Cultura e entretenimento num só lugar!

Foto: reprodução/editora Alfaguara/Leya Brasil

Ainda Estou Aqui, Wicked: saiba quais são os livros do Oscar

Você conhece as obras que deram origem a alguns filmes indicados ao Oscar? Confira!

Todos os anos, o Oscar reconhece filmes que foram adaptados de obras literárias, e esta edição não foi diferente. A categoria Melhor Roteiro Adaptado, por exemplo, reconhece especificamente as produções retiradas de um material original. Não precisa ser de um livro: também podem ser de musicais, jogos, HQs e até outros filmes.

Em 2025, além do livro contundente de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui, outros também serviram de base para a escrita dos roteiros das produções indicadas.

Ainda Estou Aqui – Marcelo Rubens Paiva

Foto: reprodução/editora Alfaguara

Publicado em 2015, o livro reúne as memórias do autor sobre a sua mãe, Eunice Paiva. Eunice foi casada com Rubens Paiva, ex-deputado brasileiro que, em 1970, foi levado pelos militares, torturado e morto pelas forças repressivas do governo.

Ainda Estou Aqui concorre a três estatuetas: Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz para Fernanda Torres.

Wicked – Gregory Maguire

Foto: reprodução/editora Leya Brasil

Wicked, lançado por Gregory Maguire em 1995, trata-se uma releitura da famosa história O Mágico de Oz. Aqui, a protagonista é a Bruxa Má do Oeste, que se torna vilã após uma vida de preconceitos devido a sua pele verde.

O filme concorre a dez estatuetas: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Trilha Sonora, Melhor Som, Melhor Design de Produção, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem, Melhor Montagem e Melhores Efeitos Especiais.

Conclave – Robert Harris

Foto: reprodução/editora Alfaguara

Neste romance, o escritor britânico Robert Harris narra os dias seguintes à morte do papa e, consequentemente, o conclave que elegerá seu sucessor. No entanto, rivalidades e diferenças ideológicas começam a se intensificar, tornando essa tarefa uma verdadeira batalha pelo poder.

O filme está concorrendo aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Design de Produção, Melhor Figurino e Melhor Montagem.

Dylan Goes Electric!Elijah Wald

Foto: reprodução/Dey Street Books

Elijah Wald é um dos mais reconhecidos críticos musicais do planeta e, nesta obra, ele se dedica a contar os detalhes dos eventos que se desenrolaram na noite de 25 de junho de 1965. Na altura, o músico Bob Dylan subiu no palco do Newport Folk Festival, amparado por uma banda eletrônica e preparado para tocar o seu mais novo hit: Like a Rolling Stone. O público, lotado de amantes conservadores da música folk, não reagiu bem ao novo ritmo interpretado pelo artista.

Mais do que uma biografia sobre este cantor icônico, o livro contextualiza o leitor sobre o cenário político e histórico de um momento que iria revolucionar a indústria musical.

O livro foi adaptado para os cinemas com o título A Complete Unknown e concorre a Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Som e Melhor Figurino.

The Nickel Boys – Colson Whitehead

 

Foto: reprodução/Anchor

Vencedor do Prêmio Pulitzer, o livro de Colson Whitehead situa-se na cidade norte-americana de Tallahassee na década de 1960. O romance conta a história de Elwood Curtis, um jovem negro mandado injustamente para o reformatório. Seu cotidiano na instituição não é nem um pouco agradável, mas ele encontra consolo na amizade com Turner. No entanto, os colegas têm visões bem opostas sobre o mundo, aumentando as tensões dentro do meio já hostil no qual estão inseridos.

Nickel Boys concorre a Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado.

Duna – Frank Herbert

Foto: reprodução/Editora Aleph

O filme Duna: Parte 2 adapta a parte final do livro escrito por Frank Herbert em 1965. Na obra, o leitor entrará em contato com um futuro distópico, no qual o planeta deserto de Arrakis serve como cenário. O protagonista, Paul Atreides, é arrancado de sua terra natal e jogado em uma disputa política e religiosa em um ambiente totalmente inóspito.

A produção pode vencer nas categorias de Melhor Filme, Melhor Som, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção e Melhores Efeitos Visuais.

Para mais conteúdos sobre livros e literatura, acompanhe as nossas redes: Insta, Face e X! E, se quiser participar de leituras conjuntas de livros de romances, entre para o Clube do Livro do Entretê!

Leia também: Minha Melhor Parte: uma história de amor fofa e inclusiva

 

Texto revisado por Larissa Suellen

plugins premium WordPress

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Acesse nossa política de privacidade atualizada e nossos termos de uso e qualquer dúvida fique à vontade para nos perguntar!