O novo álbum, Luminescent Creatures, chega em 28 de fevereiro
Nesta sexta (13), Ichiko Aoba lançou seu novo single, Flag, que captura a simplicidade pura. Com apenas sua voz e um violão, a artista reflete sobre a vida enquanto olha para o mar, cantando: “É verdade que renascemos tantas vezes?”. A faixa estreia junto com uma apresentação ao vivo de tirar o fôlego, filmada durante o pôr do sol no festival holandês Into The Great Wide Open.
Confira a apresentação:
Nos últimos anos, a cantora explorou toda a amplitude de sua capacidade, combinando o violão clássico de seus trabalhos anteriores com grandes variações orquestrais. Seu álbum anterior, o impressionante Windswept Adan (2020), foi elogiado por veículos como Pitchfork, The Guardian, The Needle Drop, entre outros, e se tornou um sucesso.
Para sua aguardada continuação, Luminescent Creatures, álbum que será lançado em 28 de fevereiro, ela abre um portal ainda mais amplo em sua mente, explorando a origem da vida com paisagens musicais oníricas.
Enquanto visitava o arquipélago japonês de Ryukyu e realizava pesquisas de campo, Ichiko ficou encantada com a beleza sem limites – e ocasionalmente com o terror – do oceano. Ao continuar visitando as ilhas e conversando com as comunidades locais durante meses e anos, Ichiko começou a observar a forma dos recifes de coral mudando ao longo do tempo, como eles podem ser afetados pelo clima e como até mesmo locais remotos podem ser atingidos pelas mudanças climáticas.
Ela mergulhava apenas com a respiração em seus pulmões, submetendo-se aos caprichos das marés. “Sinto-me incapaz de resistir à atração do oceano”, diz Ichiko.“ (…) Mas sei como seria fácil para meu pequeno corpo ser engolido pelo mar.” Essa contradição, gentileza e poder, instilou um senso de admiração que é expresso nas paisagens sonoras de Luminescent Creatures.
Ichiko é bem conhecida no Japão, tendo colaborado com artistas como Haruomi Hosono, Cornelius e o falecido Ryuichi Sakamoto. Conquistando a adoração de outros músicos no exterior, ela colaborou e tocou ao lado de artistas como Japanese Breakfast, Mac DeMarco, Owen Pallett, Pomme, Weyes Blood e Black Country, New Road.
No entanto, à medida que sua estrela continua a crescer, Ichiko está comprometida em ser o que há de mais verdadeiro em si mesma. Suas composições se tornaram mais grandiosas, suas canções mais refinadas. Porém, sua capacidade de fazer com que os ouvintes sintam que estão em um cosmos particular ao seu lado continua mais forte do que nunca.
A turnê mundial de 2025 de Ichiko em apoio a Luminescent Creatures a levará à América do Norte, onde será acompanhada pelo Wordless Music Quintet em datas selecionadas.
Flag já está disponível em todas as plataformas digitais.
O que você achou? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê (Instagram, Facebook, X) e nos siga para ficar por dentro das novidades do entretenimento!
Leia também: Mariah Carey está descongelada para os jogos de Natal da NFL
Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho