A nova produção da Marvel Studios traz Sam Wilson em sua estreia oficial como Capitão América e nós te contamos tudo o que já sabemos sobre o filme
A estreia oficial de Sam Wilson com o escudo mais famoso da Marvel chega aos cinemas em 14 de fevereiro — e nós já temos análises e teorias sobre! Capitão América: Admirável Mundo Novo, apresentando Anthony Mackie como o novo Capitão América, traz consigo inúmeras expectativas para a nova fase do MCU e, claro, para o sucessor de Steve Rogers.
Novo Capitão América? Hulk Vermelho? Novos personagens? As prévias do novo filme da franquia já estão entre nós e o Entretê traz tudo o que você precisa saber sobre a produção. Vem conferir!
Antes de um admirável mundo novo
Os trailers já deram ao público uma prévia do que está por vir, deixando o público entusiasmado. Essa história, no entanto, começa um pouco antes. Após a derrota de Thanos, em Vingadores: Ultimato (2019), o personagem de Chris Evans, o antigo Capitão América, viajou pelo tempo para devolver as joias do infinito e escolheu ficar no passado com Peggy Carter, sua amada. Um Steve já idoso, ao voltar para o presente, entrega o escudo para Sam Wilson.
O desenrolar dessa passagem de escudo é vista em Falcão e o Soldado Invernal (2021), em que Wilson se ajusta à nova identidade e se prepara para assumir o título de Capitão América. Tudo isso, é claro, ao lado de Bucky Barnes (Sebastian Stan), o melhor amigo de Rogers. No fim do seriado, a transição de Falcão para o queridinho dos EUA está completa — e ele, pronto para mais ação.
De General Ross para Presidente Ross
Com o trailer, nós temos a revelação de que o General Ross (Harrison Ford) concorre ao cargo de Presidente dos Estados Unidos. Thaddeus E. “Thunderbolt” Ross já havia aparecido em filmes como: Hulk (2003), O Incrível Hulk (2008), Capitão América: Guerra Civil (2016), Vingadores: Ultimato (2019) e Viúva Negra (2021). Se você não se lembra dele, existe um motivo para isso.
Harrison Ford substitui William Hurt que, infelizmente, faleceu em 2022, numa passagem de bastão honrosa. Um easter egg para os amantes das HQs é a piadinha de Sam, questionando a ausência de bigode no general — a qual ele responde que sua equipe o aconselhou a tirar o bigode durante a corrida eleitoral. “Eles disseram para perder o bigode ou perder a eleição”, diz Ross.
Isaiah Bradley está de volta
Isaiah Bradley (Carl Lumbly) chega quebrando tudo! O antigo super-soldado, visto pela última vez em Falcão e o Soldado Invernal, ouve uma música que o faz começar a atacar e seu lado “Soldado Invernal” é ativado. Até o próprio Ross é forçado a lutar, e é dito que o “círculo interno foi comprometido”.
Nas HQs, Isaiah é um soldado negro que foi usado de cobaia pelo Governo, na tentativa de recriar o soro do super-soldado. Além de ser cobaia, ficou com sequelas, foi obrigado a cumprir missões perigosas e ficou décadas injustamente preso.
Ele é definitivamente contra o Governo. Aliás, por que tentaria matar o Presidente? E, também, quem estaria por trás disso? Será que sua motivação para o ataque poderia ter sido o anúncio de novos super-soldados?
Uma curiosidade: o quarto filme da franquia Capitão América ganhou várias versões para mostrar um pouco do que está por vir. A que mostrava o atentado ao Presidente foi modificada após o atentado sofrido por Donald Trump, em sua campanha eleitoral.
Novos super-soldados?
Ross convoca o novo Capitão América a servir ao seu Governo, oficialmente, numa importante posição militar (um papo já antigo, quem aqui não esqueceu de John Walker?): uma proposta de reconstruir os Vingadores. Seria um time de heróis sancionados pelo Governo Americano? Ou estamos falando de mais uma leva de super-soldados?
De qualquer maneira, em uma das espiadas na produção, presenciamos o take de um laboratório clandestino — muito parecido com aqueles vistos em Falcão e o Soldado Invernal e em filmes anteriores da saga Capitão América.
Além do escudo de Sam Wilson
Começando por ele: Joaquín Torres (Danny Ramirez) é o novo Falcão. Ele ganhou as asas de Sam Wilson ao final de Falcão e o Soldado Invernal e será a dupla do novo Capitão América. Assim como nas HQs, eles estão juntos no trailer.
Xosha Roquemore interpreta Leila Taylor, um dos interesses amorosos mais proeminentes de Sam nos quadrinhos. É muito provável que a Marvel Studios tenha fundido Leila Taylor com a personagem membro da Serpent Society, Diamondback, em uma só, transformando-a numa antagonista ao Capitão.
Uma das novas personagens, que é parte da equipe de Ross, é Ruth Bat-Seraph, interpretada pela atriz Shira Haas. Nas HQs, essa personagem é a heroína israelense Sabra. Já nos cinemas, ela será uma ex-Viúva Negra que tem um cargo de confiança e alta patente na equipe do Governo de Ross.
O filme também traz o retorno de Liv Tyler como Betty Ross, filha de Thunderbolt Ross, e Tim Blake Nelson como The Leader, o vilão que teve sua origem no filme do Hulk de 2008. E falando em retornos… será que teremos a aparição de Sebastian Stan?
Quem é Giancarlo Esposito?
O ator, conhecido por Breaking Bad, foi uma grata aparição surpresa. E o seu personagem mantém as expectativas nas alturas. Foi no palco da Comic Con de San Diego que o mistério foi revelado: “Posso dizer? Uau! Finalmente posso liberá-lo. Eu sou o Rei da Serpent Society. Eu sou Sidewinder!”, Esposito declarou diante de uma multidão de fãs energizados.
Seu nome verdadeiro é Seth Voelker e ele lidera o grupo de vilões que originalmente é composto por membros determinados a manchar a reputação do herói com as cores da bandeira americana. Essa é a primeira aparição do vilão no MCU e Esposito promete muitas cenas de luta.
Veremos o gigante Tiamut?
Sim! Em um dos teasers do novo filme da franquia, mostra-se a descoberta do milênio: o Adamantium. Desde 2021, os fãs esperavam uma resposta sobre o que está por trás do gigante petrificado na terra. E ela chega em breve aos cinemas!
A trama que envolve o gigante celestial toma força com a decisão do Presidente Ross de explorar o Adamantium. Com cenas de lutas de tirar o fôlego, Tiamut ganhou destaque e teorias entre os espectadores.
Há rumores que a Serpent Society seja uma das partes interessadas em minerar a Ilha pelo metal que rivaliza com o Vibranium, fazendo com que todos os países do mundo enviem seus próprios super-heróis para garantir o valioso recurso.
Hulk Vermelho
Antes de tudo, porque essa é a cor do novo Hulk? A cor verde é devido a radiação gamma, já o vermelho, além dos raios esperados, também são irradiados raios cósmicos — provavelmente do gigante Tiamut.
Sabemos que Wilson chegará a um funeral durante o filme. A teoria mais comentada é de que Thunderbolt Ross fingiu a própria morte para poder retornar como a versão vermelha do cara grande que a gente já conhece.
Quer dizer que o Hulk Vermelho é o próprio presidente? O primeiro vislumbre nos dá a chance de ver o monstrengo com o cabelo grisalho, assim como Ross. E ele não está para brincadeira: o gigante vermelho também é visto destruindo a Casa Branca — e lutando contra o herói que leva o nome do filme. Pelo visto, mais uma briga pelo uso do super-soro vem aí. Será épico!
Ele não é Steve Rogers!
A frase “Você pode ser o Capitão América, mas não é Steve Rogers” é dita pelo Presidente Ross. A resposta de Sam Wilson é direta e não nos surpreende: “Você está certo. Não sou”. Wilson veste, finalmente, o manto após uma preparação exaustiva e representa uma bandeira que parece ter se esquecido da missão do primeiro vingador.
Muitos fãs ainda não aceitam que Sam Wilson está substituindo Steve como Capitão América. E até o desmerecem por não ter o soro do super-soldado. De qualquer forma, o sucessor de Steve Rogers prova que a verdadeira força de um soldado não vem de um laboratório, mas com certeza pode ser melhorada com trajes de tirar o fôlego.
Admirável Novo Mundo será o primeiro de três novos filmes do MCU a estrear nos cinemas neste ano, seguido por Thunderbolts*, em maio, e Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, em julho.
Já tem alguém ansioso para mais um capítulo da saga Capitão América? Conta pra gente! E siga o Entretetizei nas redes sociais – Facebook, Instagram e X – para não perder as novidades do cinema e do entretenimento.
Leia também: Quarteto Fantástico: Primeiros Passos ganha teaser oficial
Texto revisado por Larissa Suellen