante na figura de Babette Winton, mãe de Nick. Ao longo da narrativa, ela atua quase como um mandachuva para toda a organização da história. Portanto, sem a figura de Babette, não teríamos filme.
Vale a pena assistir?
O longa, roteirizado por Lucinda Coxon (A Garota Dinamarquesa, 2016), constrói um ótimo clima de tensão já no primeiro ato. Além disso, o filme é enganchado por uma trilha sonora de tirar o chapéu, e a montagem com cenas rápidas e transitórias entre passado e presente traz dinamismo ao filme. Todo esse arco gera curiosidade no espectador, e faz com que Uma Vida se distancie do sentimento de lentidão.
Por fim, o filme mostra de forma comovente as consequências de uma guerra que, até então, sequer tinha começado. Após o conflito, tudo o que Nicholas Winton desejava era que a história não fosse esquecida, e que a humanidade aprendesse com o passado. Agora, esses registros estão eternizados em um longa emocionante.
Uma Vida – A História de Nicholas Winton chega hoje (14) aos cinemas.
E aí, vai assistir? Então conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Twitter e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento.
Leia também: A Lista de Schindler: o emocionante filme de Steven Spielberg
Texto revisado por Kalylle Isse