O álbum ainda se tornou o melhor lançamento de 2021 e as músicas deja vu e good 4 u receberam, respectivamente, certificado de platina e ouro da RIAA
Conhecida pelo seu hit drivers licence, Olivia Rodrigo lançou no último dia 21 de maio o seu primeiro álbum, nomeado de Sour, inteiramente co-escrito pela artista. Com 11 faixas no total, o tão aguardado trabalho de debute da cantora e compositora norte-americana estreou em primeiro lugar na Billboard 200 e se tornou o melhor lançamento de 2021 até então. Duas de suas músicas, deja vu e good 4 u, receberam ainda o certificado de platina e ouro, respectivamente, da RIAA em sua primeira semana.
Com apenas 18 anos, Olivia Rodrigo quebrou recordes com seu primeiro disco. Sour obteve o maior número de streams de áudio nos Estados Unidos para um álbum de estreia feminino de todos os tempos e quebrou o recorde de álbum mais transmitido em uma semana por uma artista feminina da história do Spotify, com mais de 385 milhões de visualizações globais.
Aclamado pela crítica, recebendo comentários das renomadas revistas Vogue e Variety e do jornal The New York Times – que afirmou que Sour é um “excelente álbum de estreia” – o disco rendeu a Rodrigo a melhor semana de 2021.
Sour estreou em primeiro lugar nas paradas de oito países, incluindo Reino Unido e Canadá. Apenas no país europeu, o trabalho de debute da americana teve a maior semana de abertura de um álbum deste ano, com 51 mil unidades vendidas, além de marcar a maior semana de abertura de um álbum de estreia dos últimos dois anos.
O disco ainda estabeleceu um novo recorde de streaming de todos os tempos no Official Chart U.K. – uma organização profissional que compila várias tabelas musicais oficiais do Reino Unido – ganhando o maior número de streams na primeira semana para um álbum de estreia. Além disso, Olivia recebeu o título de artista solo mais jovem a alcançar o Official Chart Double.
No Brasil, o sucesso do álbum não poderia ser diferente. Em sua estreia atingiu o primeiro lugar no Spotify e todas as 11 faixas do disco ficaram entre as 125 músicas mais ouvidas da plataforma desde o dia do lançamento. Tal feito levou com que a cantora recebesse ainda o prêmio de artista internacional feminina com o maior número de faixas no Top 200, emplacando as 11 músicas na lista. Para declarar ainda mais o êxito, a norte-americana é a artista internacional mais ouvida pelos brasileiros no ano de 2021.
Fora do Spotify, o disco de Rodrigo, que é chamada de “a revelação da nova voz pop” pela Rolling Stones, ficou também em primeiro lugar na Apple Music. Sendo que nesse streaming todas as faixas do álbum estiveram simultaneamente no Top 20.
Billboard
Na semana passada, a artista ainda garantiu o primeiro lugar na Billboard Hot 100, colocando pela terceira vez um single de Sour na lista. A música good 4 u acumulou 108 milhões de streams de áudios e 43 milhões de visualizações de vídeo globais em sua primeira semana.
Sour também fez história como o primeiro álbum de estreia a ter duas músicas que entraram no Billboard Hot 100 como número um. A primeira a alcançar o feito foi o single de estreia da norte-americana, drivers licence. Juntando os dois singles e a música deja vu, a cantora agora possui três hits na parada Top 40 – uma novidade para uma artista nova e estreante, em 20 anos no sistema de arquivos MB. Em crítica a Billboard afirma que Sour é “até agora, o álbum pop do ano”.
E você o que achou do álbum Sour? Conta pra gente qual a sua música favorita do aclamado disco da jovem promissora da indústria da música. E não esqueça de nos seguir nas redes sociais para mais notícias de entretenimento: Insta, Face e Twitter.
*Crédito da foto de destaque: Reprodução