Para o nosso eterno amigo, Matthew Perry
Click here to read the article in english.
Independentemente da sua idade, você com certeza já ouviu falar sobre a sitcom Friends (1994-2004), uma das maiores séries já produzidas. Mas nossa homenagem não vai para ela, e sim para aquele que foi nosso melhor amigo por quase trinta anos: Matthew Perry.
Na noite do último sábado (28), fomos pegos de surpresa com uma das notícias mais tristes do ano. Matthew Perry, de 54 anos, foi encontrado sem vida na banheira de sua casa, e essa é a informação que temos até o momento.
Bastou um tweet da TMZ sobre a informação para que milhões de pessoas sentissem um aperto no peito com a notícia, como quando perdemos alguém muito querido, até porque Matthew era — muito — querido.
Carreira
Diferente do que muitos imaginam, Friends não foi o primeiro trabalho do ator. Sua estreia na televisão foi em 1979, com a série 240-Robert, seguido de vários trabalhos na TV, mas nenhum que desse a oportunidade que Matthew precisava para brilhar e fazer o seu nome.
Ele esteve presente no cinema ainda antes da participação na maior sitcom da história. Seu primeiro filme foi Uma Noite na Vida de Jimmy Reardon (1988).
Friends
No dia 22 de setembro de 1994 foi lançada a sitcom, o comfort program de milhares de pessoas que ficou conhecido como uma das melhores séries já produzidas.
Por dez anos, Matthew respondeu como Chandler Bing, o alívio cômico de Friends e, talvez, o personagem mais humano da série. Suas frases icônicas, seus momentos de crescimento pessoal e sua vida amorosa ficaram marcadas pra sempre na memória dos fãs, que também jamais esquecerão esse amigo fiel, sensato e carinhoso. O personagem era aquele amigo que não era bom em conselhos, mas sempre tinha um comentário sarcástico.
Chandler Bing ou Chanandler Bong, marido da Monica (Courteney Cox), amigo do Joey (Matt LeBlanc), Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer) e Phoebe (Lisa Kudrow) era também nosso melhor amigo.
Muito além de Friends
Após a finalização da série em 2004, os atores seguiram caminhos diferentes em Hollywood, e com Matthew não foi diferente.
O ator, escritor e comediante seguiu no cinema, agora como pai em 17 Outra Vez (2009), em que vimos um outro lado de Matthew, nesse que foi um de seus últimos papéis memoráveis. Além disso, Perry participou de um episódio da série Cougar Town (2009-2015) ao lado de Courteney, o primeiro encontro dos friends nas telas após o final da série.
Seu último trabalho foi em 2017, na minissérie The Kennedys: After Camelot. Mas essa não foi a última vez que vimos o ator.
The Reunion
Em 2021, enquanto ainda estávamos sofrendo com as consequências da pandemia da COVID-19, tivemos a volta daquele comfort pleasure que, pra ser bem sincera, estávamos precisando. Um especial de Friends foi lançado na HBO Max, e trouxe o elenco completo da série em seu primeiro e último reencontro gravado.
A gravação, feita no Stage 24, ou seja, no mesmo local onde a icônica série acontecia, trouxe reflexões sobre a vida do elenco e seus personagens, além de histórias nunca antes contadas e imagens inéditas.
Em Friends: The Reunion, Matthew falou sobre como era importante para ele fazer as pessoas rirem: “Parecia que eu ia morrer se eles não rissem. E isso não é saudável, com certeza. Mas, às vezes, dizia uma frase e ninguém ria. Então, suava e entrava em convulsões internas por não ter conseguido.”
Em uma de suas falas, Courteney Cox disse que o momento da reunião foi perfeito, já que não saberíamos como seriam os próximos 20 anos de aniversário da série. E realmente foi.
Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir
Em 2022, Matthew lançou Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir, um livro cheio de memórias e histórias de superação do ator.
Para quem estava mais antenado às notícias, principalmente na época de Friends, era conhecida a luta diária do ator, que nunca escondeu a sua dependência química e depressão, passando por cima de todos os tabus.
Sua doença não foi um drama nem um detalhe a ser maquiado, ela esteve ali o tempo todo em sua exata medida, sem sensacionalismo nem condescendência. Por diversas vezes Matthew apareceu diferente entre as temporadas de Friends, tanto pelo seu peso quanto pela sua aparência, que muitas vezes transitavam entre alguém saudável e algo como próximo da exaustão.
Entre recaídas e uma disposição cativante de relatar o problema, desde uma época em que pouco se falava sobre tudo, a contribuição dele ajudou e continua a ajudar a desmantelar preconceitos.
Matthew, com certeza, foi importante em diversas vertentes, nos fazendo rir, chorar e ter consciência de problemáticas banalizadas.
Dizer adeus a alguém é sempre muito difícil, e nunca estamos preparados pra isso. Então, em vez de dizer adeus, o Entretê dirá: I’ll be there for you, ’cause you’re there for me too.
Sentiremos saudades, Mathew! Siga o Entretetizei no Instagram, Twitter e Facebook para ficar por dentro de outras notícias.
*Crédito da foto de destaque:reprodução/ People Magazine