Cultura e entretenimento num só lugar!

enptes
Foto: divulgação/Bia Guedes/Lorrana Penna

Entrevista | Bia Guedes: completando 20 anos de carreira, a atriz brilha na TV, cinema e teatro

A atriz construiu uma trajetória marcada pelo talento e pela capacidade de transitar entre o drama e a comédia

 

Com uma carreira diversificada que passa pelo teatro, televisão e cinema, Bia Guedes tem se consolidado como uma artista versátil e carismática no cenário artístico nacional. Atualmente, ela integra o elenco da novela Volta por Cima (2024), exibida pela TV Globo, onde interpreta Beth, a divertida secretária da Viação Formosa, personagem que tem conquistado o público.​

Bia também possui uma incrível trajetória no stand-up, fazendo apresentações tanto em shows solo quanto com o grupo 4k Comédia entre Amigos. Suas habilidades de se conectar com a plateia e transformar experiências do cotidiano em um humor inteligente a tornam um dos grandes nomes femininos na comédia, além de ter sido finalista do Prêmio Multishow de Humor em 2017. Ainda no teatro, participou de peças de destaque como Ela é Meu Marido, Surto e Terapia do Riso. Reconhecida por sua versatilidade, Bia recebeu prêmios de Melhor Atriz em diversos festivais de teatro pelo país

No cinema, Bia se prepara para a estreia do filme Cansei de Ser Nerd, onde atua ao lado de nomes como Cissa Guimarães e Fernando Caruso. Seus trabalhos no cinema ainda incluem participações em sucessos como Minha Mãe é uma Peça 2 (2016) e De Pernas pro Ar 3 (2019).​ Na televisão, além da atual novela das 19h na TV Globo, a atriz integrou o elenco de novelas como Joia Rara (2013), Salve Jorge (2012), Nos Tempos do Imperador (2021) e Novo Mundo (2017). Em Novo Mundo, interpretou Lurdes, a ama de Leopoldina.​

Foto: divulgação/Bia Guedes/Lorrana Penna

Com uma carreira marcada por personagens cativantes, Bia Guedes também pode ser vista na série Ponto Final (2024) na Netflix e em seu show solo É a Primeira Vez Dela. A atriz e comediante continua conquistando o público, se tornando uma artista completa no cenário artístico nacional, e é para falar sobre todas as vertentes do seu trabalho que a atriz conversa com o Entretê. Confira: 

 

Entretetizei: Bia, você está atualmente no elenco de Volta por Cima e também se apresenta no stand-up. Como é equilibrar esses dois universos tão distintos? 

Bia Guedes: Sem dúvida é um desafio, mas também é muito gratificante. Cada uma dessas vertentes alimenta a outra de maneiras surpreendentes. Em Volta por Cima, eu tenho a oportunidade de contar a história da Beth, de forma mais dramatúrgica e sempre sem saber para onde vai seu enredo, por ser uma obra aberta! E o stand-up me permite trabalhar diretamente com o público e ter a resposta em tempo real. É importante equilibrar meu tempo e, principalmente, gostar de estar em vários formatos ao mesmo tempo! Além disso, cada experiência no palco traz novas ideias para o meu trabalho na televisão e vice-versa. É uma troca constante que só enriquece! 

E: Além de sua carreira na TV e no stand-up, você está prestes a estrear nos cinemas com o filme Cansei de Ser Nerd. Como foi a experiência de transitar entre a televisão, o cinema e o teatro?

BG: É uma felicidade e um luxo poder viver todas as experiências que a profissão de atriz pode oferecer! São vertentes distintas, que exigem maneiras diferentes de serem construídas. Tirando a correria de agenda, é sempre uma super alegria! Estou muito feliz com esse momento da minha carreira e ansiosa para o que ainda vem por aí!  

E: Sua vertente como comediante é inegável, prova disso é o Prêmio Multishow de Humor, onde foi finalista. Quais foram os principais aprendizados dessa experiência e como isso impactou sua carreira até hoje?

BG: A comédia sempre esteve muito presente na minha vida, desde o início da minha carreira! Meus papéis de humor sempre foram muito mais no teatro. No prêmio eu pude mostrar tudo que eu já fazia no teatro e criar coisas novas para o programa. Na televisão tinha feito cenas mais sérias e até dramáticas! Ano passado tive o prazer de estar no elenco do programa Ponto Final, na Netflix, e esse ano estou fazendo a Beth, que tem textos deliciosos de fazer, e estou amando poder aproveitar o lado do humor em uma novela das 19h!

Foto: divulgação/Bia Guedes/Lorrana Penna

E: Você tem se destacado em várias produções de grande sucesso, como Joia Rara e Novo Mundo. Quais personagens ou momentos da sua carreira na TV mais te marcaram?

BG: Acho que um momento muito marcante para mim foi a novela Novo Mundo! Eu fui muito feliz fazendo a Lurdes e pude experimentar muitos tipos de cena, desde uma comédia leve, até cenas dramáticas com a Leopoldina, feita lindamente pela Letícia Colin! E tudo isso em uma novela de época, então foi uma experiência muito rica! E, claro que o momento que estou vivendo agora! Eu amo fazer a Beth e estou apaixonada por cada característica dela! 

E: Atualmente, também podemos te ver na série Ponto Final da Netflix. Como foi o processo de entrar para esse projeto e o que os fãs podem esperar da sua personagem nessa produção?

BG: Foi meu primeiro programa de humor para a Netflix e foi uma super experiência! Passei por testes, fiz vídeos e finalmente rolou! Precisamos de mais projetos de humor, e é muito bom e necessário ter o streaming investindo nessa área também! Lá eu faço a Juliana, uma babá iludida que sofre na mão de uma criança que a maltrata, mas que tenta ver tudo pelo lado positivo! Vai ser fácil encontrar a Juliana com uma mordida de criança na bochecha direita, mas agradecendo que não foi na esquerda, que é o lado bom dela para fotos! 

E: Por fim, passando por tantos gêneros, o que a Bia atriz ainda sonha em realizar na profissão?

BG: Meu sonho é poder viver bem e proporcionar uma vida boa para minha família sempre. Sou feliz atuando e é isso que quero fazer para o resto da minha vida! Então, meu sonho é que venham mais trabalhos e aprendizados! Vou estar feliz e completa!

 

Acompanha o trabalho da Bia Guedes? Conta pra gente nas redes sociais do Entretê — Facebook, Instagram e X — e nos siga para mais novidades sobre o mundo do entretenimento.

 

Leia também: Entrevista | Marina na Voz fala sobre o lançamento de seu primeiro EP e sua entrada definitiva na cena musical brasileira

 

Texto revisado por Layanne Rezende

 

plugins premium WordPress