Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: divulgação/Getty Images
Foto: divulgação/Getty Images

Especial | Doechii: conheça a vencedora do prêmio de Melhor Álbum de Rap no Grammy 2025

Artista fez história ao se tornar a terceira mulher a receber o prêmio na categoria indicada

Mas quem é Doechii?

Jaylah Hickmon, de 26 anos, nasceu em Tampa, Flórida, e criou o nome e a persona Doechii quando tinha apenas 11 anos. ‘‘Eu estava procurando por Doechii para ser alguém que eu não estava pronta para ser na época, mas sempre soube que Doechii e Jaylah eram uma só. Deus me mostrou, e agora eu sei meu destino e propósito’’, revelou a artista.

Desde pequena, Doechii já mostrava seu lado criativo, encenando peças para sua mãe na sala de casa e criando curtas-metragens. Escrever músicas logo se tornou uma prioridade. ‘‘Sempre foi algo muito natural para mim’’, contou em entrevista à Variety.

Antes da fama, ela chegou a documentar sua rotina no YouTube, mostrando desde seu dia a dia até sua experiência trabalhando em uma rede de fast food.

Mas não se engane achando que Doechii é apenas uma rapper. A artista tem um currículo extenso, com aulas de balé, sapateado, atuação, animação de torcida e ginástica. Além disso, fez parte de coros e até cogitou seguir carreira como cantora de coral profissional.

A ascensão de Doechii

O primeiro single de Doechii, Girls, foi lançado no SoundCloud em 2016. Quatro anos depois, ela apresentou ao mundo seu EP Oh the Places You’ll Go no YouTube, mostrando todo seu talento e versatilidade.

Em 2022, a rapper viralizou no TikTok com o hit Persuasive, seguido de Crazy, consolidando ainda mais seu nome na cena musical. Mas foi em 2023 que ela atingiu um novo patamar, quando o single What It Is (Block Boy), parceria com Kodak Black, entrou no Top 40 da Billboard.

Já em 2024, Doechii elevou sua carreira a outro nível com a mixtape Alligator Bites Never Heal, um projeto ambicioso com 19 faixas. ‘‘Acordei um dia e disse à minha gravadora: ‘Vou fazer apenas uma mixtape’.’’. A artista explicou que sentiu a pressão de lançar um álbum de estreia oficial, mas decidiu seguir sua intuição: ‘‘Consegui dar à luz isso por pura presença e criatividade. Quero levar essa mentalidade para todos os meus projetos daqui para frente’’.

Sam Woolf, estilista de Doechii há quase dois anos, revelou que a artista pensa em cada detalhe ao escolher seus looks. ‘‘Quando está em uma prova de vestido, ela se observa e faz uma série de perguntas: Quem é essa garota? Para onde ela está indo? O que ela está fazendo?’’, contou Sam.

A consagração no Grammy 2025

No último domingo (2), durante a 67ª edição do Grammy Awards, realizada na Crypto.com Arena, em Los Angeles, Doechii entrou para a história ao se tornar a terceira mulher a vencer o prêmio de Melhor Álbum de Rap, seguindo os passos das icônicas Lauryn Hill e Cardi B.

Além da vitória, a rapper ainda recebeu indicações para Melhor Artista Revelação e Melhor Performance de Rap, com o single Nissan Altima.

O discurso emocionante de Doechii

No palco, ao receber o prêmio, Doechii fez um discurso poderoso. Essa categoria foi introduzida em 1989 e, até hoje, apenas duas mulheres tinham ganhado. Três mulheres ganharam agora! Lauryn Hill, Cardi B e Doechii.

Falando sobre sua mãe com a voz embargada, ela continuou: ‘‘Eu enterrei minha vida, passei por tanta coisa, me dediquei à sobriedade, e Deus me disse que eu seria recompensada’’.

Doechii também aproveitou o momento para inspirar outras mulheres negras: ‘‘Eu sei que tem alguma garota negra por aí, tantas mulheres negras por aí, que estão me assistindo agora. Quero dizer que vocês podem fazer qualquer coisa. Tudo é possível! Não permitam que projetem estereótipos em vocês, que digam que vocês não podem estar aqui. Ou que você é muito retinta, ou que não é inteligente o suficiente, ou que é muito dramática, ou que fala alto demais. Você é exatamente quem você precisa ser. Eu sou uma prova viva disso’’, finalizou a rapper.

Doechii está apenas começando

Seu nome está em todas as playlists, suas músicas viralizam nas redes sociais, e seu impacto na cultura hip-hop já é inegável. Doechii não é apenas uma estrela em ascensão, ela está construindo um legado.

Em entrevista à Variety, a artista revelou que seu álbum de estreia está a caminho e  chegará ainda esse ano, incorporando mais instrumentação ao vivo. ‘‘Tudo o que consigo pensar é neste álbum’’, ela diz, ‘‘ (…) então estou ansiosa para fazer mais sucessos, fazer mais música e atingir mais dos meus objetivos. É isso.’’, concluiu. 

E se tem uma coisa que ficou clara no Grammy 2025, é que o mundo do rap tem um novo nome de peso: Doechii.

Já conhecia a artista? Comente nas redes sociais do Entretetizei — Insta, Face e X — e siga a gente para não perder as notícias do mundo do entretenimento e da cultura.

Leia também: Precisamos falar sobre a americanização da música internacional 

Texto revisado por Laura Maria Fernandes de Carvalho

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!