Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje eu vim falar um pouquinho sobre Cronograma Capilar, o que é, como faz e suas etapas. Primeiro, temos que entender cada etapa:
HIDRATAÇÃO: nada mais nada menos que devolver a água que o seu cabelo perdeu. Nessa etapa, usamos muitos produtos à base de comida, isso mesmo, comida. Se um produto é de amido de milho, água de coco, frutas em geral, vitaminas ou aloe vera, vai trazer uma hidratação ao seu cabelo, trazendo brilho e movimento. Essa etapa é indicada para cabelos opacos, ásperos, secos, sem movimento e pontas que embaraçam com muita facilidade.
NUTRIÇÃO: essa etapa devolve todos os lipídios perdidos e nela, utilizamos óleos. Muitas pessoas de cabelos oleosos se recusam a utilizar os produtos que contém, por exemplo, óleo de coco, óleo de abacate, óleo de rícino, azeite de oliva, óleo de manga, pois acham que o cabelo ficará mais oleoso. Só se combate oleosidade com óleo, então, é muito importante que façam essa etapa. Para cabelos com frizz, muito volume, ressecados e com pontas espigadas, a nutrição devolve maciez às cutículas com poros fechados e um pouco de peso no cabelo (um peso que mantém a maleabilidade).
RECONSTRUÇÃO: essa etapa repõe as proteínas que são perdidas em processos químicos, nas colorações e em processos físicos, como o sol e a poluição. Essa etapa deixa o cabelo mais pesado pelo fato da composição desses produtos, obterem queratina, aminoácidos, serina, creatina, entre outros. Se o seu cabelo está poroso, elástico, quebrado ou emborrachado, a reconstrução vai repor a massa, deixando seus cabelos mais fortes e evitando quebras.
Sabendo de cada etapa, agora vem o Cronograma Capilar:
– Ele serve para todos os tipos de cabelo;
– É uma “agenda” que, durante 4 semanas, você deve usar 3 vezes as etapas citadas, para reestruturar e recuperar os fios de danos diversos;
– É muito importante que você saiba o que os seus fios precisam. Não adianta utilizar uma máscara cara que promete uma hidratação intensa, sabendo que seus fios precisam de uma nutrição, por exemplo;
– Você pode montar seu próprio cronograma ou seguir a tabela (confira abaixo);
– Se não for fazer uma misturinha caseira, SEMPRE deixe o produto agir com o tempo indicado pelo rótulo. Passar do tempo poderá danificar ainda mais os fios;
– É muito bom e eficaz potencializar as máscaras (em cada etapa acima, deixamos exemplos);
TABELA (CRONOGRAMA)
– TABELA OFICIAL:
semana 1: hidratação – nutrição – reconstrução
semana 2: hidratação – hidratação – nutrição
semana 3: hidratação – hidratação – reconstrução
semana 4: hidratação – hidratação – nutrição
– CABELOS MUITO DANIFICADOS:
semana 1: hidratação – nutrição – reconstrução
semana 2: nutrição – hidratação – nutrição
semana 3: hidratação – nutrição – reconstrução
semana 4: hidratação – hidratação – nutrição
– CABELOS POUCO DANIFICADOS:
semana 1: hidratação – nutrição – hidratação
semana 2: hidratação – nutrição – reconstrução
semana 3: hidratação – nutrição – hidratação
semana 4: hidratação – nutrição – reconstrução
– CABELOS SAUDÁVEIS:
semana 1: hidratação – hidratação – nutrição
semana 2: hidratação – nutrição – hidratação
semana 3: hidratação – hidratação – nutrição
semana 4: hidratação – nutrição – reconstrução
Então é isso galera! Em breve, eu farei um post dos produtos que eu indico e que deu certo no meu cabelo. Espero que tenham gostado!
Um beijo,
Nanda (equipe Sobre Tudo com Elas)
E-mail para contato: blogsobretudocomelas@gmail.com