Cultura e entretenimento num só lugar!

enptes
A La Garçonne - SPFW N59 reprodução/Gustavo Scatena/Instagram @agfotosite

Alfaiataria moderna e raízes do norte, confira os destaques da SPFW

Com glamour e brasilidade, o Entretê participou ativamente dos desfiles do evento

Texto escrito por Esther Brito Rocha

Na última quarta (9) e quinta (10), tivemos a oportunidade de participar da São Paulo Fashion Week, realizada no shopping JK Iguatemi — um espaço importante para a moda no Brasil. Comemorando os 30 anos do evento, a edição N59 trouxe um total de 17 marcas para desfilar nas passarelas, destacando a diversidade e a inovação na moda brasileira.

Pelos corredores do evento, era possível ver a dedicação e criatividade dos convidados em seus looks. Desde uma moda casual até uma apresentação mais artística. O Entretê esteve presente nos desfiles das marcas À La Garçonne e Dendezeiro, conferindo em primeira mão as tendências para a próxima estação no Brasil.

Dia 1 – Elegância e Alfaiataria
Foto: reprodução/SPFW

Na noite do dia 9, o diretor criativo da À La Garçonne, Fabio Souza, apresentou aos amantes de moda a coleção ideal para o outono-inverno paulista. Com destaque para a modelagem de uma alfaiataria moderna, a paleta de cores trouxe uma seleção variada, equilibrando tons vibrantes com tons frios. Mocha Mousse, rosa pink, vermelho e azul foram os destaques da noite.

Para a silhueta feminina, as roupas valorizam a cintura, trazendo definição às curvas. Além disso, é possível perceber um contraste entre peças com recorte reto e outras com tecidos fluidos. Já no segmento masculino, as peças são mais casuais, com casacos, bermudas e moletons — uma coleção perfeita para quem gosta de estilo e personalidade.

Agora, vamos falar de tendências? A coleção estava repleta de referências das semanas de moda internacionais. O xadrez voltou com tudo, em padronagens mais ousadas e diferenciadas, com apostas em tecidos de couro para trazer mais textura. Na jaqueta jeans e nos trench coats, as golas com pelos também voltaram com força total e já caíram nas graças das it girls. A À La Garçonne incorporou essas referências de forma elegante em sua coleção.

Dia 2 – As raízes do norte e a natureza em evidência
Foto: reprodução/Ze Takahashi/ Instagram @agfotosite

Com jovens fundadores, a Dendezeiro é uma marca que vem revolucionando a história da moda nacional. Hisan Silva e Pedro Batalha levaram às passarelas da São Paulo Fashion Week o conceito do brasiliano — uma forma de contar cada vez mais sobre a verdadeira história do país. Nesta edição, o foco esteve no resgate das tradições e características da região Norte, perceptíveis através das estampas e dos materiais utilizados na produção das peças.

Com peças casuais e cheias de personalidade, a coleção traz um grande destaque para a cor marrom — tom escolhido pela Pantone como cor do ano — e para o verde, que remete às folhagens da região Norte. A paleta de cores ainda inclui vermelho, branco, azul e preto, compondo combinações marcantes.

Além da moda casual, os designers apresentaram peças conceituais que reforçam a conexão com as raízes do Norte brasileiro, como o uso de palha em uma peça exclusiva desfilada pela cantora Gaby Amarantos, também responsável pela trilha sonora do desfile. Desde acessórios até corsets, o couro esteve presente em diferentes composições, chamando atenção do público. Mas, se há algo que merece destaque na Dendezeiro, com certeza são as camisas com frases temáticas e as polos estilosas.

 

A cada edição do SPFW é possível perceber a evolução da moda brasileira e o fortalecimento de sua identidade no mundo. Em um país com uma história rica e diversificada, a moda vem se consolidando como uma poderosa forma de comunicar essa característica única do Brasil.

 

O que acharam dos desfiles? Siga o Entretê nas redes sociais Instagram, Facebook, X e acompanhe mais novidades.

 

Leia também: SPFW: desfile de Walério Araújo tem trilha sonora exclusiva de DJ Fábio Lopes

 

Texto revisado por Larissa Suellen

plugins premium WordPress