Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: reprodução/Editora Qualis

Um Instante d’ocê: livro conta com regionalismo fantástico e steampunk

Obra de Jadna Alana é ambientada na histórica cidade de Ouro Preto

As ruas de pedra e o casario antigo da cidade mineira de Ouro Preto são o cenário de Um Instante d’ocê —, décimo livro da escritora paraibana Jadna Alana. Aqui, Alana reúne elementos de regionalismo fantástico e o steampunk, subgênero de ficção científica no qual as ferramentas tecnológicas são inspiradas em máquinas a vapor e em outros elementos do passado.

Nesta obra, o leitor conhecerá Celina, moradora da cidade de Ouro Preto que, embora contra os desejos da família, sonha em ganhar o mundo com suas obras de arte. Na pequena cidade histórica, ela tenta se adaptar ao forte panorama artístico local, mas não é tão simples alcançar reconhecimento, mesmo após anos de esforço.

Contudo, ela vê a sorte mudar quando conhece Leonardo Giordano, renomado e enigmático pintor de Ouro Preto. Celina então faz uma proposta audaciosa: ela quer expor uma de suas obras no acervo pessoal de Giordano. Caso o homem não se apaixone pela pintura, Celina deixará que ele assine todas as suas peças, encerrando ali mesmo a carreira da jovem artista.

Assim, Celina encontra-se no maior desafio de sua vida e precisa criar uma obra-prima. Mas o acordo acaba tomando proporções inimagináveis, colocando a jovem em uma corrida contra o tempo e o destino. Então surge a figura de Maria Doroteia, que aparece quase que magicamente na pintura de Celina.

Agora, arte e artista passam a desenvolver uma relação profunda, mas inconstante, já que, assim como saiu, a imagem volta para o quadro. Nesta jornada, a artista descobrirá o preço da fama e da glória, e como a busca pelo reconhecimento pode levar à destruição.

Confira um trecho de Um Instante d’ocê:

Seria certo entregar ao mundo a única coisa que sentia que de fato era dela? Acompanhando o andar leve de sua obra, apercebeu-se que ela havia sido criada para ser cultuada, mas e se não quisesse que qualquer um tivesse acesso à tamanha beleza? Tinha certeza de que não eram todos que seriam dignos de alguém como Maria Doroteia. (Um instante d’ocê, pg. 67)

Mais sobre a autora

Foto: reprodução/Instagram @jadna.alana

Jadna Alana é graduada em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e se propõe a valorizar a cultura regional em seus livros. A autora também é mestranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e já publicou nove livros.

Ficou com vontade de ler? Compartilhe conosco em nossas redes: Insta, Face e X! E, se quiser participar de leituras conjuntas de livros de romances, entre para o Clube do Livro do Entretê!

Leia também: Nada é como nos filmes: conheça a sequência do livro de Lynn Painter

 

Texto revisado por Larissa Suellen

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!