cena de as vantagens de ser invisível, com personagens sentados a mesa
Foto: divulgação/MUBI

O que chega em dezembro no streaming?

Confira os principais filmes que estreiam no último mês de 2024

O ano vem chegando ao fim, e diferentes estreias entram para o catálogo da MUBI para encerrar 2024 com chave de ouro. Em dezembro, Atlantics (2009) e A Besta (2023) são algumas das produções aclamadas que serão lançadas no streaming. Confira a lista com os destaques:

Dahomey (2024)

Ganhador do Urso de Ouro na Berlinale 2024, o documentário da aclamada diretora franco-senegalesa Mati Diop (Atlantique, 2019) retrata a repatriação de 26 tesouros reais do Reino do Daomé para o Benin.

Poética, profunda e comovente, a produção traz uma narrativa inovadora e com diferentes perspectivas, que exploram temáticas de apropriação, autodeterminação e restituição, enquanto conecta passado e presente. Dahomey cria uma importante reflexão sobre descolonização e memória cultural ao reafirmar o compromisso com a história e identidade de um povo.

Dahomey chega ao catálogo da MUBI dia 13 de dezembro.

homem de blusa branca e chapeu no filme dahomey, que chega em dezembro na mubi
Foto: divulgação/MUBI
Trilogia Raúl Ruiz e Valeria Sarmiento

Raúl Ruiz foi um dos principais cineastas da história do Chile, falecido em 2011 com inúmeras obras inacabadas. Por isso, sua esposa e sócia criativa, Valeria Sarmiento, decidiu salvar e reviver projetos de forma a ampliar o legado de Ruiz.

Em dezembro, uma nova trilogia de produções chega ao streaming. Partindo de uma jornada sensorial, as obras trazem imagens poéticas e narrativas intrincadas, que transitam entre o drama e o documentário, explorando as complexidades da existência humana, do amor e do desenraizamento.

A trilogia chega ao catálogo da MUBI dia 9 de dezembro.

homem dentro de uma tv, cena de um filme que chega em dezembro na mubi
Foto: divulgação/MUBI
Coleção Melhores Amigos

A nova coleção de filmes homenageia a força da amizade como reduto de proteção e poder em tempos incertos. Por isso, filmes como As Vantagens de Ser Invisível (2012), Micróbio e Gasolina (2015) e o premiado em Sundance Todas Essas Noites Sem Dormir (2016).

A coleção chega ao catálogo da MUBI dia 13 de dezembro.

personagens de microbio e gasolina posados para a foto, o filme chega em dezembro na mubi
Foto: divulgação/MUBI
Objetos Obscuros do Desejo: Os Filmes De Luis Buñuel

Luis Buñuel é um cineasta espanhol naturalizado no México. Criador de grandes filmes clássicos do universo cult, como o Um Cão Andaluz (1929), o artista será homenageado em um nova coleção, que reúne quatro de suas grandes obras: O Discreto Charme da Burguesia (1972), Esse Obscuro Objeto do Desejo (1977), O Fantasma da Liberdade (1974) e A Bela da Tarde (1967).

A coleção de filmes de Buñuel põe em evidência as hipocrisias da burguesia através de uma ironia ácida. Nas obras, o cineasta utiliza uma linguagem surrealista para revelar tensões familiares, jantares interrompidos e absurdos classe.

A coleção chega ao catálogo da MUBI dia 20 de dezembro.

personagens de um filme que chega em dezembro na mubi
Foto: divulgação/MUBI
An Urban Allegory (2024)

O curta tem direção da cineasta italiana Alice Rohrwacher (La Chimera, 2023) e do artista francês JR. Em uma mistura de arte de rua, filosofia e um belíssimo design sonoro, a obra mergulha na fragilidade da sociedade moderna, tudo através do olhar infantil e com uma atmosfera surrealista.

An Urban Allegory chega ao catálogo da MUBI dia 20 de dezembro.

personagens de an urban allegory, em dezembro na mubi
Foto: divulgação/MUBI
Atlantics (2009)

Para acompanhar o lançamento de Dahomey, a plataforma traz uma outra obra de Mati Diop: Atlantics (2009). O curta traz uma profunda reflexão sobre o legado africano, a história familiar e a memória coletiva.

A produção é um convite ao público para pensar sobre a vida e, principalmente, sobre o pós. E tudo isso através de uma obra deslumbrante sobre um testemunho da crise migratória.

Atlantics chega ao catálogo da MUBI dia 13 de dezembro.

personagens de atlantics, em dezembro na mubi, se abraçando
Foto: divulgação/MUBI
O Beijo no Asfalto (1981)

O longa nacional é uma adaptação da peça de mesmo nome publicada por Nelson Rodrigues em 1960. Com direção de Bruno Barreto (O Que é Isso, Companheiro?, 1997), a obra traz a história de Arandir (Ney Latorraca) e de sua esposa Selminha (Christiane Tornoli). A vida dos dois muda drasticamente após ele beijar um homem que está à beira da morte depois de ser atropelado.

O filme de Barreto levanta diálogos sobre moralidade, julgamento social e as consequências de um gesto simples em uma sociedade marcada por preconceitos.

O Beijo no Asfalto chega ao catálogo dia 27 de dezembro.

personagem de o beijo no asfalto, em dezembro na mubi
Foto: divulgação/MUBI
As Profissionais do Sonho (1986)

A obra aborda de forma honesta e política o cotidiano das trabalhadoras sexuais em Nova York. Dirigido por Lizzie Borden (Born in Flames, 1983), o filme carrega protagonistas fortes e com senso de autocontrole nas decisões, fatores que quebram com o estereótipo do trabalho sexual e o colocam em um patamar de escolha econômica legítima.

Com um humor singelo e um mergulho no emocional, o filme traz uma reflexão crítica sobre gênero, feminismo e dinâmicas de poder.

As Profissionais do Sonho chega ao catálogo da MUBI dia 1° de dezembro.

cena de as profissionais do sonho, em dezembro na mubi
Foto: divulgação/MUBI
Trailer of the Film That Will Never Exist: ‘Phony Wars’

Dezembro marca o mês do aniversário de um dos maiores cineastas da história do cinema: Jean-Luc Godard. Para homenagear o artista, o primeiro projeto póstumo será lançado.

Através de uma parceria com a teórica de cinema Nicole Brenez, a obra reúne colagens de pinturas, fotos, bilhetes manuscritos e uma narração do inconfundível Godard, que mostram o mestre em ação.

Trailer of the Film That Will Never Exist: ‘Phony Wars’ chega ao catálogo da MUBI dia 1° de dezembro.

cena de um filme de godard, em dezembro na mubi
Foto: divulgação/MUBI
A Sensação de que o Tempo de Fazer Algo Passou (2023)

A aclamada comédia de Joanna Arnow (Bad at Dancing, 2015) aborda os contrassensos do namoro, do sexo e do trabalho nos dias atuais.

Na superfície, o filme aparenta trazer mais uma história sobre a crise dos millennials, mas a narrativa se torna excêntrica ao abordar com um humor ácido e um timing cômico a sinceridade dos desejos.

A Sensação de que o Tempo de Fazer Algo Passou chega ao catálogo da MUBI em 6 de dezembro.

cena de um filme que chega em dezembro na mubi
Foto: divulgação/MUBI
A Besta (2023)

O filme de Bertand Bonello (Saint Laurent, 2014) conta a história de Gabrielle (Léa Seydoux), uma mulher que viaja por suas vidas passadas e enfrenta um amor eterno.

Com visuais impactantes, o longa mistura uma tragédia romântica com desastres naturais e questionamentos existenciais sobre humanidade e identidade.

A Besta chega ao catálogo da MUBI em 27 de dezembro.

cena de a besta, filme que chega em dezembro na mubi
Foto: divulgação/MUBI

E aí, qual desses você vai assistir primeiro? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, X e Facebook) e nos siga para ficar por dentro de tudo o que rola no mundo do entretenimento.

Leia também: Crítica | Wicked – Uma das melhores adaptações já feitas

Texto revisado por Layanne Rezende

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!