Ana Luiza Ferreira nas redes sociais.
Foto: reprodução/Instagram/@analuizaof

Entrevista l Ana Luiza Ferreira fala sobre inspirações e bastidores do musical Beetlejuice: “É uma vida devota aos palcos”

Ao lado de Eduardo Sterblitch, atriz e cantora interpreta Lydia Deetz na primeira versão brasileira do clássico espetáculo da Broadway

Nove anos após emendar sua estreia no teatro à conquista do troféu de Atriz Revelação no Prêmio Bibi Ferreira, Ana Luiza Ferreira vive um novo ápice na carreira. Atualmente, a artista estrela Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem – O Musical, adaptação do espetáculo da Broadway que reúne grande elenco e se tornou sucesso de bilheteria.

Na pele de Lydia Deetz, mesma personagem interpretada por Winona Ryder no filme homônimo, Ferreira já realizou mais de 100 apresentações entre Rio de Janeiro e São Paulo. E vem mais por aí: a peça fica em cartaz na capital paulista até o dia 28 de abril, no Teatro Liberdade, com sessões de quarta-feira a domingo.

Em entrevista ao Entretetizei, a atriz revelou o processo artístico que tem seguido no musical e destacou as particularidades da versão brasileira, além de comentar sobre sua trajetória como cantora solo. Confira o bate-papo na íntegra abaixo!

Ana Luiza Ferreira em Beetlejuice: O Musical.
Foto: reprodução/Instagram/@beetlejuiceomusicalbrasil
Entretetizei: Como você descobriu seus dons artísticos? Em que momento surgiu a vontade de investir em uma carreira profissional nas áreas da música e da atuação?

Ana Luiza Ferreira: Minha mãe sempre conta que desde os três anos eu dizia que queria ser cantora. A paixão pela música foi o que veio primeiro. Um pouco mais velha, minha mãe percebeu que eu conseguia imitar a Sandy, que eu era super fã. E, aí, me levou para fazer a aula de canto de hobby.

Logo após, fui fazer aula de teatro porque era muito tímida. O teatro musical chegou um pouco mais tarde. Foi com 14 anos que decidi que queria viver fazendo isso, subindo no palco e cantando a vida de personagens.

E: Sua trajetória no teatro começou como intérprete de Maria Roberta, na peça Mudança de Hábito. O papel foi muito bem recebido pelo público e, inclusive, garantiu seu reconhecimento como Atriz Revelação no Prêmio Bibi Ferreira 2015. Como essa série de marcos logo na estreia te impactou, tanto como pessoa quanto como artista?

A: O prêmio me ajudou a ter mais confiança em mim mesma como artista. Acho que todo artista se questiona o tempo todo, passa uma vida se duvidando. Então, sou muito grata pelo prêmio, que me mostrou que estava no caminho certo.

E: Você chegou ao musical Beetlejuice: Os Fantasmas se Divertem após viver diversas outras peças de sucesso. O que te fez se interessar pelo papel? Como foi o processo de preparação para subir ao palco como Lydia Deetz?

A: Eu já era apaixonada pelo musical antes mesmo dele vir para o Brasil. Tem muita coisa que eu amo envolvida: musical, Tim Burtom, uma levada mais pop-rock. Eu sempre tenho uma queda pelas esquisitas. Então, não seria diferente com a Lydia. A preparação foi e segue intensa. É uma vida bem devota aos palcos. Muita preparação física, vocal e emocional. Tudo para poder dar vida a essa menina esquisita e fora do comum toda semana.

Ana Luiza Ferreira e elenco de Beetlejuice: O Musical.
Foto: reprodução/Instagram/@beetlejuiceomusicalbrasil
E: Em Heathers, você interpretou Veronica Sawyer, mesmo papel vivido por Winona Ryder no clássico filme dos anos 80. A coincidência se repete em Beetlejuice, agora com a personagem Lydia. Você se inspirou na atriz para construir suas versões das personagens? 

A: Eu amo a Winona, e acho que, assim como eu, ela tem essa predisposição a dar vida e voz às meninas esquisitas. A linguagem teatral é muito diferente da do cinema, então é difícil usar a construção dela como inspiração, mas gosto de prestar algumas homenagens pontuais em cena. Sobre as semelhanças com a Veronica, muita gente fala que eu faço a mesma risada. Mas é a minha risada mesmo.

E: O musical Beetlejuice é originário da Broadway. Na sua opinião, quais características fazem a versão brasileira do espetáculo ser única? Quais particularidades a sua Lydia carrega no palco?

A: Acho que a ousadia da versão brasileira foi essencial para a gente fazer um Beetlejuize só nosso. Nosso DNA brasileiro está ali. Nas cenas, no humor, até no jeito de cantar. Óbvio que não faria sentido nenhum nesse contexto fazer uma Lydia igual a que fazem lá fora. Tive que beber das referências, porém, criar algo novo junto do Edu [Sterblitch] e do João [Telles, alternante Beetlejuice].

E: Beetlejuice reúne Eduardo Sterblitch, Joaquim Lopes, Thais Piza e muitos outros grandes artistas no elenco. Como tem sido a experiência de trabalhar com eles?

A: É uma delícia. Temos uma energia maravilhosa. Eu sinto toda noite a conexão. Jogamos juntos, somos um time. E é uma aula trabalhar com gente tão incrível.

E: Além de atuar, você segue investindo em sua carreira musical como cantora solo. Como esses dois lados têm influenciado sua construção artística?

A: É uma loucurinha deliciosa. Todo artista precisa ser multi. A gente nunca se contenta em explorar uma área só. Minhas músicas vieram de uma vontade de fazer algo 100% meu. Todo o processo criativo, desde a composição, produção musical e audiovisual, passa por mim e sempre com a ajuda de pessoas muito queridas. E o resultado vocês podem conferir nos streamings.

Ana Luiza Ferreira nas redes sociais.
Foto: reprodução/Instagram/@analuizaof

O que achou da entrevista com Ana Luiza Ferreira? Entre nas redes sociais do Entretetizei Insta, Face e Twitter e conte pra gente! Aproveite e nos siga para ficar por dentro de outras novidades da cultura e do entretenimento.

Leia tambémEntrevista l Beto Skubs, o roteirista brasileiro de Grey’s Anatomy

 

Texto revisado por Thais Moreira.

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!